Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Entre duas e quatro rodas PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 17 August 2014 22:36

Olá leitores!

 

Esse fim de semana foi para ninguém sentir síndrome de abstinência de Fórmula 1: tudo bem, a categoria volta semana que vem em Spa-Francorchamps, mas não há motivo para tristeza, pelo contrário.

 

Vamos começar com o DTM: presenteados com o verão alemão versão Nürburgring (na hora da largada a temperatura do ar estava por volta dos 14 graus, e ventava, ou seja, a sensação devia estar uma maravilha...) os pilotos propiciaram uma corrida europeia com jeitão de prova da NASCAR: não tiveram o menor medo ou pudor de trocar tinta nas disputas de posição. Como os carros do DTM são muito mais tecnológicos que as barcas da NASCAR, houve a previsível profusão de pedaços de fibra de carbono espalhada pela pista, graças às aletas, asinhas e demais apêndices aerodinâmicos perdidos nas disputas de posição. A vitória ficou com o pole position Marco Wittmann, da BMW, em grande fase e com uma pilotagem à altura de sua liderança no campeonato. Completaram o pódio Mike Rockenfeller e Edoardo Mortara, ambos com Audi. A decepção, ao menos para os fãs brasileiros, ficou com Augusto Farfus. Não se classificou bem (largou apenas em 14º lugar) mas largou muito bem, ganhou diversas posições, chegou a ficar em 6º lugar, mas aí em uma disputa de posição mais acirrada com Jamie Green ele teve o carro danificado e começou a perder posições. Quando já estava em último lugar entre os carros na pista resolveu em conjunto com a equipe abandonar a corrida, já que não tinha sentido ficar correndo com o carro instável e fora da zona de pontuação. Próxima etapa em Lausitzring, 14/09.

 

No mesmo horário em Brno, na República Tcheca, aconteceu aquilo que muita gente esperava: até que enfim Marc Márquez perdeu uma corrida!! O ocupante do posto mais alto do pódio, até então arrendado ao jovem talento espanhol, foi o seu companheiro de HRC Dani Pedrosa. Pedrosa é assim mesmo: no dia em que a conjunção planetária é favorável, torna-se um piloto difícil de ser batido. O problema é fazer esse alinhamento planetário coincidir com os finais de semana de corrida... enfim, esse domingo Pedrosa fez uma corrida como há muito não se via ele fazer. Liderou de ponta a ponta com autoridade. Em segundo lugar chegou Lorenzo, comemorando os avanços que a Yamaha fez nas motos, embora ainda estejam um pouco inferiores às Hondas de fábrica. Fechando o pódio chegou Valentino Rossi, completando sua 245ª largada na categoria principal da motovelocidade e igualando a marca do recordista anterior, o brasileiro Alexandre Barros. Chegou a pouco menos de 2 segundos e meio do líder, mesmo com o dedo mínimo da mão direita ferido no acidente dos treinos livres de sábado, corrida à altura de seu gigantesco talento. O menino prodígio da MotoGP, até então invicto esse ano, terminou em 4º lugar, 5 segundos atrás de Rossi. Novamente Eric Granado teve um domingo para esquecer: largou em 21º, passou alguns pilotos, mas quis ganhar mais posições mesmo tendo o mesmo problema de falta de velocidade nas retas que apresentou em Indianapolis. Acabou forçando muito, saiu da pista, quase caiu e terminou em 27º.

 

Ainda de manhã tivemos a etapa de Cascavel da Stock Car, em rodada dupla. Na primeira corrida tivemos a vitória do Barrichello (Full Time), com uma bela pilotagem, um belo trabalho da equipe no pit-stop e com a ajuda da inteligência do ex piloto de F-1: quando já estava em segundo lugar, pressionou o então líder Júlio Campos até que ele errasse na curva do Bacião e o ultrapassou facilmente. Daí em diante foi só administrar a posição. Completaram o pódio o Júlio Campos (Mico’s) e Átila Abreu (AMG). Na segunda corrida, cuja largada conta com o grid invertido nas 10 primeiras posições, a vitória ficou com Marcos Gomes (Carlos Alves), filho do tetracampeão da Stock (e grande ídolo desse vosso escriba) Paulo Gomes, o Paulão. Completaram o pódio Valdeno Brito (WA Mattheis) em segundo e Max Wilson (RC) em terceiro. Ponto comum a ambas as etapas: as corridas tiveram começos tumultuados, afinal sempre tem piloto que acha que a corrida se decide nas primeiras voltas e não na bandeirada. Esquecem que Stock Car não é kart, onde as corridas são curtinhas.

 

Na etapa da Truck em Santa Cruz do Sul tivemos mais um vencedor inédito: o atual campeão da categoria Beto Monteiro (Iveco) conseguiu quebrar a sequência de vitórias de Leandro Totti, que monopolizou o lugar mais alto do pódio nas primeiras 5 etapas. Ele fez a pole position e se manteve na frente com muita competência, mostrando que é um dos melhores pilotos da categoria. O líder do campeonato Totti abandonou após se envolver em um acidente na disputa pelo 4º lugar com Salustiano, quando vinha fazendo uma corrida de recuperação. Completaram o pódio Wellington Cirino (Mercedes) em 2º, André Marques (VW-MAN) em 3º, Felipe Giaffone (MAN) em 4º e Jansen Bueno (Scania).

 

Também à tarde tivemos a etapa de Michigan da NASCAR, com uma bela vitória do líder do campeonato Jeff Gordon após uma bela disputa com Joey Logano durante a corrida. Os dois quase monopolizaram a liderança, já que Logano esteve na liderança por 86 das 200 voltas e Gordon ficou na frente por 68 voltas, incluindo as mais importantes, ou seja, as últimas. Completaram os três primeiros Kevin Harvick em segundo e Logano em terceiro. Essa foi a 91ª vitória do tetracampeão na categoria principal da NASCAR.

 

Por fim, tivemos corrida da IndyCar em Milwaukee. E no curto e histórico oval (é mais antigo ainda que Indianapolis, tendo começado como pista de corrida de cavalos) a vitória ficou com o especialista de circuitos mistos Will Power. Ele, por sinal, ficou felicíssimo com a vitória em um tipo de pista que não é exatamente do seu perfil e pelo grande passo que deu rumo ao título faltando duas corridas para o final da temporada (as corridas de Sonoma e Fontana, ambas na Califórnia, e essa última com pontuação dobrada). Ele largou na pole e permaneceu na liderança até ser ultrapassado pelo Tony Kanaan na primeira sessão de pit-stops. Recuperou a ponta para não mais a perder ao permanecer na pista na única bandeira amarela da corrida, causada por Carlos Muñoz ao ir para a parte suja da pista e se esfregar no muro. Completaram os 3 primeiros Montoya em 2º e Kanaan em 3º.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini 

 

Last Updated ( Sunday, 17 August 2014 22:52 )