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A hipocrisia da Fórmula 1 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 12 April 2014 12:51

O GP do Bahrein está sendo celebrado com a melhor corrida dos últimos anos, uma das melhores de todos os tempos, que teve diversas disputas entre os companheiros de equipe e sem interferência de ordens de boxes enviadas via rádio... mas será que foi isso mesmo?

 

Vamos começar pelo começo: as mensagens de rádio que se ouve nas transmissões são colocadas depois de algum tempo e nem todas são colocadas. Quem já teve a oportunidade de ver uma corrida de dentro dos boxes ou prestou mais atenção nas corridas da stock car, por exemplo, tem como perceber que os chefes de equipe conversam com os pilotos praticamente em mais da metade das voltas da prova. Ou seja, seria como estar num daqueles antigos pregões da bolsa de valores, com todo mundo falando ao mesmo tempo, se o rádio fosse realmente aberto.

 

Durante uma semana, a pachecada de plantão urrou indignada contra a ordem dos boxes da Williams mandando o ‘Macarroni’ deixar o caminho livre para o Bottas tentar atacar a McLaren de Jenson Button. Um dos narradores da TV chamou o piloto finlandês de “frangote” e tudo, mas o que parece que todos esqueceram é que no início da corrida, quando o piloto do carro #77 estava com muito mais “ação” do que o piloto do carro #19, ele recebeu ordens para não atacar o primeiro piloto da corrida e, depois, sua primeira parada nos boxes foi retardada em 3 voltas, permitindo que o ‘Macarroni’ abrisse 6 segundos de vantagem. Isso ninguém falou, né?

 

Sem ordens de box, a briga foi dura na Williams. O Macarroni, se vacilar, vai "grudar no fundo da panela". O Bottas "é bota!"

 

A situação ideal deveria ser a da Mercedes, certo? Onde a luta está aberta da primeira a última volta e os pilotos podem fazer de tudo para vencer... desde que não batam um no outro. Acontece que nesta última corrida, eles estiveram no limiar de um acidente pelo menos uma meia dúzia de vezes. Inclusive, o ‘Neguin’ deu duas “espalhadas” que mandaram o ‘Paquito’ “comer areia”.

 

Infelizmente, até mesmo devido a emocionante batalha dos dois – e dos demais – na pista, a TV FOM não mostrou como estavam os integrantes da equipe ali, colados na mureta, como estavam o Niki Lauda e o Totó Wolff diante do que estava acontecendo.

 

Quando os dois pilotos chegaram de volta aos boxes, ao final da volta de retorno, o ‘Paquito’ “foi pra cima do Neguin”, simulando o que seria a “continuação da briga” entre os dois. Será que foi só cena mesmo ou o filho do Keijo estava mesmo a ponto de esganar o companheiro de equipe? A carinha dele no pódio era de “zero sorriso”.

 

Surpreendentemente, a Red Bull mandou o "Darth Vettel" abrir caminho para o Ricardão. Imaginem a reunião pós corrida...

 

Tem coisas que a TV FOM também não mostra... e uma delas é a reunião pós-corrida das equipes. Eu diria que gostaria de ver pelo menos duas delas: a da Mercedes, onde tudo o que aconteceu na pista deve ter sido passado bem a limpo (eu me contentaria em ver a lixeira da sala de reunião e ver quantos tubos de gel o ‘Paquito’ usou para colocar o cabelo no lugar antes de sair lá de dentro) e a da Red Bull, para ver como o ‘Darth Vettel’ reagiu ao ouvir o “Ricciardo is quicker than you”.

 

Sinceramente, depois de duas vitórias do ‘Neguin’ após o abandono em Melbourne, o ‘Paquito’ deve estar se sentindo com a ponta da lança de São Jorge roçando-lhe embaixo do queixo. São agora 11 pontos de vantagem. Outra dobradinha e a vantagem cai para apenas 4... resta saber até quando as “brigas” como aquela do parque fechado da noite barenita serão apenas uma “gracinha para os fotógrafos”.

 

No caso da Red Bull, o “Tiãozinho” ainda deve estar com o rádio atravessado na goela. Contudo, é preciso explicar certas coisas e lá vou eu com meu “inglês de Google” no idioma do tio Bernie, os verbo “ser” e “estar” são a mesma porcaria... é o tal do verbo “to be”. Assim, dizer “Ricciardo É mais rápido que você” e “Ricciardo ESTÁ mais rápido que você” fala-se e escreve-se do mesmo jeito: “Ricciardo IS faster than you”. Talvez por isso a equipe usou outro adjetivo, um sinônimo, para diferenciar a situação. Agora, o que o mala sem alça do Helmut Marko e o próprio Vettel devem ter falado... por favor, alguém coloque uma escuta na  tal sala a partir do GP da China! A mesma linha gramatical de raciocínio aplica-se ao que aconteceu com o ‘Macarroni’, queiram ou não os ‘pachequistas’ de plantão.

 

Na Mercedes, as estrelas e as esporas voaram em todas as direções. Desta vez, não houve um acidente. Continuará assim?

 

Contudo, enquanto o foco estiver na pista, está tudo bem e a corrida barenita foi um “cala a boca, cartolada” simplesmente fenomenal! Só que a disputa por interesses particulares é – como em tudo no mundo corporativo – maior do que o interesse coletivo. No momento, três questões estão causando discussões nos bastidores da categoria: o ruído dos motores, o peso dos carros (com cosequência no peso dos pilotos) e o tal do controle do fluxo de combustível.

 

Nas areias do deserto, Jean Todt, o baixinho narigudo, entrou na linha de fogo... por todos os lados. O bom velhinho continua fazendo mais barulho do que os motores na pista, justamente por conta da falta de barulho dos motores na pista, que tem gerado reclamações por todos os lados... menos do pessoal da equipe Mercedes, claro!

 

O pessoal da Red Bull ainda protesta contra o tal do controle de fluxo, que tirou 18 pontos da conta do Ricciardo (e da equipe no mundial de construtores), algo que outras equipes – não com o mesmo ímpeto – também tem questionado. Mas se tem alguma equipe que não reclama, esta é a Mercedes.

 

Montezemolo e Marko, discordantes por ano, parecem estar de acordo este ano para "mudar as coisas" e tentar salvar a temporada.

 

Luca di Montezemolo estava no Bahrein... reclamando de tudo! Mais uma vez o carro da Ferrari está longe de ser competitivo. Na corrida do Bahrein, nem o ‘Príncipe das Lamúrias’ conseguiu “tirar leite de pedra” e chegou mesmo a “comemorar” o final da prova... na 9ª colocação. Enquanto isso, em 11 voltas, nas voltas finais, as duas Mercedes abriram 24 segundos para o terceiro colocado, mesmo com a ferrenha briga por posição.

 

O Bom Velhinho continua afirmando que a F1 optou por um caminho errado com a adoção dos motores turbos de 1.6 L, apesar de ter se mostrado impressionado com a tecnologia. Por isso, o dirigente acha que as mudanças na F1 precisam atender dois pontos: o barulho do motor e uma revisão da taxa de fluxo de combustível. Que esse tipo de coisa é pra “categoria de turismo” e que os fabricantes podiam e deviam fazer algo.

 

 Montezemolo e seu "poder de veto" tenta junto ao bom velhinho, uma "virada de mesa", enquanto Bernie pensa mais em 'decibeis'.

 

Jean todt, que foi ao Bahrein e encontrou com Montezemolo, Ecclestone. embora entenda que as queixas com relação ao ruído já são suficientes para uma ação, o francês descartou qualquer outra alteração no que diz respeito às regras de economia de combustível. Mas o baixinho narigudo pisou na bola ao ponderar sobre o problema do peso dos carros e o regime alimentar imposto aos pilotos para que o carro possa trabalhar próximo ou no peso mínimo.

 

Adrian Sutil é um “rei Momo” com barriga de tanquinho e 75 Kg! Jean-Eric Vergne desmaiou e foi parar no hospital... anêmico! Imagina um piloto “apagar” no meio de uma corrida? E aí o presidente da FIA, com aquela “cintura de ovo” disse que o problema é que “alguns motores estão com mais de 145 Kg, como deveria. Acontece que Adrian Sutil e Nico Hulkemberg, ambos pilotos da KBR (Kid Bengala Racing) usam motores Mercedes, os mais eficientes, leves e desenvolvidos e ambos sofrendo para perder peso, a ponto de Adrian Sutil estar deixando de levar a bebida isotônica no carro!

 

Mas quem ganhou o “troféu cara de pau” do final de semana do deserto foi o Bom Velhinho. Em entrevista ao canal britânico ‘Sky Sports’, o dirigente reconheceu que distribuir o dobro de pontos na última etapa do ano é “injusto”!

 

No retorno ao parque fechado, uma "briga simulada" pós bandeirada. Será que esta cena pode se tornar um embate real no futuro?

 

Mas foi justamente esse desgraçado que incluiu essa coisa absurda no regulamento para este ano... claramente numa tentativa de evitar mais um campeonato sem graça como foi o de 2013, que o Vettel venceu com quase dois meses de antecedência. Agora ele diz que a medida não é justa com aqueles que se empenharam no início do Mundial para ter uma vida mais tranquila na reta final da temporada da F1.

 

Vão ser hipócritas assim lá na Praça da Concórdia!

 

Abraços,

 

Mauricio Paiva

  

 

 

Last Updated ( Sunday, 13 April 2014 16:23 )