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Written by Administrator   
Sunday, 27 September 2015 17:07

O filho do tricampeão da F1, Nelson Piquet, mais uma vez foi dominante na etapa de Campo Grande-MS, assim como durante todo o campeonato de 2014. Confirmando seu talento e o ótimo trabalho da equipe Cesário F3, Pedro alcançou a décima vitória na atual temporada, conquistando o título com duas etapas de antecedência (quatro corridas). Aliás, nas duas provas nas quais não venceu, problemas mecânicos ocorreram.

 

Além de marcar a pole position em todas as etapas até aqui. Com a temporada por encerrar, Pedro Piquet poderá superar a marca de 11 vitórias do ano anterior, porém seu foco passará a ser o automobilismo europeu. Tal mudança chegou a ser assunto das mídias ao final de 2014, porém Nelson preferiu ver seu filho aprendendo mais nas pistas brasileiras, antes de encarar o desafio de desbravar os circuitos do Velho Continente, trilhando assim o seu caminho para a Formula 1.

 


Comemoração de Pedro e Nelson Piquet, junto com a equipe Cesario F3. Foto: Glauco Guerin/P1 Filmes

 

Aos fãs do automobilismo, fiquem de olho pois um novo ídolo está em formação. Pedro traz consigo o talento nato do sobrenome Piquet, mas também como fruto de dedicação e grande habilidade demonstrada nas pistas, sob diferentes condições. Fora do cockpit do carro #1, Nelson Piquet acompanha de perto os passos de seu filho, orientando e aconselhando o jovem piloto. E sem perder o seu jeito conhecido há décadas pelos fãs do esporte! Ah, claro, quanto ao acidente de Pedro Piquet na Porsche GT3 Cup, o garoto deu um grande susto em todos, mas já demonstra recuperação e poderá estar ao volante do #1 na sétima etapa da F3 Brasil 2015, 18 de Outubro em Curitiba.

 


Típica largada da Pro Mazda ... Victor Franzoni abandonando com o carro avariado. Foto: Divulgação

 

Subindo as Américas, os jovens no caminho da Indy (Road to Indy) chegaram ao desfecho da temporada 2015, na Pro Mazda. E há poucas semanas após a estreia do documentário sobre o raçudo Gonzalo Rodriguez, uruguaio talentoso e com grande potencial fatalmente encerrado em Laguna Seca, outro conterrâneo levantou o troféu na mesma pista onde Gonchi acelerou pela última vez. Santiago Urrutia provou sua consistência durante todo o ano e será um dos nomes a serem observados no curto prazo para ocupar um dos carros da Indy. Mas, nem tudo são flores na categoria de base, pois todas as largadas são carregadas de atenção redobrada, pois o caos geralmente acontece. E na primeira prova nada de anormal. Mais um engavetamento e o nosso único representante, Victor Franzoni (M1 Racing) por lá não teve a mesma sorte de alguns, e acertou em cheio o carro de O’Ward. Para a prova seguinte, o #21 de Victor não teve tempo hábil para ser reparado e não pode largar. Anticlímax no final da temporada para o brasileiro. Uma lição interessante para os fãs do automobilismo: Na etapa final, mais de 8.000 pessoas acompanharam as provas através do stream oficial, número infinitamente superior as outras transmissões da USF2000. Torcida uruguaia de parabéns!

 


Guiliano Raucci em ação, na Formula 4 Italiana. Foto: Divulgação

 

Atravessando o Oceano, desembarcamos na F4 Italiana na qual competem dois brasileiros bons de roda: João Vieira (Antonelli Motorsport) e Giuliano Raucci (Prema Power team). Na quinta etapa com rodadas triplas, em Adria, ambos pilotos abandonaram na primeira prova, porém se recuperando na segunda e completando esta em 8° e 10°, respectivamente. Na terceira, enquanto Vieira batalhou em pelotão nervoso e cruzou em 12°, Raucci fez ótima corrida e recebeu a quadriculada em 5°, sendo promovido para 4° após punição imposta ao alemão Beckmann. Na sexta etapa, a categoria visitou a tradicional Ímola e Vieira apenas completou uma volta no circuito outrora chamado de casa do GP de San Marino de Formula 1. Raucci teve mais sorte desta vez, e terminou em 9°. Na segunda prova, novamente os dois brasileiros não tiveram boa sorte... no desfecho da etapa, Raucci repetiu o nono lugar, enquanto João Vieira não pode sequer participar. Os infortúnios tiraram a chance de Vieira disputar ao menos a terceira colocação do campeonato, deixando o brasileiro em 6° no momento. Por outro lado, Giuliano Raucci tem garimpado pontos importantes em atuações consistentes para o seu primeiro ano no automobilismo, se posicionando em 9° após a sexta etapa. A Sétima e última da temporada será realizada no quintal de Valentino Rossi, em Misano.

 

Agora atravessando toda a Eurásia, chegamos na terra do sushi. Por lá, João Paulo Oliveira segue provando que o Japão continua sendo um ótimo lugar para prosseguir no automobilismo. Principalmente se for brasileiro. Líder na Super GT, pilotando um Nissan GT-R do Team Impul, o brazuca subiu ao pódio em 3 das 5 etapas junto de seu companheiro no #12, Hironobo Yasuda. A dupla mantém 7 pontos vantagem para os segundos colocados. Tricampeão nos Formula japoneses, JP segue na luta por mais um título na Super Formula, certame com quatro etapas restantes e liderado por Hiroaki Ishiura, 7 pontos na frente do brasileiro. Entre seus rivais, estão nomes conhecidos como o terceiro colocado Kazuki Nakajima, Kamui Kobayashi em sexto e o indiano Narain Karthikeyan em nono. Quem sabe JP Oliveira não conquista os dois campeonatos e traz esta alegria para nossa pátria?

 


#12 de JP Oliveira, Nissan GT-R do Team Impul. Foto: Divulgação

 

Por último, uma nota para matérias do final de ano: Na próxima temporada teremos as estreias da F4 USA e da Formula Inter no Brasil, esta comandada pelo ex-piloto Roberto Pupo Moreno. Em ambas, o ideal da formação de atletas e campeonato de baixo custo, com carros, equipamentos, logística e etc. centralizados com as respectivas organizadoras.

 

Saudações, agora em São Paulo,

 

Fabiano Esteves