Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Vitórias e destaques brasileiros pelo mundo PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 29 September 2014 23:10

Como a intenção desta coluna é “encontrar” pilotos brasileiros em atividade no exterior, este mês a coluna traz uma rápida listagem do que tem acontecido de bom com os tupiniquins. E os nossos nobres representantes da bandeira verde e amarela (azul e branca també, é claro) tem feito bonito em terras estrangeiras, provando sermos ainda grande celeiro de talentos, só faltando lapidar e prepara-los em nossos autódromos (RIP Jacarepaguá) e campeonatos, para então saírem com experiência e amadurecimento, essências estas buscadas atualmente em outros países. Confiram alguns destaques deste mês de Setembro.

 

Pipo Derani.

Pole position e pódio. Pipo Derani estreou na Le Mans Series Europeia neste domingo (14) no circuito de Paul Ricard, na França, com o terceiro lugar na penúltima etapa da temporada. A prova de enduro teve quatro horas e Derani dividiu o protótipo Oreca Nissan LMP2 03R com o francês Nathanael Berthon eo venezuelano Rodolfo Gonzalez, no time Murph. 

 

Com 30 minutos para o final da corrida, a equipe cumpriu um drive thru depois Gonzalez parar no pit e não desligar o motor quando estava reabastecendo. Eles perderam 35 segundo com a punição e ficaram atrás dos vencedores Gary Hirsch / Christian Klein / Pierre Ragues/ Newblood pela Morand Racing Team, por apenas 18 segundos.

 



"Foi muito legal. Terminamos na terceira posição e eu não poderia estar mais feliz ... Quer dizer, na verdade, eu poderia. Tivemos o drive thru 30 minutos para o final, porque a equipe começou a abastecer o carro com o motor ligado no último stint de Rodolfo Gonzalez. Acho que ele esqueceu de apertar o botão para desligar o carro quando parou no pit e tivemos o drive thru ", disse Derani, ao site oficial da competição. 

 

"Foi uma pena, porque nós terminamos apenas 18 segundos atrás dos vencedores e perdemos com o drive thru 35 segundos. Seria muito bom ganhar na minha primeira corrida de longa duração, mas estou feliz de ter um carro competitivo, registramos a pole position, então foi um fim de semana muito produtivo. estou feliz e quero agradecer a Greg (Murphy, chefe de equipe), a Murphy Prototypes e Hertz Car Sales (patrocinador) pela a oportunidade."

 

Pipo foi convidado a participar do evento após o teste bem sucedido com a equipe no final de agosto no circuito de Snetterton, na Inglaterra. A etapa francesa foi a penúltima da temporada e teve a participação de 37 carros, divididos em três categorias. Agora, o piloto brasileiro está à procura de algumas possibilidades para a temporada 2015. 

 

Depois do pódio na ELMS, Derani vai ficar na Europa. No próximo fim de semana (19-21), ele irá competir na penúltima rodada da Fórmula 3 alemã em Sachsenring. O piloto foi convidado pela equipe ADM Motorsports para ajudá-los na evolução e desenvolvimento do carro, já que a equipe está correndo com apenas um carro nesta temporada.

 

Depois do pódio na ELMS, Derani continuou na Europa para pilotar no final de semana 19-21 pela ADM Motorsports na Fórmula 3 alemã, convidado para auxiliar o time no desenvolvimento do carro para a temporada de 2015. E foi bem, apesar de não buscar resultados mas sim estudar o bólido, Pipo terminou em 7°, 6° e 5° nas 3 provas realizadas em Sachsering.

 

Bruno Baptista.

Após as 3 primeiras etapas, o líder do campeonato da Formula 4 Sulamericana permanecia com um dado curioso: Bruno Baptista ainda não vencera no certame. Em 6 corridas realizadas, ele esteve no pódio em todas as oportunidades, sendo por 5 vez o segundo colocado e em uma o terceiro. A quarta etapa, em El Pinar (Montivideo/Uruguai), neste fim de semana, parecia marcar o brasileiro de forma negativa. A quebra da sequência de pódios com o seu abandono na primeira prova da etapa.

 

Mas os ventos mudaram, e na segunda prova a chuva desabou sobre o Autódromo Victor Borrat Fabini. Largando em oitavo, Bruno Baptista superou seus adversários, que lutavam para se manterem na pista com diversas poças d'água e baixa visibilidade, encostando no então líder Juan Casellas até as últimas voltas. Um erro do piloto uruguaio foi a oportunidade esperada por Baptista para chegar ao 1° e receber a bandeirada, comemorando seu primeiro triunfo e a retomada da liderança do campeonato.

 



Felipe Ortiz, outro brasileiro disputando integralmente a F4 Sulamericana, é o atual vice-líder e chegou a assumir a ponta da tabela após a prova 1 em El Pinar, mas cedeu a dianteira com a vitória de Bruno Baptista e o seu 5° lugar na segunda corrida.

 

Bruno Baptista: "Estou muito feliz com a vitória, foi uma corrida muito difícil. A pista estava muito molhada e tinha alguns trechos com muitas poças, que estavam difíceis para guiar o carro. Os equipamentos se comportaram muito bem nessas condições, e isso se deve à estabilidade deles. Casella estava muito rápido e foi difícil superá-lo. Estudei seu comportamento em várias voltas, até que ele errou no fim da corrida. Depois, só me concentrei para ganhar. Gosto muito de guiar nessas condições, apesar de ser muito difícil enxergar algo com o spray na viseira do capacete. Estou muito feliz porque recuperei a ponta do campeonato e vamos com tudo para as próximas corridas, a etapa dupla de Mercedes, que será muito difícil porque são quatro finais e vamos precisar trabalhar o preparo físico e a concentração". (depoimento extraído de http://www.f4sudamericana.com)

 

César Ramos.

Com a segunda vitória consecutiva na temporada, Laurens Vanthoor é o campeão do Blancpain Endurance Series 2014 (Pro).  O belga, compartilhando o #1 da Belgian Audi Club Equipe WRT Audi com Christopher Mies e Cesar Ramos, não fora ameaçado em nenhum momento, durante o agitado Nürburgring 1000 km. Em uma corrida que foi marcada por pancadas fortes de chuva, cada um dos potenciais rivais de Vanthoor cometeram erros ou sofreram problemas técnicos. O título por equipes da Pro Cup foi pela terceira vez em quatro anos para Audi Club Equipe WRT. O brasileiro Cesar Ramos terminou em 4° na classificação final, pois apesar de partilhar o mesmo carro do campeão, não participou das 24 horas de Spa, por conta da Audi utilizar apenas seus pilotos oficiais na tradicional e badalada etapa belga.

 


O #85 HTP Motorsport Mercedes de Stef Dusseldorp, Sergey Afanasiev e o campeão do ano passado Maximilian Buhk terminou em segundo, com o #19 Black Falcon Mercedes de Hubert Haupt, Abdulaziz Al-Faisal e Andreas Simonsen marcando seu melhor resultado da temporada, com o terceiro lugar. 

 

Bruno Chapinotti.

Na categoria canadense F1600, Bruno Chapinotti (BGR Team Grote) largou em 12° na categoria A para a prova 1 no Mosport Park, porém apenas em 22° na geral, já que não registrara tempos nesta sessão. Após as 13 voltas da primeira corrida, Bruno se recuperou em terminou em 14° na geral e 10° na A. Melhor sorte no classificatório da corrida 2, marcando o 7° tempo na geral e na A. A mesma posição o brasileiro obteve na bandeirada final. Estas foram as últimas prova do certame, no qual o piloto nascido em Juiz de Fora e erradicado em Milton (Canadá) terminou em 9° na tabela de classificação, em seu primeiro ano nesta competição e sem ter disputado a rodada dupla na primeira etapa.

 



As competições automobilísticas estão em reta final e algumas já finalizadas. Por tanto, fique atento para não perder as últimas corridas desta temporada. Diversas categorias oferecem gratuitamente o streaming de vídeo on line. Vale a pena conferir e torcer pelos brasileiros.

 

Saudações do Rio de Janeiro, o estado sem autódromo!

 

Fabiano Esteves