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Stewart x Fittipaldi: a verdadeira rivalidade PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 14 October 2013 05:34

Vou começar a coluna deste mês citando uma música do Raul Seixas, que falava que na onda de todo mundo querer fazer música de protesto, coisa que ele fazia há tempos, ele também iria fazer.

 

O caixa de emails do site ficou abarrotado de mensagens contra a minha coluna do mês passado. Será que o certo então é mentir? Mentir sobre uma coisa que não existiu, mentir sobre fatos que não aconteceram e dizer que aquilo foi “baseado em fatos reais”?

 

A velocidade da informação nestes tempos de hoje não dá margens para erros, mentiras, distorções e as pessoas repudiam o que é falso. Talvez este tenha sido um dos motivos do fracasso de bilheteria que foi o filme, Rush. Neste um mês em que está em cartaz, não arrecadou nem metade dos 38 milhões de dólares que custou.

 

Não sou um mau caráter, destes que torcem pelo fracasso alheiro, mas confesso que o fato do filme não ter tido uma grande bilheteria me deixa aliviado no sentido que teremos menos pessoas que sairão por aí repetindo aquilo que viu na tela dizendo que era tudo verdade, pois o filme foi “baseado em fatos reais”.

 

Mas a imagem da fórmula 1 pode ser recuperada depois do que aconteceu com Rush. Vou atacar de roteirista de cinema e mandar para ‘Roliúde’ um script para um filme sobre fórmula 1 emocionante, com uma rivalidade real, com disputas reais e momentos verdadeiramente épicos que marcaram a trajetória de dois dos maiores pilotos de todos os tempos.

 

A primeira cena acontece em Kayalami, na África do Sul. Jackie Stewart estreava na Fórmula 1 em 1965, aos 25/26 anos na BRM, com o impressionante ‘handcap’ de 11 vitórias na temporada de Fórmula 3 inglesa. A equipe onde ele assinou seu primeiro contrato era a mesma em que novatos pagavam pra correr e que assim funcionou por décadas. O primeiro piloto da BRM era Graham Hill e a equipe tinha, além do campeão de 1962, Jackie e, eventualmente, Lucien Bianchi e Masten Gregor.

 

1965: o empolgado novato - Jackie Stewart - ao lado do experiente e paciente Graham Hill. Neste ano, Hill seria Bicampeão.

 

A segunda cena do filme acontece em São Paulo, Brasil. Neste mesmo ano, um grid com cerca de duas dezenas de karts e um deles, com o número 7, partia para mais uma vitória. Era Emerson Fittipaldi, com 18 anos, que começava a correr de kart em São Paulo e que iria se sagrar campeão paulista naquele ano.

 

No mesmo ano, Emerson Fittipaldi pilotava o seu Kart Mini no campeonato paulista rumo ao primeiro título.

 

Em sua corrida de estreia na Fórmula 1, Jackie Stewart conquistou o seu primeiro ponto, com um 6º lugar. No final da temporada, terminou com um impressionante 3º lugar na classificação geral, tendo ido 6 vezes ao pódio e ganho a 8ª etapa daquele ano, em Monza, e terminado apenas atrás de Jim Clark e de seu companheiro de equipe, Graham Hill. No final do mesmo ano, Emerson começava a correr as suas primeiras corridas com automóveis.

 

1966: Stewart vence pela primeira vez em Mônaco (Renier e Grace ao fundo). Em Interlagos, Emerson perde as 1000 milhas.

 

Mas vamos dar uma adiantada no nosso calendário, saltando do ano de 1965 para 1969, caso contrário, nosso filme ficará muito longo. Mas faremos uma cena com as páginas de um livro passando e mostrando a épica Mil Milhas Brasileiras de 1966, a primeira vitória de Jackie Stewart em Mônaco, Emerson dominando a Fórmula Vê em 1967, a mudança de Jackie Stewart, depois de três anos na BRM, para a equipe francesa Matra e a impressionante vitória no GP da Alemanha, em Nurburgring, 1968, ano em que Jackie Stewart reencontrou um velho conhecido: Kenneth Tyrrell, que o acompanhou no início da carreira, na Fórmula 3.

 

Entre 1967 e 1968, enquanto Jackie Stewart voava (literalmente) na F1, Emerson dominava a Fórmula Vê no Brasil.

 

No ano de 1969, Jackie Stewart conquistava de forma incontestável e avassaladora o campeonato mundial de fórmula 1, com 6 vitórias, 7 pódios (um segundo lugar) em 11 corridas, marcando  e quase o dobro dos pontos conquistados pelo segundo colocado no campeonato, Jacky Ickx.

 

Naquele mesmo ano, Emerson Fittipaldi, consagrado aqui no Brasil, cruzava o oceano para iniciar sua carreira na Europa. Inicialmente na Fórmula Ford, venceu 4 das 6 corridas que disputou, chamando a atenção de ninguém menos do que Colin Chapman, dono da Equipe Lotus, e que tinha carros tanto na Fórmula 1, como nas Fórmulas 2 e 3. Foi então convidado pelo famoso dono de equipe para correr na Fórmula 3, cujo campeonato já havia se iniciado. Apesar disso, Emerson Fittipaldi, ao final do ano, sagrou-se campeão da categoria.

 

1969: Ken Tyrrell (na Matra), conversa com Stewart. O 1º dos 3 títulos. Na Inglaterra, Fittipaldi assombra na FFord e vence a F3.

 

A perfeita sintonia entre Ken Tyrrell e Jackie Stewart incentivaram a ambos num ambicioso projeto: Ken Tyrrell comprou um chassi March e Jackie Stewart deixou a Matra para correr na então recém montada equipe Tyrrell a temporada de 1970. Foi um ano difícil, com 4 pódios, 1 vitória e muitas quebras, mas mesmo assim ambos acreditavam que conseguiriam ter sucesso na Fórmula 1 juntos.

 

Em 1970, já correndo na Fórmula 2, pela Lotus, no tempo em que vários pilotos da Fórmula 1 também corriam nela para ganhar mais algum dinheiro, uma vez que os salários milionários de hoje não existiam, Emerson continuou andando na frente e isso lhe rendeu um convite do diretor da equipe e braço direito de Chapman, Richard Scamell, para testar um Fórmula 1, um Lotus 49C no dia 8 de junho daquele ano, em Silverstone.

 

1970: A Tyrrell começa sua trajetória com um chassi March. Emerson Fittipaldi faz seu primeiro teste na F1 e estreia na Inglaterra.

 

5 semanas depois, Emerson estreava no GP da Inglaterra, em Brands Hatch, largando em antipenúltimo e terminando em 8º. Na corrida seguinte, na Alemanha, Emerson marcava seus primeiros pontos, chegando em 4º lugar depois de largar na 13ª posição. Ele ainda faria mais uma corrida com o Lotus 49C, na Áustria, uma corrida muito ruim para a equipe, onde só ele terminou, em 15º e último lugar.

 

No final de semana em que iria finalmente estrear um carro Lotus 72C, no GP da Itália, aconteceu a tragédia da morte de Jochen Rindt e a equipe retirou-se desta e da prova seguinte, no Canadá. O 2º piloto do time, John Milles, decidiu se retirar das corridas e Colin Chapman chamou Emerson Fittipaldi para assumir a condição de 1º piloto da equipe no GP dos EUA. Emerson pilotou em corrida pela primeira vez o Lotus 72C... e venceu!

 

Em seu 4º Grande Prêmio, o primeiro ao volante de um Lotus 72C, Emerson vence o GP dos EUA e garante o título de Jochen Rindt.

 

Em 1971, já com um projeto próprio, o Tyrrell 001, Jackie Stewart dava início a mais uma avassaladora conquista, quase repetindo o feito de 1969. Foram novamente 6 vitórias e 1 segundo lugar, com 62 pontos, praticamente o dobro em relação ao segundo colocado, o sueco Ronnie Peterson.

 

 

1971: Com seu primeiro carro, a Tyrrell e Jackie Stewart dominaram a temporada. A Lotus teve problemas e um projeto novo. 

 

A Lotus enfrentou muitos problemas de confiabilidade na versão “D” do Lotus 72 e ainda teve o projeto do Lotus 56B, o carro turbina, que tomou tempo demasiado de Colin Chapman. Com isso, Emerson Fittipaldi marcou apenas 16 pontos na temporada, com um segundo lugar na Áustria sendo seu melhor resultado, além de 2 terceiros e uma 5ª colocação.

 

Foi apenas em 1972 que a rivalidade entre o brasileiro e o escocês tomou contornos de confronto direto. Jackie Stewart era o bi campeão do mundo, o melhor piloto do grid, o homem a ser batido e que estava ao volante do melhor carro da temporada anterior. Emerson Fittipaldi era um jovem, em sua pouca quilometragem de apenas 17 GPs na categoria, que tinha um carro rápido, mas problemático.

 

Ken Tyrrell (1ºesq) e Jackie no carro. A Tyrrell era favorita para a temporada de 1972. O carro novo era ainda melhor que o de 71.

 

A temporada começou com Stewart vencendo na Argentina, e Fittipaldi colecionando mais um abandono por quebra da suspensão, que viria a quebrar também no GP extra-oficial do Brasil, uma semana depois. Só que Emerson Fittipaldi e a equipe descobriram uma solução para o problema,com uma nova junta na suspensão e assim, as quebras pararam... e os resultados vieram!

 

Com o 2º lugar na África do Sul e a vitória na Espanha, Emerson tinha os mesmos 15 pontos de Denny Hulme, contra 9 de Jackie Stewart, que não pontuara nas duas provas. Mas foi durante o dilúvio do GP de Mônaco que Jackie Stewart acusou o primeiro ‘baque’ diante do seu desafiante. Após a corrida, onde ele foi o 4º colocado e Emerson, com o 3º lugar, assumia a liderança do campeonato, o escocês não participou da corrida seguinte... com uma crise de úlcera! Os jornalistas da época diziam que a úlcera de Stewart tinha nome: Fittipaldi!

 

Depois de um começo complicado, a Lotus resolveu o problema crônico da suspensão e assim, pode lutar pelas vitórias.

 

Emerson Fittipaldi venceu o GP da Bélgica, mas as duas corridas seguintes – França e Inglaterra – foram uma disputa palmo a palmo na pista, com Stewart vencendo a primeira e Fittipaldi a segunda, com o oponente direto na colocação abaixo.

 

Esta foto acima correu o mundo em 1972. O maior de todos (Stewart) e o desafiante (Fittipaldi) frente a frente.

 

Nas 5 corridas seguintes os dois conquistaram duas vitórias, cada, e três provas sem marcar pontos. Emerson Fittipaldi foi campeão do mundo com duas corridas de antecedência ao final do campeonato, vencendo o GP da Itália. No total das 12 corridas da temporada daquele ano, Emerson Fittipaldi venceu 5, Jackie Stewart venceu 4!

 

Em 1973, Emerson Fittipaldi e a sua Lotus 72D começaram o ano praticamente imbatíveis, com o brasileiro conquistando 3 vitórias nas quatro primeiras corridas disputadas, mas nas seis primeiras corridas do campeonato, a exceção do GP da Espanha, os dois estiveram no pódio e havia uma divisão entre os dois, com três vitórias para cada um e Emerson Fittipaldi liderava o campeonato por 41 a 37 à frente de Jackie Stewart.

 

Em 1973, as coisas pareciam estar mais favoráveis à Lotus e à Fittipaldi. Mas no meio da temporada, as coisas se complicaram.

 

Só que, depois disso, Emerson Fittipaldi colecionou uma série de problemas mecânicos, abandonando 5 das seis provas seguintes, dando assim, chance para Jackie Stewart abrir uma boa vantagem na pontuação e Ronnie Peterson, contratado por Colin Chapman como segundo piloto para fazer frente a François Cevert, segundo piloto da Tyrrell, crescer dentro da equipe Lotus.

 

O campeonato chegou ao GP da Itália com Jackie Stewart com 66 pontos contra 42 de Emerson Fittipaldi e 34 de Ronnie Peterson. Emerson precisava vencer para continuar com chances no campeonato e as Lotus partiram na frente, mas ao contrário do que foi feito no GP anterior, na Áustria, quando Ronnie Peterson recebeu uma placa dos boxes para abrir caminho para uma vitória de Emerson Fittipaldi (que quebrou faltando 6 voltas para o final, quando lidarava), desta vez Colin Chapman não deu a ordem de box.

 

Apesar de algumas discussões (foto anterior) o respeito e a camaradagem imperavam na relação entre os dois campeões.

 

Peterson liderou de ponta a ponta, resistindo aos ataques de Emerson, que ao ver que teria que ganhar “no braço”, foi pra cima do sueco. Stewart teve um pneu furado na 8ª volta, mas fez uma recuperação brilhante, terminando a corrida em 4º lugar, com a ajuda de Cevert, que abriu caminho para ele, e assim, o escocês conquistava seu tricampeonato.

 

Emerson, ao contrário dos pilotos de hoje em dia, ao invés de brigar dentro do time, e querer barrar o segundo piloto, saiu ele mesmo da equipe, indo para a McLaren em 1974 e dando à equipe de Teddy Meyer o primeiro de seus títulos. Como drama final, naquela que seria a 100ª corrida de Jackie Stewart, nos EUA, em Watkins Glen, François Cevert sofre o acidente que tirou-lhe a vida. A Tyrrell se retira da corrida e Stewart abandona a Fórmula 1.

 

 

Emerson Fittipaldi e Jackie Stewart continuam amigos, respeitados e protagonistas, mesmo passados 40 anos do embate entre eles. 

 

Em dois anos de confronto direto, foram 9 vitórias de Jackie Stewart e 8 de Emerson Fittipaldi em 27 corridas disputadas. Um título para cada um e uma amizade e respeito que se consolidou naqueles anos e que dura até os dias de hoje, sem que um chamasse o outro de Rato e o outro chamasse “o um” de vesgo (Stewart era vesgo).

 

Está aí uma estória de verdade, que entrou para a história e que daria um filme fantástico, sem mentiras e com dois campeões do mundo que não precisaram de “fatalidades” para se consagrar, de “filmecos” para aumentar seus feitos ou de narradores e comentaristas para endeusá-los.

 

Abraços,

 

Maurício Paiva

 

 

 

 

Last Updated ( Monday, 14 October 2013 23:33 )