Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Uma viagem no tempo em Poços de Caldas com meu Simca Chambord 88. PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 06 September 2015 21:38

Ao receber o convite para estar presente no 1º Encontro Nacional Simca do Brasil, fiquei  curioso,  pois não sabia como e onde iriam conseguir os carros  cada vez mais difíceis de encontrar, porém o que vi ao chegar em Poços de Caldas, excedeu a expectativa.

 

São carros raros, quase não os vemos mais, porém lá estavam reunidos nada mais que: 2  Presidence, 3 Jangadas e um Regente  com motor Emi Sul além de vários Chambord... todos impecáveis.

 

Tive o prazer e a emoção de ver a réplica do meu Rally 88 feito pelo colecionador Aldo D’Abronzo, carro que me deu varias vitórias, ele estava adesivado com o nome dos meus patrocinadores e o nome da nossa famosa “Equipe 1.600 Km“.

 

Com essa equipe pude participar de inúmeras corridas, quase todas de longa duração que eram minhas preferidas, tendo sempre ao meu lado o grande amigo e o grande preparador Claude Benard, o “Francês”, cuja oficina ficava na Barra Funda, em São Paulo. Era um especialista em Simcas.

 

 

Também pude reencontrar a figura lendária do Carlos Miranda, o famoso “Vigilante Rodoviário” que lá estava com o seu Simca amarelo e preto, com todas as insígnias da Policia Rodoviária e que com o seu cachorro pastor alemão (Lobo) fez vários filmes, programas de TV e seriados. Ele está em plena forma com seus 83 anos!

 

 

O Simca foi um carro de série que, com poucas modificações era competitivo. Depois de um bom preparo, conseguíamos bons resultados, era resistente e rápido, sobretudo em Interlagos devido as grandes retas.

 

A “Operação Robustez”.

 

Tive também  a honra e o orgulho de participar como piloto da Simca (recém contratado) da “Operação  Robustez“, realizada na BR-7, no trecho entre Paracatú e Brasília, com 224 Km  cada trajeto. Ou seja, 448 Km ida e volta. Rodamos 44 dias e 44 noites sem parar, em condições difíceis, com enormes oscilações de temperatura. Calor intenso durante o dia e frio durante a noite as vezes sob fortes temporais, onde a chuva transformava a estrada em verdadeiros lagos, neblinas, nuvens de insetos que nos obrigavam a parar para limpar o parabrisas, altitude de até 1.250 mts e sempre em alta velocidade. Cada piloto guiava 3 horas com descanso de 20 horas. Tínhamos turnos de 6 e 12 pilotos se intercalando.

 

 

O resultado da operação foi excelente. Poder-se-ia ter mantido o carro rodando, foi interrompido por um acidente sem gravidade durante forte chuva, mas naquele momento o carro tinha rodado 120.048 Km, obtendo a media de 113,1 Km/h  e  o teste foi encerrado oficialmente. O que tinha que ser mostrado, fora feito.

 

O Simca Tufão foi reconhecido pelo ACB como o carro nacional mais resistente e superou todas as expectativas no teste.

 

 

Posso dizer que em quase todas as corridas que participei o índice de quebras do Simca era muito baixo em relação as outros carros nacionais da época  e só me lembro de ter tido 1 problema sério (quebra de virabrequim) numa prova na Barra da Tijuca...  onde eu estava bem colocado.

 

A III 24 Horas de Interlagos de 1966.

 

De todas as corridas longas que participei com o Simca considero que a melhor foi a III 24 Horas de Interlagos de 1966, onde largaram aproximadamente 30 carros.

 

Andamos sempre entre os primeiros e durante a noite e toda a madrugada, sob fortíssima neblina, e ao amanhecer para nossa surpresa estávamos em 3º lugar. muitos tinham quebrado, chegaram no final apenas 15 carros.

 

 

Nos últimos abastecimentos e troca de pneus perdemos muito tempo e fui ultrapassado pelo Renault R8 da Equipe Willys não conseguimos mais recuperar, ficamos com o  4º lugar na classificação geral com 295 voltas, apenas a 7 voltas das 2 Alfas.

 

Nos últimos abastecimentos e troca de pneus perdemos muito tempo e fui ultrapassado pelo Renault R8 da Equipe Willys não conseguimos mais recuperar, ficamos com o  4º lugar na classificação geral com 295 voltas, apenas a 7 voltas das 2 Alfas.

 

Porém, o meu Simca foi o primeiro carro nacional a chegar, o 1º na categoria acima de 2.500cc e o 1º piloto independente colocado. No total 4 troféus naquela noite da “Entrega de Prêmios” como se fazia na época.

 

 

Meu parceiro nessa prova foi o Expedito Marazzi, piloto que andava forte, mas cuidadoso e regular. O carro foi poupado à noite e nos seus turnos, no final, pude andar muito rápido como os outros finalistas. O carro estava impecável, nossa estratégia foi perfeita.

 

Os carros vencedores foram as 2 Alfas Giulias TI. Carros importados da Equipe Jolly, com Piero Gancia e Emilio Zambello, e com Ubaldo Cesar Loli e Marivaldo Fernandes (302 voltas). O terceiro lugar ficou com a dupla Carol Figueiredo/Chico Lameirão, com o R8 da Equipe Willys, também importado (301 voltas).

 

 

Deixo aqui novamente meus agradecimentos ao Clube Simca do Brasil, aos organizadores do I Encontro, pelo convite que muito me sensibilizou, foram revividas emoções de 50 anos que tive com o meu Simca 88 inesquecíveis até hoje.

 

Parabéns a, vocês proprietários de Simca, são heróis do presente com esse Super Automóvel do passado, o Inesquecível Simca Chambord!

 

Valeu gente.

 

Walter Hahn Junior

 

 

Last Updated ( Sunday, 06 September 2015 21:56 )