Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Tem brasileiros nos pódios! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 25 May 2015 20:18

Final de Maio, e dois dos principais eventos do automobilismo mundial dividiram data. Enquanto os fãs da Formula 1 estavam com olhares atentos no GP de Monaco e a pouca animação, como de costume nos últimos anos, nos Estados Unidos começavam os preparativos para a grande festa da Indy 500. Só neste quesito a categoria deste lado do Atlântico já ganha dando voltas na do Tio Bernie, quanto mais na emoção. Como todos devem saber dos resultados das mesmas, vou me ater aos brasileiros que tanto batalham e pouco tem visibilidade na Terra Brasilis.

 

Na Europa, no mesmo principado monegasco, a Formula Renault 3.5 espremeu seus bólidos pelas estreitas ruas e curvas do circuito de Monte Carlo, levando consigo os brasileiros Bruno Bonifácio e Pietro Fantin, ambos da Draco International. Diferente do que ocorre nas demais etapas da temporada, esta contou com apenas uma corrida e não duas. Bruno fez ótima largada, pulando de 13° para 6°. Mas parece que o fantasma do holandês voador pairou sobre Monaco e fez com que Meindert van Buuren errasse a tomada, atropelando a roda traseira direita do brasileiro e levando ambos para a barreira de proteção (link do vídeo: https://www.facebook.com/video.php?v=10154207043238504). E no mesmo ponto no qual Verstappen acertou Grosjean, na F1 horas mais tarde. Bandeira vermelha, tempo rolando, e corrida “reduzida” de 35 para 23 minutos restantes. Enquanto isso, Fantin realizou ótima prova, saindo do 10° posto para cruzar a bandeirada em 5°.

 

#19 Pietro Fantin (Draco International) acelerando nas ruas do principado de Monaco.

 

“Considerando o imprevisto na classificação e nossa posição de largada, estou satisfeito com o 5º lugar. Aqui em Mônaco, esse resultado é muito positivo, por ser bem difícil de ultrapassar. Eu fiz uma boa largada e consegui evitar os acidentes na primeira curva, e tínhamos um bom ritmo, mesmo com o carro saindo um pouco de frente, então, na medida do possível, fizemos o melhor que dava. Agora vamos pensar na próxima etapa, para buscar mais pontos em Spa-Francorchamps e se aproximar do pódio.” Fantin atualmente é o 7° na classificação da Renault 3.5, e Bonifácio ocupa a 17ª, após incidentes nas duas primeiras etapas.

 

Subindo a Europa e chegando nas ilhas britânicas, a Formula 4 da terra da Rainha (MSA) disputou a terceira etapa de sua temporada inaugural em Thruxton. Destaque para a atuação de Matheus Leist (Double R), conquistando 2º, 5º e 4º lugar respectivamente nas rodadas 7,8 e 9. Com os resultados, Matheus ocupa a quarta posição na classificação do campeonato. Boa atuação também de Rafael Martins, na modesta SWB Motorsport, cruzando a linha de chegada 6°, 3° e 7°, demonstrando potencial igual ao de Leist, apesar do equipamento aquém de sua equipe. Com este bom final de semana, Rafael agora está apenas 1 ponto do top10.

 

#46 Rafael Martins (SWB Motorsport) entre os primeiros, nas rodadas de Thruxton

 

"Foi um final de semana muito legal, eu nunca tinha treinado nessa pista e fui direto para a tomada de tempos. Todos meus adversários já conheciam Thruxton, mas mesmo assim consegui um ótimo terceiro lugar na tomada de tempos, o que surpreendeu a todos, inclusive a mim mesmo", admite o piloto de Novo Hamburgo (RS). "O carro estava muito bom e eu consegui a adaptação em apenas 20 minutos, o tempo que durou a tomada. A expectativa é lutar pelo título e agora consegui diminuir minha desvantagem de 40 pontos para 25. Isso me anima ainda mais para as próximas etapas", garante Leist.

 

Ainda no país Bretão, Silverstone recebeu o Blancpain GT Endurance Series, no qual a equipe brasileira e seus BMW seguem um novo desbravar ao comando de Antonio Hermann e Washington Bezerra. E como suporte teve a Auto GP, herdeira da Formula 3000 Européia, mas com nova cara e finalidade. E por lá, Antonio Pizzonia (Zele Racing) venceu a primeira rodada da etapa, e subiu ao pódio em terceiro na rodada seguinte. Com os resultados, o Jungle Boy é o líder do campeonato, com duas vitórias em quatro provas realizadas até aqui.

 

                            Leandro Guedes no alto do pódio da segunda corrida da Fórmula 4 Sulamericana.

 

No circuito uruguaio de El Pinar, a Formula 4 Sulamericana iniciou sua temporada 2015. Destaque para a vitória de Leandro Guedes na corrida 2 e Pedro Cardoso completando as duas provas do final de semana na segunda colocação. "Estou muito feliz com tudo. Na largada Diego Muraglia me superou, mas ele teve problemas e eu pude recuperar a ponta. Depois guiei com concentração e segurança. Não estava nervoso, mas não queria errar. Por isso tratei de não perder a cabeça e consegui o primeiro lugar”, explicou Guedes. E comemorando bastante, disse: “Foi uma vitória muito linda. Sem dúvidas que me beneficiou a disputa entre Cardoso e Capitao, mas confesso que não via a hora da corrida acabar. Agora volto para o Rio contente com a vitória. A próxima etapa será em meu país e espero repetir a vitória.

 

Pedro Cardoso, no entanto, disse: “Foi um fim de semana positivo. Tive dois segundos lugares e estou na vice-liderança do campeonato. Lamento que durante a corrida de hoje tive problemas com o carro na reta, por isso tive que me defender como pude. Foi uma boa primeira experiência”. Na segunda temporada da versão da América do Sul da F4, a liderança é do argentino Agustin Lima Capitao, seguido pelos brasileiros Leandro e Pedro.

 

#12 Bruno Chapinotti em ação e na liderança da Gold Cup, no Canadian Tire Motorsport Park

 

Em terras canadenses, o mineiro Bruno Chapinotti estreiou com vitória na segunda rodada da primeira etapa do Porsche GT3 Cup Canada, na classe Gold Cup, no circuito de Clarignton, mis conhecido como Canadian Tire Motorsport Park. Apesar do acidente durante os treinos livres de sexta-feira, motivo pelo qual não pode largar na corrida 1, Bruno demonstrou rápida adaptação ao 911 e partiu para o ataque sobre Orey Fidani nos minutos finais para conquistar seu primeiro triunfo logo em sua primeira prova. “Nós trabalhamos tão duro no fim de semana, por isso estamos felizes de fazer isso. Nós não temos muito tempo de pista, e eu lutei um pouco com o carro. Eu tinha muita aderência, então me senti um pouco lento, mas eu só conseguiu empurrar Fidani e passá-lo e nós apenas focados em trazer o carro para casa. Graças a todos os meus patrocinadores e equipe e todo o seu apoio incrível. Minha família tem sido grande este fim de semana, e IMSA tem sido grande. As pessoas são tão profissional, e é simplesmente ótimo estar aqui ".

 

Piloto com carreira promissora, Bruno teve de se ausentar das pistas após o falecimento de seu pai, mas ano passado retornou as corridas na Toyo Tires F1600 e já iniciou com pé quente na Porsche GT3, certame que faz parte da Tudor United SportsCar. A próxima etapa será em Toronto, 14 de Junho, junto a Honda Indy Toronto.

 

Saudações, agora em São Paulo.

 

Fabiano Esteves.