Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Velocidade e Tristeza. PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 26 April 2015 22:50

Olá leitores!

 

Se vocês achavam que a sua diversão esportiva esse final de semana seriam apenas as finais dos campeonatos estaduais de futebol, lamento informar que se enganaram! Tivemos muita ação espalhada pelo mundo.

 

Comecemos  com o WRC, que teve a sua etapa sul-americana na Argentina. Aliás, se existe algo a ser invejado na Argentina além do alfajor e do doce de leite é o automobilismo: além do automobilismo nacional e regional ser muito mais pujante que o nosso, enfrentando uma crise econômica e política bem mais grave que a nossa eles conseguem ter o Dakar, o WTCC, a MotoGP e o WRC... isso sim é um país que ama o esporte a motor. E foi nessas terras que Kris Meeke conquistou sua primeira vitória na carreira, pilotando um Citroën, fazendo dobradinha no pódio com Mads Ostberg (primeira dobradinha da marca desde o Rali da Finlândia de 2013), que valorizou consideravelmente a vitória do inglês fazendo uma pressão boa sobre o companheiro de equipe. O terceiro lugar ficou com Elfyn Evans (Ford Fiesta), subindo ao pódio pela primeira vez na carreira. Meeke foi o primeiro inglês a vencer no WRC desde o saudoso Colin McRae, a quem a vitória foi dedicada. Próxima etapa em 21/05, Rali de Portugal.

 

Na noite de sábado estava programada a etapa de Richmond da NASCAR, mas a chuva não permitiu e a corrida foi transferida para o domingo. Achei interessante a oportunidade de ver uma corrida em Richmond com luz natural, já que as duas etapas do ano são disputadas à noite. A corrida foi interessante, principalmente nas primeiras e nas últimas voltas. No começo, domínio do Joey Logano, que manteve um belo ritmo de corrida até ser ultrapassado pelo Kurt Busch. E o Buschão velho de guerra demonstrou uma velocidade e consistência que não eram vistas há uns bons anos, acho que desde a época que ele foi campeão. Para terem uma idéia do domínio dele, liderou mais de 2/3 da corrida. Está bom para vocês? E não pensem que foi fácil: ele teve um bom trabalho mantendo os adversários atrás de si, já que Kevin Harvick e Jamie McMurray também estavam muito interessados na vitória. Com essa vitória, ele já tem um lugar garantido no Chase. Em segundo lugar chegou o líder do campeonato Kevin Harvick, em mais um bom resultado, em terceiro Jimmie Johnson após largar em 36º, em quarto Jamie McMurray – em seu melhor resultado esse ano – e em quinto o pole position Joey Logano. A próxima etapa será no próximo domingo, em uma das pistas mais emocionantes da temporada, Talladega, o superspeedway com maior inclinação nas curvas e onde o “big one” não é uma questão de “se” vai acontecer, mas sim de “quando”.

 

Tivemos ação também no Rio Grande do Sul, com a etapa da Stock Car no Velopark. Pessoalmente não vejo grandes atrativos na pista, mas ela proporciona corridas animadas. Como a pista é curta, os carros relativamente grandes da Stock acabam entrando em contato com certa frequência, o que leva a entradas do safety car e consequente reagrupamento dos pilotos. Na primeira corrida a vitória ficou com Daniel Serra, que protagonizou belas disputas com o pole position Marcos Gomes pela liderança antes da parada para reabastecimento e troca de pneus. Após as paradas, Marcos Gomes acabou perdendo a posição para Júlio Campos, que segurou o ritmo do Marcos por um bom tempo com as disputas pela posição enquanto Daniel apenas administrava sua vantagem na liderança. Próximo ao final, finalmente Marcos Gomes conseguiu deixar Júlio Campos para trás, e o pódio ficou assim: Daniel Serra em primeiro, Marcos Gomes em segundo e Júlio Campos em terceiro. Na segunda corrida do dia, vitória de Max Wilson, que largou na pole position por ter terminado a primeira corrida em 10º lugar após largar em 24º lugar e consegui fazer valer essa sua liderança na largada até o final, apesar da pressão feita por Cacá Bueno no final da corrida. Em terceiro chegou Júlio Campos, novamente fazendo uma bela corrida. Curioso que, exceto Max Wilson, o pelotão da frente foi mais ou menos o mesmo: Daniel Serra venceu a primeira e chegou em 4º na segunda; Cacá foi 5º na primeira e 2º na segunda; Barrichello foi 4º na primeira e 5º na segunda. Próxima etapa será 31/05 em Curitiba.

 

E tivemos Indy também, na bonita porém acanhada pista de Barber Motorsports no Alabama. O homem da corrida, com certeza, foi Josef Newgarden, que dosou corretamente o acelerador nas primeiras voltas e o consumo de combustível nas últimas para conseguir sua primeira vitória na Indy. Correu muito bem. Outro que fez uma bela apresentação foi o Graham Rahal, numa corrida de fazer papai Bobby Rahal se encher de orgulho, acelerando muito na parte final da prova. Completando o pódio em 3º chegou Scott Dixon. Quanto aos brasileiros, Kanaan chegou em 13º e Helinho em 15º.

 

Notícia triste do final de semana, morreu o Tchê, primeiro preparador de motores do Senna em sua época de kart. Além do Senna, ele trabalhou também com diversos outros grandes nomes do automobilismo nacional, como Emerson, Chico Serra, Maurício Gugelmin, entre outros. Ficam as condolências à família e aos amigos desse grande nome do kartismo paulista.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini