Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
ELAS são Demais! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 07 March 2009 09:56

 

Lugar de mulher... é no volante!!!

 

Dentre os diversos avanços que encontramos em Curitiba, chamada de a “capital-modelo” do Brasil, encontramos um de “arrepiar os bigodes de qualquer machão”.

 

Existe lá um grupo de colecionadoras – isso mesmo, colecionadoras – de carros antigos e “Hot Roads” capitaneado por mulheres. Um verdadeiro “clube da Luluzinha”!

O grupo chama-se ELAS e são o primeiro e único clube feminino de colecionadores de carros antigos no Paraná e se não forem as únicas no Brasil, serão uma das poucas exceções neste meio mais que predominantemente masculino.

Diga-se de passagem, o Clube Feminino de Automóveis Antigos e Especiais – o ELAS – surgiu de uma dissidência de um dos clubes de colecionadores da capital paranaense. A presidente do ELAS, Glenys Bessler, fazia parte deste e sempre almejava mais espaço para o público feminino. Contudo, vendo suas tentativas sempre barradas, uniu-se a amiga Miriam Buso, filha do grande Paulo Buso, o “leão paranaense” e histórico piloto de carreteiras e fundaram, em 2003 o Clube ELAS.

A reação, claro, não poderia ser outra que não o desdém daqueles que falavam que isso era “coisa pra homem”, que nunca iria dar certo, etc. O preconceito foi, certamente o mais duro dos adversários destas bravas mulheres, que, via de regra, começaram a se interessar por carros antigos por convivência com seus pais, irmãos, maridos. Caso típico de Fernanda Boscardin, que entrou neste meio por influência do marido e hoje é membro ativa do clube.

     

Com mulher não se brinca...

 

Elas sabiam que o preconceito ia ser grande, mas sabiam que, fazendo a coisa certa, o fato de serem mulheres chamaria uma enorme atenção. E elas fizeram!

Passaram a ler e estudar sobre carros antigos, promoveram encontros e ainda fizeram filantropia com os ingressos para os mesmos. “Sabíamos que o fato de sermos mulheres chamaria muita atenção e precisávamos criar algo positivo em cima do fato deste ser um meio dominado por homens. Precisávamos passar a confiança que tínhamos no nosso projeto para o público”. As amigas mais uma vez acertaram em cheio!

Atualmente o ELAS realizam pelo menos dois eventos por ano (um no aniversário do clube, em novembro e outro em junho, como parte do circuito de exposições de carros antigos).

Estas mulheres fantásticas conseguiram realizar em 2008 algo inimaginável: Um encontro com a duração de 9 (NOVE) dias!

Para Ivone Imay, dona de um Karmann Ghia 1967, o principal diferencial que conquistou a confiança dos colecionadores do sexo masculino foi o modo mais responsável e cuidadoso das mulheres na hora de organizar uma exposição. ''A mulher pode não entender perfeitamente de carro antigo, mas os colecionadores confiam nelas porque ela sabe zelar mais por suas preciosidades'', diz.
Os principais clubes de colecionadores de carros levaram seus carros para expor no estacionamento de um dos shoppings da cidade. “É raríssimo um encontro como este durar mais do que um final de senana. Conseguimos manter um bom nível de exposição por nove dias”, comenta Miriam com um largo sorriso. Foram 360 carros expostos e mais de 30 mil (TRINTA MIL) pessoas que passaram pela exposição. Toda a arrecadação foi convertida em cestas básicas e distribuída para comunidades carentes e órgãos assistenciais.

 

Espaço democrático.

 

Em um evento como esse, mais uma vez as mulheres maravilhosas do ELAS mostram sua sensibilidade, buscando atender e agradar a todos os seguimentos de colecionadores de carros, de modelos, de peças e nada como aquela maleabilidade pouco afeita aos “machões” para deixar a todos felizes. Como um verdadeiro “coração de mãe”, todos os clubes, sem exceção ou discriminação, são convidados para expor. Não importando se são originais, réplicas, “tunnados”, de fibra, alumínio, aço... o que importa mesmo é o amor que se tem por carros

O “ELAS” conta, atualmente com cerca de 70 associadas, algumas de outros estados, e representa uma vitória feminina no meio que sempre foi tido como masculino. Atualmente, elas contam mesmo é com a admiração e o respeito da maioria dos sócios dos demais clubes de automóveis do Paraná.

 

Em Junho os Nobres do Grid farão a cobertura do evento que se realizará em Curitiba e traremos uma matéria sobre o trabalho assistencial do ELAS e uma entrevista com sua presidente, Glenys Bessler.

 

 

Fontes: Relatos e fotos dos membros do Clube ELAS; CDO.

Last Updated ( Monday, 04 May 2009 16:52 )