Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Paella fria é ruim de engolir! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 10 May 2015 21:34

Olá leitores!

 

Sempre é difícil escrever sobre a corrida de Barcelona... como escrever a respeito de uma corrida TÃO chata? É fácil escrever sobre uma corrida agradável, com uma pista legal, com boas disputas de posição... o circuito localizado em Montmeló não é nada disso. É uma pista que na época em que o regulamento permitia grandes diferenças de motorização e a aerodinâmica não era tão fundamental como hoje ainda conseguia gerar algum interesse. Hoje em dia, mesmo levando em conta as pistas do Oriente Médio e da Ásia fora do Japão, produz a corrida mais chata da temporada. Talvez porquê se espere de uma corrida europeia um pouco mais de emoção do que uma pista feita em um país que não tem a menor tradição em esporte a motor. A própria Espanha possui pistas melhores: com o atual regulamento, Jerez de la Frontera seria uma pista melhor do que era na época de Senna, Mansell e Prost. Com o atual regulamento, o barulho dos carros diminuiu razoavelmente, e poderia ser usada a velha Jarama, ameaçada que está pela especulação imobiliária. Existe uma pista nova, feita pelo queridinho da FIA e detestadinho desse vosso colunista Hermann Tilke em Aragón que poderia perfeitamente ser usada, está de acordo com as regras de segurança da Federação Internacional de Motociclismo, que são mais rígidas que as da FIA por questões óbvias... até concordo com a existência da corrida na Espanha, desde que em outro autódromo. Opções existem.

 

Mas vamos ao que interessa, corrida! E na pista a vitória ficou com Nico Rosberg, mostrando que não desaprendeu a pilotar de um ano para outro. Ao menos nessa corrida, aquele Rosberg apático das primeiras etapas não apareceu e ele dominou a corrida com certa facilidade. Nos momentos em que sofreu alguma pressão soube manter a cabeça fria e não teve dificuldades maiores para fazer valer a sua pole position nos treinos – aliás, uma volta de encher os olhos. Seu companheiro Hamilton (2º) até que tentou no final ameaçar o jovem alemão, mas não foi possível. Foi uma prova conturbada: perdeu o 2º lugar na largada para o Vettel, depois teve um problema na roda traseira esquerda no primeiro pit-stop, e utilizou uma estratégia de paradas diferente para ganhar a posição do Vettel, já que as tentativas na pista não foram bem sucedidas. Ele fez uma bela apresentação, mas duvido que tenha ficado feliz com o resultado, já que ficou nitidamente contrariado pelo rádio quando a equipe informou que não daria para atacar o Rosberg. Enfim, mais uma dobradinha da Mercedes.

 

Em 3º chegou Vettel, que fez o que pôde com um carro que andou menos perto das Mercedes que nas etapas anteriores. Por menos perto podem ler a grande diferença de 45 segundos para o líder... Largou melhor que o Hamilton pois estava na parte emborrachada da pista enquanto o inglês largou na parte suja, mas nitidamente tinha como trunfo a velocidade de reta para manter o Hamilton atrás de si. E lembremos, se não tiver uma grande diferença de motorização ou se o piloto da frente não deixar, não passa nessa pista. Seu companheiro Räikkönen (5º) até que fez uma boa corrida, largou em 7º e ganhou duas posições – o que sempre é digno de nota nessa pista. Assim como Vettel, teve alguns problemas com retardatários, o que pode ter custado a 4ª posição para ele. Enfim, ainda é um lucro. Quem não deve ter ficado nada feliz é a equipe de projetistas da Ferrari, ao ver que as novas asas não apresentaram melhora significativa no desempenho do carro... muito trabalho para os projetistas agora.

 

Em 4º chegou Bottas, fazendo uma bela corrida, muito consistente. OK, chegou na mesma posição em que largou, mas defendeu muito bem essa posição. O pacote de atualizações na aerodinâmica do carro funcionou, e ele teve como andar forte boa parte da corrida. De quebra, subiu na classificação do campeonato, ocupando agora a 5ª posição, à frente de Massa mesmo com uma corrida a menos. Por falar em Massa, ele terminou na 6ª posição após uma corrida boa porém discreta. O 6º lugar acabou não sendo ruim para quem largou em 9º.

 

Em 7º chegou Daniel Ricciardo, fazendo milagres com o carro da Red Bull para chegar nessa posição. Nas atuais condições, sem quebra ou acidente com Mercedes, Ferrari ou Williams, é o máximo que ele pode almejar com esse carro. Pilotou muito bem. Seu companheiro Kvyat (10º) largou mal e teve que batalhar a corrida inteira para recuperar o tempo perdido. No final fez uma bela disputa com Sainz Jr pela 9ª posição, com direito a passeio pela área de escape e tudo o mais.

 

Em 8º chegou a Lotus Mercedes de Grosjean, nessa etapa com o sugestivo patrocínio do filme Mad Max... haja vista a dupla de pilotos da Lotus, perfeito. Com problemas no freio, acabou errando o ponto de freada no pit-stop e “atropelou” o macaco, fazendo com que ele batesse com força no mecânico que o opera. Vai ter que se desculpar um bocado com a turma... seu companheiro Maldonado (19º) teve uma prova conturbada, com direito a quebra da aba direita da asa traseira e pedido da equipe para ele recolher o carro para os boxes no último terço da corrida. Uma prova para se esquecer.

 

Em 9º chegou Carlos Sainz Jr, marcando pontos na primeira vez que corre de F-1 em seu país. Fez uma ótima classificação (largou em 5º), mas não conseguiu manter esse desempenho durante a corrida. Diga-se de passagem, para um estreante fez uma bela corrida. Seu companheiro Verstappen (11º) teve problemas para gerenciar o consumo de pneus durante a prova, mas não foi uma má apresentação.

 

Próxima corrida dia 24/05, GP de Mônaco, residência de muitos pilotos e uma das mais tradicionais corridas que existe. Espero sinceramente que tenha pelo menos metade da emoção da prova de Fórmula E que aconteceu no sábado (em uma versão mais curta da pista), com dois brasileiros no pódio (Lucas di Grassi em 2º e Nelsinho Piquet em 3º), para compensar um pouco essa coisa modorrenta que foi o GP da Espanha.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini