Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Final de semana de tradição PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 26 May 2014 01:03

Olá leitores!

 

Tivemos nesse domingo mais uma edição do tradicional GP de Mônaco de F-1 (a corrida já existia antes de surgir a Fórmula 1, primeira edição data de 1929), e pode-se dizer que foi uma corrida dentro do esperado. Como a pista é muito estreita (afinal, onde se vai desapropriar imóvel para alargar a rua ou abrir grande avenida lá??), não há espaço para ultrapassagens, daí que a tendência de fazer o famoso “trenzinho” é grande. A briga do Ricciardo contra o Hamilton no final é emblemática: não foi somente o fato da Mercedes acelerar melhor na saída das curvas que impediu a manobra de ultrapassagem, no único ponto em que daria para tentar algo o Hamilton vinha em trajetória defensiva, e aí, em Mônaco, não passa mesmo. Óbvio que a chuva teria trazido emoções maiores, mas ela não veio, e dentro daquilo que é possível em uma corrida no seco nas estreitas ruas do Principado, foi interessante.

 

Vitória ficou com Rosberg; metade dessa vitória foi garantida na classificação, quando ele superou o Hamilton, e a outra metade foi garantida na largada, quando ele chegou primeiro na Saint-Devote. Depois foi acelerar e levar o carro até o final. Seu companheiro Hamilton (2º) não estava em um final de semana dos mais inspirados, talvez a ausência da namorada tenha contribuído para o comportamento... irritadiço, para ser suave, do piloto. Reclamou muito no rádio, de tudo e de todos. No final da prova perdeu contato com o Rosberg por ter deixado a viseira entreaberta e ter entrado um cisco no olho esquerdo. Inusitado, para dizer o mínimo.

 

Em 3º chegou Ricciardo, o piloto mais sorridente do grid. Admitamos: se eu fosse piloto, iniciante na categoria, e estivesse andando na frente do tetracampeão Vettel, eu também sorriria como o Coringa. Não fez uma largada muito boa, mas depois os 2 carros que o ultrapassaram tiveram problemas e ele recuperou a posição. Foi o segundo pódio consecutivo do jovem australiano, que está em 4º no campeonato de pilotos e merecendo a alcunha de “novo Vettel”. Muito, muito bom o desempenho dele. Já o tetracampeão Vettel acabou abandonando com problemas no motor e no gerenciamento do câmbio após 5 voltas.

 

Em 4º lugar, arrancando desempenho de onde não existe, chegou Alonso. Não brilhou, mas levou o carro até o final e marcou mais pontos no campeonato, onde ocupa a 3ª posição. Seu companheiro Räikkönen (12º) largou bem, mas conseguiu ser acertado por trás durante a primeira entrada do safety-car pelo Chilton (Marussia), teve que entrar para trocar o pneu traseiro, e aí a corrida começou a ficar comprometida, pois se recuperar no meio do “pelotão do tiroteio” em Mônaco não é uma tarefa exatamente fácil. Para atrapalhar mais ainda, o finlandês tentou ultrapassar o Magnussen onde não havia o menor espaço (a curva Lowes, a mais lenta da F-1), se tocaram, ele foi parar no muro, e perdeu mais tempo ainda. Mais uma participação para esquecer.

 

Em 5º chegou Hülkemberg, que fez mais uma bela corrida após largar em 11º. Afinal, qualquer ganho de posição em Mônaco deve ser comemorado. Seu companheiro Pérez abandonou logo no começo, atingido por Button.

 

Em 6º terminou Button, outro que fez uma bela corrida, largando em 12º lugar. Lamentou ter ficado a corrida toda atrás do Hülkemberg, mas como já disse, Mônaco não é um lugar fácil de ultrapassar. Seu companheiro Magnussen (10º) conseguiu pontuar mesmo tendo se envolvido no enrosco com o Räikkönen, o que mostra que o carro estava bem ajustado para as condições do Principado.

 

Em 7º terminou Massa, interrompendo uma sequência de azares que o impediam de pontuar. Ainda está 26 pontos atrás do companheiro de equipe, mas já é alguma coisa. Não que ele não tenha tido azar: ser atingido pelo carro mais lento do grid quando foi abrir para ele ultrapassar durante a classificação não é exatamente uma demonstração de sorte, mas largar em 16º e terminar em 7º mostra um trabalho bem feito. Seu companheiro Bottas dessa vez abandonou, com problemas elétricos.

 

Em 8º chegou Grosjean, que pela primeira vez desde que chegou na F-1 conseguiu terminar a corrida nas ruas de Monte Carlo. Já seu companheiro Maldonado nem largou, tendo apresentado problemas na hora de sair para a volta de apresentação. Muitos pilotos devem ter respirado aliviados.

 

Em 9º lugar, pela primeira vez na história na zona de pontos, e provocando grande alegria nos boxes da equipe, chegou Bianchi com a sua Marussia. Coisas de Mônaco, onde o talento pode sobrepujar as fraquezas do carro. Seu companheiro Chilton ficou em 14º, 2 voltas atrás de Bianchi, que já terminou 1 volta atrás do Rosberg.

 

Próxima etapa, dia 08/06 no Canadá, circuito Gilles Villeneuve, no meio da Ilha de Notre-Dame, em Montreal. Uma das pistas que mais gosto, e não só pelo nome homenagear meu maior ídolo na F-1. A pista é bem legal, daquela época em que não vinha tudo pasteurizado do computador do Tilke.

 

Não poderia encerrar a coluna sem falar da outra grande competição do dia, as 500 Milhas de Indianapolis, uma das corridas que fazem parte da Tríplice Coroa, junto com o GP de Mônaco de F-1 e as 24 Horas de Le Mans. Corrida ainda mais tradicional que o GP de Mônaco (sua primeira edição foi em 1911), foi a típica corrida de 500 milhas (pouco mais de 800 quilômetros): os pilotos e equipes “cozinhando o galo” até as últimas 100 milhas, quando a corrida pegou fogo e teve um final proibido para cardíacos, com Helio Castro Neves perdendo a corrida para o Ryan Hunter-Reay por cerca de 5 metros, no cronômetro deu 60 milésimos de segundo, menos que um piscar de olhos. Pena que o vencedor do ano passado, Tony Kanaan, teve um problema no pit-stop e perdeu 17 voltas parado, pois a imprensa americana estava dando grande atenção para ele e poderia ter feito uma bela apresentação. Vai ficar para o ano que vem.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini