Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Indianápolis: Um lugar para chamar de “meu” PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 28 April 2015 17:10

Olá gente boa do NOBRES DO GRID, tudo bem por aí?

Caetano já disse que “alguma coisa acontece no meu coração...” para se referir a São Paulo, cidade onde nasci quase 40 anos atrás. Mas eu peço licença para pegar carona nesses grandes versos para me referir a Indianápolis. É, sem dúvida, alguma coisa acontece no meu coração quando chego a Indianápolis.

 

Na minha cabeça de menino lá em Ribeirão Preto, Indianápolis ficava num mundo distante, correr naquele oval lotado de gente, então, nem se fala! Mas a minha luta para me tornar um piloto profissional de corridas, que começou lá mesmo em Ribeirão Preto nos tempos das calças curtas, levou-me justamente para esse templo sagrado do automobilismo. Foi nesse oval, que antes eu só via pela televisão nas transmissões do Luciano do Valle na Band, que acabei conquistando as mais importantes vitórias da minha carreira.

 

E cá estamos novamente, às portas do mês de maio, para mais um Super May. E quero dizer a vocês, Leitores ligados nas coisas da IndyCar aqui no NOBRES DO GRID, que esse maio para mim será de muitas batalhas, muitos desafios, mas também de algumas emoções que só foram possíveis porque eu fui teimoso em não desistir quando tudo parecia voltado contra mim. É, porque tem fases na vida da gente que parece que vai cair do céu um elefante na cabeça, tamanha as dificuldades.

 

Tenho a benção por viver fazendo aquilo que mais amo, mas faltou pouco para eu largar tudo em períodos que a luz no fim do túnel teimava em não aparecer. Gosto muito de lembrar um poema do Moacyr Franco que diz mais ou menos assim: “Quando a noite parecer mais escura é porque está perto de amanhecer”. E é a pura verdade. É por isso que a gente tem de lutar com todas as forças. Falar é fácil, eu sei, mas sei também que a chance de o esforço ser recompensado é muito grande.

 

E foi por não desistir que eu cheguei a Indianápolis pela primeira vez. Olhei para tudo aquilo e falei para mim mesmo: “Caraca!”. O Indianápolis Motor Speedway é um complexo tão grande que impressiona quem nele pisa pela primeira vez. Tudo é gigantesco e maravilhoso. E aquele oval, heim? Aquele oval é uma loucura, gente!

 

A primeira coisa que vem na cabeça quando um novato olha para aquilo tudo é pensar: “Será que eu consigo?”. Mas como diz um amigo meu: “Se fosse fácil qualquer um faria, é por isso que a gente faz”. E foi de passinho em passinho que eu fui chegando, ganhei a etapa de 2001, voltei em 2002 e ganhei de novo, fiz a Pole e fui 2º atrás do Gil em 2003, voltei a fazer a Pole em 2007, venci com Pole em 2009 e por aí vai. Ao todo, tenho 15 participações em Indianápolis, sendo 14 no oval e uma no misto.

 

Agora, entrarão mais duas corridas em Indy na minha conta. No dia 9, véspera do meu aniversário de 40 anos, correrei no misto pela segunda vez e exatamente nessa prova completarei 300 corridas na Fórmula Indy. Dá para imaginar 300 corridas? Pois é, serão 300 corridas. Depois disso, a 301ª será a Indy 500 no dia 24, que disputarei pela 15ª vez. E estarei lá, lutando muito, pois nunca desisti do objetivo de faturar essa prova pela quarta vez. É ou não é, Indianápolis, um lugar maravilhoso para chamar de “meu”?

 

É isso aí, amigos. Vamos que vamos e até semana que vem!

 

Helio Castroneves

 

Fale com Helio Castroneves...

Estou aqui ao inteiro dispor dos leitores do NOBRES DO GRID para responder as perguntas que desejarem. Banta enviar um e-mail para This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Acelerando com Helio Castroneves

 

Estatísticas...

Vocês viram que na corrida passada, em Barber, eu fiz a Pole e andei o tempo todo entre os primeiros, inclusive liderando a prova por 18 voltas, até que me faltou combustível e tive de parar para um splash and go na penúltima volta. Acabei ficando em 15º. Chato, mas acontece, né? Pois é, a prova de Barber, onde eu venci em 2010 e já tinha feito uma Pole em 2012, foi a minha corrida de número 299. Agora, vamos que vamos para a 300!

 

Foto da semana...

 

 

Já que estamos falando dessa marca de 300 corridas, está aqui uma foto que o grande Miguel Costa Junior fez de mim, lá em Homestead, na minha estreia na Indy. Faz tempo, foi no dia 15 de março de 1998. 

 

O website NOBRES DO GRID integra o grupo de veículos de comunicação, em língua portuguesa, que publica semanalmente a coluna do piloto de Fórmula Indy Helio Castroneves, sob licença da Castroneves Racing, Miami, USA. Todos os direitos reservados.

Contatos:  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it .