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#somostodosvigaristas? PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 10 August 2015 18:36

Como vivemos “no país do futebol”, não consegui deixar de usar aquela cena do Daniel Alves comendo a banana que jogaram no gramado em um jogo do Barcelona e toda a reação que se seguiu com essa coisa de internet, a tal ‘hastag’ #somostodosmacacos, em alusão à ofensa clara ao jogador por não ser europeu e branco.

 

Mas o meu personagem deste mês não vai ser um jogador de futebol, mas um desenho animado que marcou e divertiu a infância de muitos de nós, apaixonados por corrida: Richard Milhous Dastardly!

 

Não reconheceram o nome, né? É que aqui no Brasil o personagem dos geniais William Hanna e Joseph Barbera era conhecido como ‘Dick Vigarista’, o impagável vilão da série “Corrida Maluca” para o qual todos torcíamos contra (com exceções, claro) e depois da “Esquadrilha Abutre”.

 

As ardilosas atitudes e tentativas de impedir o sucesso dos seus adversários em corridas de estrada, que nunca davam certo acabaram associando a sua imagem de Michael Schumacher, apesar do alemão ter se dado bem em suas vigarices no GP de Macau de 1990, onde provocou o acidente que tirou o título de Mika Hakkinen e depois o que viria a ser o título de Damon Hill em 1994, após o então líder da prova sair da pista, danificar o carro e ver o adversário ultrapassando-o, não hesitou em jogar a Benetton em cima da Williams.

 

No meio do automobilismo, não só no Brasil, Michael Schumacher teve sua imagem associada à Dick Vigarista.

 

Será que o personagem dos quadrinhos era mesmo alemão e “inspiração” para os automobilistas alemães? Depois do que vimos na última etapa do Campeonato Alemão de Turismo, o personagem saiu da pista e foi para os boxes da equipe Audi e “encarnou” no chefão da equipe, Dr. Wolfgang Ullrich.

 

Logicamente que pelo canal que a transmite aqui no Brasil não conseguimos traduzir o teor da transmissão de rádio vinda do Box da Audi (eu não falo alemão) no momento em que a disputa pela sexta posição entre dois carros da Mercedes – de Pascal Wehrlein e Robert Wickens – e o Audi de Timo Scheider.

 

Em seguida, numa “jogada de mesa de bilhar”, Timo Scheider deu um “totó” na Mercedes de Robert Wickens, que bateu na de Pascal Wehrlein. As duas Mercedes foram parar na caixa de brita e Timo Scheider continuou na pista, ficando então com a sexta posição.

 

Depois do que aconteceu na última etapa do DTM, um outro alemão teve sua imagem associada ao personagem.

 

O problema é que a mensagem (teria sido uma ordem?) que o narrador e o comentarista tupiniquins também não entenderam foi na transmissão que vai para o mundo todo, para a Alemanha e para os próprios boxes caso o áudio esteja aberto... e as cosequências das palavras do Dr. Wolfgang Ullrich foram um desastre! Em alemão, a frase ‘schieb ihn raus’, que significa ‘empurre-o para fora’!

 

A vitória na corrida ficou com Mattias Ekström, da Audi, que acabou assumindo a liderança do campeonato, com 111 pontos, seguido por Edoardo Mortara, que subiu para a vice-liderança, agora com 98. Quem ficou no prejuízo total foi Pascal Wehrlein, que ficou sem pontuar, continuando com 94 pontos e caindo para terceiro no campeonato.

 

Logicamente, por conta da batida, Timo Scheider foi desclassificado pela direção de prova por conduta antidesportiva, mas isso não compensou o prejuízo da Mercedes no campeonato por equipes (A Audi ficou com 399 pontos, contra 338 da Mercedes. A BMW vem mais atrás, com 248, depois da etapa na Áustria) e menos ainda o de Pascal Wehrlein na disputa pelo campeonato de pilotos.

 

‘schieb ihn raus’! Todo mundo que estava assistindo a corrida ouviu a frase via rádio dizendo: "empurre-o pra fora"!

 

 

O furdunço nos boxes e no paddock do Redbull Ring não foi pequeno e continua tendo desdobramentos. O embaraçoso pedido de desculpas do Dr. Ullrich, dizendo Sentir muito por ter gritado ‘Timo, empurre-o para fora’, teria sido um rompante emocional. O chefão afirmou que não fala com os pilotos pelo rádio durante a corrida e não sabia que o rádio estava aberto (tolinho... só ele não sabia) e que aquilo não teria sido uma instrução para Timo, de forma alguma, e que o que falei não reflete minha ideia sobre automobilismo (Raios... Raios Duplos! Raios Triplos!?!?).

 

O maior prejudicado com o acidente estava furioso. Falou tudo o que podia, o que queria e talvez até o que não devia (vai que um dia ele perde o emprego na Mercedes... só vai sobrar a BMW como opção). Pouco antes do acidente, numa manobra sensacional, Pascal Wehrlein, que vinha em 8º e aproximou-se da disputa entre Timo Scheider e Robert Wickens e ultrapassou os dois de forma limpa e espetacular, assumindo a 6ª posição.

 

Quem viu a corrida percebeu que Robert Wickens estava pilotando de uma forma extremamente defensiva, como se segurando Timo Scheider para que Pascal Wehrlein o alcançassem... o que acabou acontecendo. Foi um jogo de equipe feito pela Mercedes, mas até então, nada de ilegal.

 

Na coletiva de imprensa, Dr. Wolfgang Ullrich negou ter falado aquilo, dado a ordem. Depois, em nota, reconheceu.

 

O mais espantoso foi que na coletiva de imprensa, a primeira reação do Dr. Wolfgang Ullrich foi negar ter sido ele a falar aquilo por ele não falar com os pilotos durante a corrida. Contudo, na nota oficial o chefão da equipe admitiu que falou aquilo que todos no mundo inteiro que assistiam a corrida ouviram... entendendo ou não.

 

Quem negou ter ouvido qualquer comunicação pelo rádio foi Timo Scheider. Com a cara mais lavada (ou seria deslavada?) do mundo ele declarou que não ouviu nenhuma mensagem pelo rádio... algo que não tem como ser provado.

 

Mas este não é o fim da história. Todo o processo, desde as imagens e o áudio, assim como as laudas com as decisões dos comissários que analisaram o incidente foram encaminhados para a Associação Alemã de Esporte a Motor – DMSB – (a CBA deles) para posterior investigação.

 

Logicamente os jornalistas cercaram Timo Scheider para ouvir a sua versão... e o piloto disse que não ouviu nada no rádio...

 

O tribunal de recurso deverá ter a palavra final sobre esta matéria antes da próxima corrida DTM, no Moscou Raceway, no final de agosto. A data para o julgamento, no entanto, ainda não foi definida, deixando muito espaço para toda especulação possível sobre o que vai acontecer a seguir.

 

Há muitos resultados possíveis para “uma eventual instrução antidesportiva via rádio”, para se apoiar, contestar ou até alterar o que os comissários consideraram. Por exemplo, as autoridades poderiam abandonar todas as medidas neste caso. Não haveria um julgamento (depois de ver o Bom Velhinho “comprar” o tribunal alemão e escapar do Xilindró em não duvido de nada lá praqueles lados). Contudo, como é um assunto entre alemães, e considerando a magnitude do incidente – e da imagem negativa que uma decisão errada possa provocar – acho isso pouco provável. Alguém vai “entrar de Judas” nessa dança.

 

O mesmo vale para um veredicto de culpado. Uma multa substancial Parece natural. Mas não poderia ser pior, pois - em teoria - o Tribunal de Justiça poderia chegar ao extremo de suspender o piloto, ou até a equipe de uma ou mais provas do campeonato.

 

Pascal Wehrlein, que também é piloto de testes da Mercedes na F1 não aliviou críticas à atitude do piloto da Audi.

 

O magrelão cabeça de ovo, conscientemente ou não, voluntariamente ou não, propositadamente ou não, meteu-se numa grande confusão! Ele não tem uma “licença de piloto” para ser cassada ou suspensa, mas pode ser proibido de entrar nos autódromos pela corte alemã.

 

Como diz aquele ditado, em que no amor e na guerra vale tudo, a Mercedes está fazendo o seu papel, colocando toda a lenha e gasolina possível na fogueira para “torrar a Audi”. Como disse Norbert Haug, o rechonchudo chefão da equipe no DTM, “quem entra numa guerra tem que estar preparado para as consequências e a Audi deu o primeiro tiro”. Quem conhece o gorducho, sabe que ele não é nenhum santo. Será que na Alemanha da velocidade tem uma hastag #somostodosvigaristas?

 

Em todo caso, murmúrios parecem ecoar das entranhas de Ingolstadt: Raios... Raios Duplos! Raios Triplos!

 

Abraços,

 

Maurício Paiva


Last Updated ( Monday, 10 August 2015 23:26 )