Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O boné de Niki Lauda! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 25 April 2015 17:08

Olá fãs do automobilismo,

 

Como eu já esperava, este final de mês de abril está sendo uma correria sem tamanho. Afinal de contas, vamos ter três semanas de intervalo até o início da temporada europeia da Fórmula 1, estamos nos aproximando das 500 Milhas de Indianápolis e a agenda está completamente lotada. Até meus horários de academia tiveram que ser convertidos em horários para pacientes eventuais.

 

Justamente um destes “pacientes eventuais” acabou sendo o assunto escolhido para a coluna desta quinzena, não apenas pela notoriedade que ele é, como pessoa e como protagonista na história da Fórmula 1, mas também pelo fato de ele ter me procurado para “tratar um assunto de interesse nosso”, como ele mesmo definiu.

 

Quando eu vi seu email, solicitando um horário, confesso que tremi. Afinal, uma “lenda” entraria pela porta do meu consultório (que ainda carece de uma arrumação melhor, confesso). Logicamente não foi a profissional que “tremeu”, mas a fã de automobilismo que não o viu correr, mas que tantas e tantas histórias ouviu a seu respeito.

 

Naquela quarta-feira, pouco antes da uma da tarde, minha assistente informou que ele havia chegado. Fui até a sala de espera dar as boas vindas e convidá-lo para entrar. Impossível não se impressionar com as marcas do grave acidente sofrido em Nurburgring em 1976.

 

Niki foi bem simpático em nosso primeiro contato, mas o assunto no meu consultório foi bem sério.

 

 

Tratei-o por “Mr. Andreas”, mas ele logo disse: Por favor, pode me chamar de Niki como todo mundo. Ele foi de uma simplicidade cativante... e de uma objetividade impressionante quando disse qual o motivo de sua estada no meu consultório.

 

Niki foi logo dizendo que eu estava muito famosa no meio do automobilismo pelo trabalho que venho fazendo e pelos pacientes do meu consultório. Contudo, uma questão que parecia perturbar não apenas à ele, mas também outros dirigentes era: como eu conduzia minhas sessões tendo, por vezes, dois pacientes que estavam em uma disputa direta por um título ou, no caso dos seus pilotos, por uma condição de supremacia interna na equipe.

 

Procurei ser o mais elucidativa possível, dizendo que cada paciente tem um perfil específico e a interação entre o terapeuta e o paciente dá-se de forma particular, individual, sem buscar comparações de A com B, apenas buscando o que eles podem evoluir como pessoa, como profissional, como ser na sociedade.

 

A consulta marcada por ele coincidiu com o intervalo entre as consultas de Lewis e Nico, sendo na véspera da chegada de Nico à San Diego. Acho que ele verificou nas agendas de ambos para saber exatamente qual seria a melhor ocasião para vir conversar comigo.

 

Niki Lauda está preocupado com o "emocional" de Nico Rosberg e achou que a terapia talvez fosse um problema.

 

Ele disse que estava muito preocupado com Nico. Apesar de toda a combatividade, especialmente mostrada na última corrida, no Bahrain, voltar a ficar – e desta vez apenas ele – atrás de uma Ferrari e pela quarta vez no ano atrás de Lewis parece estar deixando o estável alemãozinho abalado.

 

Some-se a isso a sequência de derrotas impostas por Lewis à ele, potencializada pela infelicidade de ter tido problemas mecânicos na corrida de Abu Dhabi no encerramento da temporada de 2014. Nas últimas 11 corridas, em 10 delas Lewis chegou à sua frente, com 9 vitórias contra apenas uma dele.

 

O sotaque típico daquela região (Alemanha, Áustria, Suiça) é naturalmente “duro”, mas a forma como Niki colocava as coisas estava começando a me incomodar e eu decidi “sair da defesa para o ataque”. Afinal, ele estava ali no meu consultório questionando-me como profissional sobre como eu estava procedendo com os meus pacientes!

 

Perguntei a ele como foi o ambiente de convívio dele com Alain Prost quando ambos correram na McLaren entre 1984 e 1985... perguntei se naquela época, se não teria sido o caso de, “em havendo uma Catarina Soares”, eles não estariam ambos buscando um trabalho de fortalecimento psicológico.

 

Depois de ouví-lo pacientemente, fiz o tricampeão ouvir algumas perguntas talvez un tanto desconfortáveis.

 

Logicamente que não iria abrir com ele os detalhes do que falo com os meus pacientes, assim como quando escrevo as colunas para o site dos Nobres do Grid, não entro nos detalhes dos diálogos ou mesmo dos pontos mais delicados do que me é falado por uma questão de ética e também de respeito na preservação da imagem deles como esportistas de projeção internacional. Não seria o caso de, para ele, expor completamente meus pacientes.

 

Como disse, “parti para o ataque” e ele pareceu “surpreso” com a minha atitude. Insisti no ponto da disputa dele com Prost na McLaren e depois entrei na questão da “divisão de poderes” na Mercedes entre ele e Toto Wolff. Este aspecto é bom deixar bem claro.

 

Toto Wolff é o diretor executivo da equipe e um dos responsáveis pela aposta em Nico Rosberg para a equipe, para ser “o espelho, a imagem do sucesso” da equipe. Acontece que Niki Lauda parece nunca ter acreditado de que o alemão, filho do campeão Keke Rosberg, seria este “piloto vencedor”... e levou para a equipe o inglês  Lewis Hamilton.

 

O que aconteceu no ano passado todos viram: com a equipe tendo uma enorme vantagem perante às demais e ficando a disputa restrita entre eles, uma guerra se estabeleceu entre os então amigos de infância ao ponto de “azedar” a relação entre eles.

 

Quando foi para a Mercedes, Niki Lauda achou que a equipe precisava de um campeão... e trouxe Hamilton!

 

Pior que isso, ficou claro que havia uma disputa de posição dentro dos boxes também, com Toto Wolff defendendo as atitudes de Nico e ele, defendendo as atitudes de Lewis. A situação chegou a um ponto tal que chegou aos olhos e ouvidos da imprensa.

 

Niki pareceu não esperar uma reação deste tipo da minha parte e, literalmente, “recuou” em sua postura. Disse que estava preocupado com a situação, que pensava na manutenção da hegemonia da equipe e que Nico parecia estar “abaixo do seu rendimento normal”.

 

Perguntei a ele como estavam sendo as conversas entre eles dentro da equipe e Niki disse que tudo parecia correr normalmente. Então perguntei como Nico estava falando com sua casa, uma vez que a esposa está grávida e nua gravidez com cuidados especiais... e nesta hora Niki não soube bem o que dizer.

 

Disse a ele que era importante que Nico tivesse dentro da equipe uma condição de apoio e tranquilidade para fazer o seu trabalho. Do contrário, de nada adiantaria ele estar fazendo um trabalho de acompanhamento e fortalecimento psicológico aqui se no seu meio de trabalho ele não tem uma atmosfera favorável. Já não basta a pressão imposta pelas performances de Lewis. Neste aspecto, ele e Toto precisam trabalhar em sintonia para que isso aconteça. A divisão que ocorreu nos boxes no ano passado foi péssima para os pilotos.

 

Niki Lauda e Toto Wolff tem um compromisso muito maior em fazer a equipe funcionar que seus pilotos.

 

Niki Reconheceu e comprometeu-se a tentar agir nesta direção. Ele agradeceu muito pela esclarecedora conversa que teve comigo e perguntou se ele poderia fazer alguma coisa a mais.

 

Pedi que ele autografasse aquele boné com uma dedicatória para o meu pai!

 

Beijos do meu divã,

 

Catarina Soares