Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O dia que o menino do nariz grande virou gente! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 25 March 2016 14:36

Era uma vez um menino de nariz grande que queria ser gente... não, essa não é a estória do Pinochio, mas a de um adolescente que – na melhor das intenções – acabou “estragando a festa” para qual foi convidado.

 

No dia 1º de dezembro de 1991, aconteceu a inauguração de um kartódromo, na Fazenda Dois Lagos, no município de Tatuí, interior de São Paulo. Este fato se perderia na história não fosse a propriedade pertencente ao recém consagrado tricampeão de Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva.

 

O astro do automobilismo nacional cercado de uma grande produção publicitária, brincou com as crianças, concedeu entrevistas aos 120 jornalistas convidados e deu atenção para mais de mil pessoas que compareceram à sua fazenda. Além de grandes pilotos nacionais estavam presentes celebridades. A atriz Regina Duarte e sua filha Gabriela, o cantor Fagner, a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó , o humorista João Cavalcante, os “colunáveis” Chico Scarpa e José Victor Oliva, entre outros. Logicamente entre os pilotos convidados não estava Nelson Piquet.

 

No programa oficial, duas corridas marcaram o evento na inauguração do kartódromo, com seus  970 metros de pista, que teve a participação do amigo e rival dos tempos de kart, Mário Sérgio de Carvalho, e de pilotos como Maurício Gugelmin, Renato Russo, Alex Dias Ribeiro, Maneco Combacau, Duda Tatuí... e um tal de Tony Kanaan, adolescente e piloto de kart.

 

Teve treino e tudo e o precoce piloto mostrou serviço desde as primeiras voltas. Fazendo pose, o anfitrião falou que era uma festa para os amigos e tal, que não iria correr porque “não seria justo” (afinal, ele era “o cara”, o tricampeão do mundo) ele participar... mas quem conheceu o espírito competitivo do finado Ayrton sabia bem que era só “provocar a fera” que ele perdia a linha e que tratou de fazer isso foi Mario Sergio de Carvalho, desafiando-o a competir com ele, “como nos bons tempos”.

 

Logicamente que Ayrton Senna não resistiu a provocação (os dois não se falavam desde o Mundial de Kart de 1981, em Parma, na Itália, onde tiveram mais uma das inúmeras brigas fora das pistas) e decidiu participar da corrida, mas para “ser justo com os pobres mortais”, largaria em último.

 

A festa foi... uma festa! Teve hasteamento de bandeiras, hino nacional, show sertanejo... e um moleque intrometido!

 

Para surpresa de todos, quem marcou a pole foi justamente o novato Tony Kanaan. Só que ele teria uma surpresa: terminado o treino, Ayrton decidiu “inverter o grid”, para aumentar a disputa entre os participantes e assim deixar a corrida mais divertida para todos.

 

Dada a largada, Tony Kanaan sai passando os adversários que estavam à sua frente... seguido por Ayrton Senna. Na metade da corrida, Tony já era o líder, com o tricampeão do mundo em segundo... e aí a coisa ficou engraçada: por mais que tentasse, Senna não conseguia ultrapassar aquele “moleque abusado”, chegando até mesmo a perder o traçado na busca do líder e colocar as rodas na grama.

 

Depois de ficar "fazendo de gostoso", o anfitrião colocou o macacão e foi pra pista, mostrar que era o bom!

 

No final, Tony Kanaan venceu a prova e levou o troféu que tinha sido comprado para presentear o vencedor. Logicamente foi o próprio Ayrton Senna quem entregou o troféu... com um enorme sorriso amarelo no rosto. Afinal, ele não deveria ter dificuldades em superar os adversários... ele só não contava com a presença de um moleque atrevido para estragar a festa.

 

Tony Kanaan se diverte quando conta o episódio e o troféu tem um lugar especial na sua casa, ficando ao lado do conquistado pelo campeonato da Fórmula Indy em 2004 e do das 500 Milhas de Indianápolis, conquistado em 2013. Afinal, não é todo dia que se derrota um tricampeão do mundo de Fórmula 1.

 

O sorriso amarelo do anfitrião é algo que não tem preço...

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar