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Written by Administrator   
Sunday, 05 April 2015 23:14

Olá leitores!

 

Como esse final de semana teve a Páscoa (aliás, cuidado com o chocolate, caros leitores, tudo que é bom se for consumido em excesso faz mal, deixem um pouco para consumir durante a semana) tivemos apenas duas categorias na pista esse final de semana, a Fórmula E nos EUA e a Stock Car em Ribeirão Preto.

 

Sábado a corrida da Fórmula E foi em Praia Grande, digo, Long Beach, mas não naquele mesmo traçado usado na Indy ou que foi usado pela Fórmula 1 de 1976 até 1983. Da pista da Indy foram usadas a reta oposta (aquela reta do Centro de Convenções), as últimas 3 curvas e a reta de largada, mesmo assim não em toda a sua extensão, já que antes de chegar na Curva 1 do traçado da Indy (em 90° à esquerda) os carros entram em uma chicane para a direita. Mas já deu para ter um gostinho de um traçado com grandes tradições. A classificação foi como de costume na categoria muito disputada, mas o pole position Sébastien Buemi utilizou mais energia que o permitido no regulamento (se fosse em carros com motor a explosão, teria consumido mais combustível que o permitido) e perdeu a pole, foi punido e largou em 10º. Aliás, menino Buemi volta e meia apronta alguma... Na corrida, o nome da etapa foi o Nelsinho Piquet. Já tinha classificado muito bem, fez o 4º tempo enquanto seu companheiro no Team China Charles Pic (outro ex-F-1) se classificou apenas em 16º. Com a punição ao Buemi, largou muito bem em 3º, assumiu a ponta e lá permaneceu. Mesmo com entrada do safety-car, ele conseguiu se manter na frente e dominou a corrida de maneira absoluta, conquistando sua primeira vitória na categoria. A título de curiosidade, o papai dele também conquistou sua primeira vitória (na F-1, vamos deixar claro) em Long Beach, em 1980, pela Brabham. E o companheiro dele? Bom, Pic largou em 16º... e terminou em 16º. Um prodígio esse menino, tem um grande futuro como ocupante do final do pelotão, está no caminho certo. Aliás, quem  provocou o segundo safety-car foi ele, ao errar na freada e alvejar o Trulli, que estava lá tentando se entender com o carro. O primeiro safety-car da corrida norte-americana do oeste foi obra e graça do norte-americano Scott Speed, na norte-americana equipe Andretti, que provou honrar o seu sobrenome e foi rapidinho, rapidinho para o muro, abandonando a corrida na segunda volta. Aliás, como diz um amigo meu, pode olhar no final das corridas, via de regra quem “apronta” são sempre os mesmos. Muito de vez em quando aparece algum nome novo. Falando nos outros brasileiros, Di Grassi se livrou dos maus fluidos do capacete da corrida anterior (pintado pelo Romero Brito) e fez uma bela corrida, terminando em 3º lugar e reassumiu a liderança na tabela de pontuação da categoria, um ponto à frente do Piquet Jr. Bruno Senna foi outro que fez uma bela prova, largando em 12º e terminando em 5º lugar.

 

Saindo do motor elétrico para o motor a explosão, mais uma etapa da Stock Car nas ruas de Ribeirão Preto. Ah, a Stock Car... bom, comecemos com o que merece ser louvado: Cacá Bueno (Red Bull – Chevrolet) conquistou sua 32ª vitória na categoria, quebrando um jejum de quase dois anos sem subir ao degrau mais alto do pódio. Largando em segundo lugar na pista molhada, se manteve boa parte da prova atrás do pole Max Wilson (competente piloto que já disputou Vectra Challenge na Inglaterra e esteve na V8 Supercar australiana), tentou uma vez, levou o troco, mas foi paciente para esperar um erro do Max (RC – Chevrolet) quando a pista já estava seca para o ultrapassar em definitivo e vencer a primeira corrida do dia. Uma corrida ao seu velho estilo, e uma vitória merecida. Completaram o pódio Marcos Gomes (Carlos Alves – Peugeot) em segundo e Júlio Campos (Mico’s – Peugeot) em terceiro. Causou confusão o fato do vencedor não ter recebido a bandeirada de chegada, que foi mostrada apenas a partir do terceiro colocado... creio que a fiscal responsável pela bandeirada quis imitar o Pelé no GP Brasil de 2002. Digamos que Cacá não desceu do carro feliz. A segunda corrida teve a (inédita) vitória de Tuka Rocha (RZ – Chevrolet), após quase 60 corridas disputadas na categoria – e ainda sem contrato para toda a temporada, já que o contrato fechado poucos dias antes da Corrida do Milhão prevê apenas 6 etapas. Vamos torcer para que essa vitória possa ajudar o piloto a fechar um acordo para as outras 6 etapas restantes. O pódio ficou completo com Sergio Jimenez (Voxx – Peugeot) e Átila Abreu (AMG – Chevrolet).

 

Coisa que vai dar pano para manga: os dois pilotos da RC – Chevrolet foram desclassificados após a primeira corrida pois pararam nos boxes para trocar pneus após a bandeirada. Erro da equipe? Não: apenas leitura diferente de um regulamento não exatamente bem escrito. Existe um item do regulamento que prevê que entre a primeira e a segunda baterias não pode ter troca de pneus, salvo por alteração climática ou furo constatado pelo comissário. Outro item diz quo os carros devem parar no grid em regime de parque fechado, e que aquele que opte por entrar no box após a bandeirada final deve largar do boxe. A equipe entendeu como válido o segundo item, e a direção de prova entendeu que o primeiro prevalece. O conflito entre os itens do mesmo regulamento poderia ter sido evitado com uma leitura mais atenta durante a confecção do mesmo, mas... enfim, provavelmente a coisa vai ficar para o tribunal decidir. Não sei o motivo, mas isso não me surpreende.

 

Falando de outros assuntos, Dani Pedrosa foi operado sexta-feira na tentativa de curar seu antebraço direito, que está com síndrome compartimental, um aumento na pressão no interior de músculos, nervos e vasos sanguíneos que pode interromper a circulação no local afetado e até – em casos extremos – causar a invalidez do membro afetado. Vamos torcer para sua correta recuperação. Ainda no campo médico, o piloto da NASCAR Kyle Larson foi liberado pelos médicos para voltar a correr após desmaiar ao final de uma sessão de autógrafos antes da prova de Martinsville, mas o site da categoria ainda não informou o que pode ter causado esse desmaio. Estranho...

 

Próxima semana tem GP da China, e eu (e toda a torcida da Ferrari) estou ansioso para ver se a vida da Mercedes vai continuar tendo dificuldades...

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini