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Lewis laçou a taça? PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 02 November 2014 22:49

Olá leitores!

 

E o circo a Fórmula 1 aterrissou novamente em terras texanas. A pista é legal (em alguns trechos mais afastados dos boxes nem parece obra do Tilke), mas o fuso horário não coopera para a transmissão da corrida para o Brasil. Tanto que novamente a corrida foi parar no canal pago SporTV ao invés de passar na TV aberta atrapalhando a transmissão do futebol. E se lá na Fórmula Mercedes a corrida foi previsível, de 3º para trás não faltou emoção. Algumas eram previsíveis (Pérez fazendo bobagem é comum) e algumas eu dispensava (a falta de reação do Rosberguinho ao ser ultrapassado foi de fazer o paizão Keke entornar mais meia garrafa de vodca). E apesar do grid magrinho (18 carros, pois Marussia e Caterham não participaram por falta de condições econômicas) devo dizer que não achei que fizeram falta. Assim, a corrida não foi nada imperdível, mas foi melhor que algumas que tivemos esse ano.

 

A vitória, pela 10ª vez esse ano, ficou com Hamilton. Fez uma largada segura, soube esperar o melhor momento para passar por Rosberg, e depois que passou não foi mais incomodado. Ultrapassagem muito bonita, por sinal: quando o alemão achou que estava confortável na frente, o inglês mergulhou na freada e na hora em que Nico percebeu, já era muito tarde. A melhor cena foi ao final, quando ao ser entrevistado por Mario Andretti não se fez de rogado ao usar o tradicional chapéu de cowboy texano oferecido pelo ítalo-americano. Seu companheiro Rosberg (2º) foi muito rápido nos treinos, mas na corrida mostrou que o problema dele está na cabeça: no início do ano ele teria tentado reagir à ultrapassagem do Hamilton, mas não me parece muito “inteiro” psicologicamente falando. Enfim, ainda tem chances matemáticas de título, principalmente por conta da última corrida com pontuação em dobro. Só não sei se vai saber aproveitar essas chances.

 

Em 3º chegou Ricciardo, com méritos, já que fez uma bela corrida. Para quem se classificou em 6º e perdeu um pouco de terreno na largada, o safety-car logo na primeira volta foi um ótimo negócio. Na relargada se deu bem, passando para 5º lugar, e depois foi só pisar fundo e aguardar a magnífica estratégia de boxes da Williams funcionar para ganhar a posição dos dois pilotos da citada equipe. Está cada vez mais isolado na 3ª posição do campeonato, ou o “primeiro dos normais”, já que os carros da Mercedes estão inalcançáveis. Seu companheiro Vettel (7º) já começaria a corrida punido por troca de motor, então resolveu poupar o equipamento nos treinos, largando em último, e perdido por perdido largou dos boxes. Brigou com o carro uma parte razoável da corrida, no final ficou melhor, e o 7º lugar esteve de bom tamanho para quem enfrentou tanta dificuldade no final de semana.

 

Em 4º lugar chegou Massa. OK, foi prejudicado na parada de troca de pneus, mas... precisa o engenheiro ficar falando pelo rádio para ele acelerar??? Ele não é pago para fazer isso? Nem escrevo mais nada... seu companheiro Bottas chegou em 5º, mais uma corrida atrás do Massa, o que podemos interpretar como uma queda de rendimento no final da temporada. Ainda assim, 4º lugar no campeonato não é de se desprezar para um piloto iniciante na categoria, apenas prova o quão bom ele é. Com a idade, espera-se que se torne mais constante.

 

Na 6ª posição, 1 minuto e 5 segundos atrás do Bottas, chegou Alonso, fazendo o que é possível com o carro da Ferrari desse ano. E se a corrida tivesse mais uma ou duas voltas, poderia perder a posição para Vettel. O ano não está fácil... mas se para o Alonso não está fácil, o que dizer do Räikkönen, que terminou apenas em 13º lugar, 1 volta atrás dos líderes? Pior, terminou atrás da “brilhante” dupla Maldonado e Grosjean.

 

Na 8ª posição chegou Magnussen, que se não foi exatamente muito veloz nessa corrida ao menos participou de algumas belas disputas de posição. Deve ter sido divertido para ele. Seu companheiro Button não se encontrou com a pista, terminando à frente do Kimi em 12º lugar. Acho que já deve estar pensando onde vai morar ano que vem, em sua nova vida de ex piloto de F-1...

 

Em 9º lugar apareceu o Vergne, que depois do anúncio do Kvyat na equipe principal começou a andar melhor com sua Toro Rosso. Talvez a possibilidade de continuar na equipe ano que vem tenha dado um novo ânimo para ele, que não é um mau piloto, apenas não tem muita sorte em alguns momentos. Kvyat, por sua vez, não teve um dia dos melhores e terminou apenas em 15º, último entre os que receberam a bandeirada.

 

Encerrando a zona de pontos, chegou Maldonado, marcando seu primeiro ponto no ano. Esse domingo não fez nada muito estranho, deve ter percebido que seria difícil superar o Pérez ao fazer bobagem e forçar a entrada do safety-car logo na primeira volta, então foi menos impetuoso que de costume e deu certo: conseguiu pontuar. Seu companheiro Grosjean chegou logo atrás, em 11º.

 

Próxima corrida já no domingo que vem, GP do Brasil, Interlagos reformado, recapeado e com mais áreas de escape ainda. Vamos esperar que mais uma vez a pista propicie uma grande corrida para os fãs.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini