Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Calendário 2016 da IndyCar está bem melhor! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 05 November 2015 16:46

Olá amigos, tudo bom por aí?

 

Espero que o feriado da segunda-feira, dedicado aos entes queridos que já nos deixaram, tenha sido de muito amor e lembranças boas. Deus tem sempre um plano para a gente, mas eu sei que nem sempre a gente consegue entender quando acontece e a dor da saudade é grande. O importante é saber que eles cumpriram suas missões e agora, num plano superior, seguem suas existências.

 

Estou escrevendo essa coluna já em Fort Lauderdale, recém-chegado do Japão. Quero dizer a vocês que a cada dia fiquei mais apaixonado ainda pelo país e sua cultura. Foi uma jornada de muito trabalho com os amigos da Hitachi, mas também de muita descoberta sobre o Japão e seu povo maravilhoso que eles proporcionaram para a Adriana e para mim.

 

Vou aproveitar o espaço de hoje para falar também do calendário de 2016 do Verizon IndyCar Series, que foi divulgado pela IndyCar. O número de corridas será o mesmo. Serão 16, sendo apenas uma rodada dupla, em Detroit, nos dias 4 e 5 de junho. Também sairemos dos Estados Unidos apenas uma vez, ocasião em que corremos em Toronto, no Canadá, no dia 17 de julho.

 

Estruturalmente, o campeonato tem modificações importantes. Em relação ao do ano passado, o calendário é cerca de um mês mais longo. Esse é um fator de extrema importância porque diminui o número de fins de semana consecutivos de atividades em pista. Quando isso ocorre, todos os envolvidos no campeonato ficam sobrecarregados, mas principalmente os mecânicos. São eles os primeiros a chegar e os últimos a sair e a carga de trabalho é brutal. Dessa forma atual, há mais espaço para a reposição de energia e planejamento.

 

Nas temporadas mais recentes, já aconteceu de a gente ter nove fins de semanas consecutivos. Para 2016, obviamente que isso vai acontecer porque o calendário continua sendo cumprido em curto espaço de tempo, mas em menor intensidade.

 

Na prática, isso significa dizer que a parte mais intensa do calendário será entre 14 de maio, dia do Grand Prix of Indianapolis, até 11 de junho, quando será disputada a etapa no Texas Motor Speedway. Serão cinco fins de semanas consecutivos, com um super bem-vindo respiro antes da volta da categoria a Road America, pista das mais legais que temos nos Estados Unidos.

 

Como vocês se lembram, a temporada do ano passado começou em St. Petersburg no dia 29 de março e teve seu encerramento em 30 de agosto, no misto de Sonoma. Para o próximo ano, as pistas de abertura e término serão as mesmas, mas com maior distância uma da outra. A corrida da Flórida será em 13 de março. Já a da Califórnia, só bem mais tarde, no dia 18 de setembro.

 

É isso aí, amigos. Na semana que vem vou dar um pulinho no Brasil, mas sobre isso eu falarei na próxima coluna. Enquanto isso, deixo para vocês o calendário do ano que vem.

 

Abração e vamos que vamos!

 

Helio Castroneves

 

Calendário 2016

Etapa 1 – 13 de Março: St. Petersburg, FLórida (Circuito de rua)

Etapa 2 – 2 de Abril: Phoenix International Raceway, Avondale, Arizona (Oval)

Etapa 3 – 17 de Abril: Long Beach, Califórnia (Circuito de rua)

Etapa 4 – 24 de Abril: Barber Motorsports Park, Birmingham, Alabama (Misto permanente)

Etapa 5 – 14 de Maio: Indianapolis Motor Speedway (Misto permanente)

Etapa 6 – 29 de Maio: Indianapolis 500, Indianapolis Motor Speedway (Oval)

Etapa 7 – 4 de Junho: Detroit, Michigan (Circuito de rua)

Etapa 8 – 5 de Junho: Detroit, Michigan (Circuito de rua)

Etapa 9 – 11 de Junho: Texas Motor Speedway, Fort Worth, Texas (Oval)

Etapa 10 – 26 de Junho: Road America, Elkhart Lake, Wisconsin (Misto permanente)

Etapa 11 – 10 de Julho: Iowa Speedway, Newton, Iowa (Oval)

Etapa 12 – 17 de Julho: Toronto, Ontario, Canadá (Circuito de rua)

Etapa 13 – 31 de Julho: Mid-Ohio Sports Car Course, Lexington, Ohio (Misto permanente)

Etapa 14 – 21 de Agosto: Pocono Raceway, Long Pond, Pennsylvania (Oval)

Etapa 15 – 4 de Setembro: Boston, Massachusetts (Circuito de rua)

Etapa 16 – 18 de Setembro: Sonoma Raceway, Sonoma, Califórnia (Misto permanente)​

 

Fale com Helio Castroneves...

Estou aqui ao inteiro dispor dos leitores do NOBRES DO GRID para responder as perguntas que desejarem. Basta enviar um e-mail para   This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

O website NOBRES DO GRID integra o grupo de veículos de comunicação, em língua portuguesa, que publica semanalmente a coluna do piloto de Fórmula Indy Helio Castroneves, sob licença da Castroneves Racing, Miami, USA. Todos os direitos reservados.

Contatos:    This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it