Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Lorenzo, Marquez e Pirro PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 13 November 2013 07:01

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Neste final se semana eu dei prioridade para o motociclismo ao invés do automobilismo. Afinal, um evento histórico e impressionante, uma vez que um rapaz de apenas 20 anos poderia se tornar o mais jovem campeão do mundo na categoria máxima do motociclismo mundial.

 

A corrida foi eletrizante, com um verdadeiro jogo de xadrez sendo conduzido por Jorge Lorenzo, o primeiro piloto da Yamaha fazendo uma “corrida de espera”, segurando o ritmo do pelotão da frente para que houvesse disputa entre os 5 primeiros colocados.

 

A matemática para o título de Lorenzo era complexa: ele precisava vencer a corrida e Marc Marquez, teria que chegar, no máximo, em 5º lugar... ou não marcar pontos. Portanto, provocar disputas que colocasse o compatriota em situações de risco, fazê-lo perder posições ou – o melhor dos cenários – induzi-lo a um erro e uma (in)consequente queda.

 

Quando Jorge Lorenzo surgiu no cenário da Moto GP, Valentino Rossi reinava absoluto, dentro e fora das pistas, com suas vitórias espetaculares e suas divertidas comemorações. Lorenzo começou a fazer “comemorações” ao seu modo,fincando uma bandeira ao final das provas que vencia dizendo que ali era “Terra de Lorenzo”. Aquilo sempre me pareceu forçado! Tudo bem, ele tem sua torcida, seu público, mas não tinha, não tem e nunca terá o carisma de Valentino Rossi!

 

Mas uma coisa ninguém pode negar: o tal do Lorenzo pilota muito! Com o final da carreira de Valentino Rossi se aproximando, certamente Jorge Lorenzo se via como o próximo dominador da categoria, o piloto que igualaria ou até ultrapassaria os feitos do italiano. Eu também pensei assim... até ver as primeiras corridas da temporada, quando “descobri Marc Marquez”.

 

Ô menino tinhoso esse Marc Marquez. Não quis saber de conversa, foi pra cima do companheiro de equipe, Dani Pedrosa, ignorou totalmente os títulos de Jorge Lorenzo e impôs-se diante de todo um grid bem mais experiente do que ele... a ponto do próprio Lorenzo “reclamar do estilo extremamente agressivo” do jovem desafiante. Será que o Lorenzo também é da região das Astúrias?

 

Voltando à corrida final, Marc Marquez foi cauteloso. Certamente a equipe traçou a estratégia de corrida e mandou o menino se segurar. Como na moto não tem rádio, caso dos carros de corrida, o jeito de se comunicar é com as placas e as imagens mostravam os boxes da Yamaha indicando a Lorenzo o que ele tinha que fazer e a Marquez o que ele tinha que NÃO fazer.

 

Lorenzo venceu a prova... e Marquez chegou em terceiro. O vencedor fez a sua comemoração coreografada, colocando a bandeira no circuito, mas a festa era de outro espanhol. No pódio, Lorenzo teve o seu “momento de Pirro”, o Rei Épiro e da Macedônia, cujo os exércitos derrotaram as legiões romanas nas batalhas de Heracleia e Ásculo (as duas últimas corridas do mundial, na Austrália e Espanha). Lorenzo obteve mais vitórias do que Marquez ao longo do campeonato. Foram 8 contra 6, mas no final do campeonato, a sensação de derrota do personagem da antiguidade, no caso de Jorge Lorenzo, era real!

 

Até a semana que vem e muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça