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Extremos de emoções neste domingo! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 18 October 2015 21:59

Olá leitores!

 

Em primeiro lugar, comecemos a coluna com uma pequena comemoração: quando comecei a escrever para o Nobres do Grid, jamais imaginaria que ficaria mais de 1 ano escrevendo, quanto mais chegar na coluna nº 100. E deixo o meu agradecimento a todos, principalmente aos leitores que prestigiam esse humilde colunista, que como todos tem seus dias de colunas boas e colunas menos boas, mas que sempre tenta fazer o melhor para vocês, que prestigiam as mal traçadas linhas desse vosso escriba.

 

Agora chega de rapapé e vamos ao que interessa, as corridas! E já no sábado tivemos título decidido, já que na primeira etapa da rodada dupla de encerramento do campeonato do DTM o menino Pascal Wehrlein (Mercedes) conquistou o título na véspera do 21º aniversário, se tornando o mais jovem campeão da história da categoria. Com os seus adversários na luta pelo troféu (muito bonito, por sinal, exibido antes da largada da corrida do domingo) Mortara e Ekström enfrentando problemas e não pontuando, bastou para ele chegar em 8º lugar para não ter mais chances de ser alcançado pelos rivais. Parabéns ao garotão! A vitória no sábado ficou com Timo Scheider (Audi), seguido por Jamie Green (Audi) e Maxime Martin (BMW). Farfus não terminou, se envolveu no acidente entre Molina e Paffett. No domingo a grande atração era a disputa pelo vice campeonato, que acabou nas mãos do vencedor da prova, Jamie Green, encabeçando um pódio totalmente Audi, com Mattias Ekström em 2º e Edoardo Mortara em 3º. Apesar dessa demonstração de força da Audi na última etapa, e do título ter ficado para um piloto Mercedes, o título de Construtores ficou nas mãos da BMW, e acho que assim todos ficaram felizes. Farfus mais uma vez não esteve bem, largando em 10º e terminando em 14º.

 

Na madrugada tivemos a etapa australiana da MotoGP, no belíssimo circuito de Phillip Island, e senhores, QUE CORRIDA!!! Simplesmente não deu para desgrudar da tela da TV, e às vezes até a respiração ficava prejudicada, com a intensa troca de posições entre os 4 primeiros colocados, que propiciaram um espetáculo magnífico. Sem dúvida, a melhor corrida do ano até agora, e acho muito pouco provável que até o final do ano tenha alguma outra corrida tão disputada. Lorenzo largou em 3º e teve a chance de fazer aquilo que é sua especialidade, assumir a liderança e se isolar nela, mas não foi bem assim que aconteceu. Iannone e Márquez não deram sossego para ele, e na penúltima curva o pequeno e jovem campeão ultrapassou definitivamente Lorenzo para chegar à sua 50ª vitória na carreira. Iannone, 3º, fez provavelmente a melhor corrida de sua vida, duelando de igual para igual com os pilotos da Yamaha e da Honda com sua Ducati, mesmo com a carenagem da moto danificada pelo atropelamento de uma gaivota ainda na primeira volta da corrida, fantástico. E, para quem largou em 7º, o 4º lugar do Valentino Rossi não deve ser considerado completamente negativo. Poderia ser melhor, claro, mas poderia ter sido pior, com a vitória do Lorenzo, então ele não pode reclamar muito da vida.

 

Como nota triste do final de semana, fica a morte do piloto João Carlos Sobreira, o “Joãozinho Treze”, aos 32 anos, durante a etapa de Goiânia do Brasileiro de Superbike, ficam os sentimentos para amigos e familiares. Os fiscais chegaram rápido ao local do acidente, mas a ambulância chegou após 1 minuto e a direção de prova poderia ter interrompido a corrida um pouco antes do que o fez. Enfim, chegou a ser levado para o hospital mas veio a falecer.

 

Voltando para as 4 rodas, tivemos etapa da Stock Car em Curitiba, novamente a história de que o autódromo pode ser vendido para a construção de condomínio no lugar (um terreno grande a poucos minutos do centro de Curitiba realmente é atrativo para a especulação imobiliária), e muito provavelmente perderemos mais uma ótima praça para a prática do automobilismo. Brasil, a pátria destruidora de autódromos. Rio de Janeiro, Brasília em ruínas, e agora Curitiba. Muito, muito difícil ter orgulho de ser brasileiro. E viva os argentinos, que conservam suas pistas e ainda constroem novas, como a belíssima pista que recebe o WTCC em Termas de Rio Hondo. Enfim, vamos adiante. A primeira corrida viu a 1ª vitória do Luis Foresti (AMG-Chevrolet) na categoria, em seu segundo ano na Stock. Acelerou bem, acertou na estratégia de boxe, e fez por merecer o topo do pódio. O acompanharam na comemoração o Allam Khodair (Full Time-Chevrolet) em 2º e Ricardo Maurício (RC-Chevrolet) em 3º. Os dois primeiros colocados no campeonato tiveram problemas: Marcos Gomes abandonou e Cacá Bueno foi apenas o 13º. Já na segunda corrida a vitória ficou com o ótimo Max Wilson (RC-Chevrolet), com o companheiro Ricardo Maurício em 2º e o Thiago Camilo (RCM-Chevrolet) em 3º. Dessa vez a sorte sorriu para Marcos Gomes (Voxx-Peugeot), que chegou em 4º lugar e ampliou sua vantagem sobre Cacá Bueno, que abandonou na 4ª volta. São boas as chances do Marcos Gomes levantar seu primeiro título na categoria, o que faria o paizão coruja Paulão inchar de orgulho. Uma coisa que se repete em Curitiba toda vez é a confusão na largada. Acho que se a categoria opta por fazer largada lançada, tem que ser rigorosa com o posicionamento de largada assim como os inventores desse negócio, os norte-americanos, o são. Não dá para ficar vigiando as 2 primeiras filas e da 3ª para trás virar festa da batatinha ao vinagrete. Parece que vão aguardar acontecer algum grande acidente na largada para adotarem procedimento mais rigoroso.

 

Encerramos a crônica desportiva (essa fui buscar no fundo do baú...) com a NASCAR, Chase comendo solto nas pistas, e mais uma vitória do Joey Logano se aproveitando de comportamentos tolerados pela categoria que, em qualquer outra categoria, renderiam no mínimo um drive-through. Enfim, não gosto do Logano, não gosto dos métodos dele, e se eu fosse piloto da categoria já o teria jogado no muro de propósito no mínimo uma vez. Esse negócio de tocar na traseira do adversário para ele rodar nas voltas finais já teria rendido alguma treta. Dessa vez a vítima foi o Matt Kenseth, que ficou em situação difícil no Chase por conta do toque do Logano. Talladega vem aí, e se eu fosse o Logano ficaria pianinho... eu pelo menos daria o troco lá, provocando um Big One só para o moleque aprender a ficar esperto. Atrás de Logano vieram Denny Hamlin em 2º, Jimmie Johnson em 3º, Kasey Kahne em 4º e, fechando o Top 5, Kyle Busch, que teve um bom resultado mesmo com problemas no motor.

 

Semana que vem deve ser decidido o título da F-1 com a etapa do Texas, um belo circuito para definir a temporada. Como por conta do fuso horário a corrida acontecerá no horário do futebol, evidentemente quem quiser acompanhar ao vivo deverá partir para o canal por assinatura.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini