Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Sempre fazendo o mais difícil! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 24 December 2015 00:12

Caros amigos, este ano, mais uma vez, apresentamos para os maiores promotores de eventos de esporte a motor em autódromos do país, buscando harmonizar suas datas para evitar conflitos entre elas e assim conseguir que as mesmas pudessem ter uma maior cobertura de mídia e não conflitando datas e horários, pudesse levar mais público aos autódromos.

 

Ao longo do processo que passamos quando fizemos este projeto pela primeira vez, em 2014, aprendemos com os promotores, seus assessores de imprensa e seus profissionais de marketing o quanto havia de complexidade na elaboração de um calendário, onde o promotor tem que levar em conta os feriados, as datas festivas como dia das mães e dos pais, eleições, copa do mundo, olimpíadas, compromissos comerciais das empresas que detém os direitos de transmissão destas categorias e de outros eventos esportivos. É um verdadeiro quebra-cabeças!

 

Apesar de todas as dificuldades, conseguimos fazer uma proposta e encaminhamos a mesma para os promotores da Moto1000GP Brasil, da Porsche GT3 Cup Challenge e para os dois maiores eventos em termos de público: a Fórmula Truck e a VICAR, que no ano passado e neste ano que agora termina coincidiram datas com enorme frequência, chegando ao cúmulo de disputar o mesmo espaço para o mesmo final de semana.

 

Diferente do projeto de 2014, o projeto de 2015 foi feito com bastante antecedência e foi melhor apresentado, o que rendeu para nós um gentil e inédito retorno por parte do Diretor Comercial da Fórmula truck, Sr. Jefer Favoretto, e do Diretor Executivo da VICAR, Mauricio Slaviero, algo que me fez sentir muito honrado por eles terem, ao menos, lido a nossa proposta.

 

Quando da divulgação dos calendários provisórios das duas categorias, foi enorme a minha felicidade em ver que em apenas um final de semana havia coincidência de datas, na segunda etapa de ambas as categorias, no dia 10 de abril, com a Stock Car correndo no Velopark e a Fórmula Truck correndo em Curitiba. Tal coincidência só aconteceu porque, no dia 17 de abril haverá no AIC um evento de arrancada e não haveria tempo hábil para a Fórmula Truck Montar sua estrutura, além do tratamento que é feito na reta de placas de concreto para as disputas de arrancada. Contudo, diante de tudo o que vi nos anos anteriores, considerei aquilo uma vitória do bom senso e da racionalidade.

 

Estava preparando um email de agradecimento para os dois promotores pela forma como foram feitos os calendários quando recebi da Assessoria de Imprensa da VICAR, através do sempre prestativo Eduardo Antonialli um email com a divulgação do calendário definitivo da VICAR para 2016... com uma alteração de datas e locais em relação ao calendário provisório que foi uma ducha de água fria na minha alegria.

 

Devido a mudança da data do GP do México de Fórmula 1, do dia 6 de novembro para o dia 30 de outubro, a VICAR se viu forçada a mudar a data da 10ª etapa para o dia 6 de novembro, uma vez que a corrida da Fórmula 1 é a tarde e será transmitida pelo canal de TV por assinatura, uma vez que o canal de sinal aberto estará transmitindo um jogo de futebol do campeonato brasileiro.

 

Acredito que tal justificativa dada poderia ter sido melhor negociada, deixando os eventos em sequência e fazendo uma bela tarde de automobilismo. Contudo, como o público que assiste as corridas são uma parcela ínfima da população, as questões de ordem comercial falaram mais forte.

 

O problema da mudança, indesejada logicamente, não está nem tanto na “cronologia”, mas sim na “geografia”. A VICAR, em seu novo arranjo, marcou para Goiânia a etapa do dia 6 de novembro. No mesmo dia (desde que aconteça um milagre e as obras do Autódromo Internacional de Brasília sejam retomadas), estará acontecendo, a uma distância de míseros 200 Km, a 9ª Etapa do campeonato da Fórmula Truck!

 

Apesar das Assessorias de Imprensa divulgarem números maravilhosos sobre a presença de público de suas respectivas categorias, as fotos que tenho das arquibancadas que foram tiradas ao longo dos anos nos eventos em que enviamos integrantes do Site dos Nobres do Grid para fazer cobertura ‘in loco’ mostraram uma diminuição de mais de 30% na tomada das arquibancadas em Interlagos, Curitiba e Cascavel. As imagens não deixam dúvidas!

 

O caso de dois eventos acontecendo a uma distância tão curta quase aconteceu na temporada deste ano, não fosse um pedido dos chefes de equipe para contornar um longo período ocioso, haveria o mesmo absurdo no dia 4 de outubro, quando estavam programadas etapas da VICAR em Santa Cruz do Sul (que felizmente foi antecipada) e da Fórmula Truck em Guaporé, com as duas cidades gaúchas distando apenas 143 Km uma da outra.

 

Entendo perfeitamente o problema do Sr. Mauricio Slaviero em ter que se submeter aos desígnios da emissora de televisão que detém os direitos de transmissão, mas gostaria de sugerir, uma vez que temos tempo para isso, que diante do inevitável confronto de datas, poderia ser feita uma troca de local com Londrina, cujo a etapa está marcada para o dia 25 de setembro. Esta troca evitaria a proximidade geográfica e evitaria que, além da já nociva concorrência com as transmissões de televisão, não houvesse a concorrência física, uma vez que o público do Centro-Oeste, goianos e brasilienses, iria se deslocar para ver um evento numa cidade próxima. Esta divisão de atenções vai gerar perda dos dois lados e, olhando a questão comercial, nenhuma das categorias pode se dar ao luxo de perder receita em tempos difíceis como os que estamos vivendo.

 

Um abraço e até a próxima,

 

Fernando Paiva