Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
NdG - Piloto Benemérito 2013 - 500 Km de Interlagos PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 16 September 2013 02:54

 

O dia 8 de setembro de 2013 foi um domingo para entrar para a história do automobilismo brasileiro.

 

O Autódromo Internacional José Carlos Pace, o autódromo de Interlagos foi não apenas palco da 29ª edição dos 500 Km de Interlagos, foi o encontro do passado com o presente, foi uma chance presenciar a história viva.

 

A programação dos eventos da manhã trazia o resgate da histórica “largada Le Mans”, que foi feita pela primeira vez no Brasil em 1956, nas Mil Milhas Brasileiras, com os pilotos convidados – aqueles que por anos, décadas, percorreram as retas e curvas, subidas e descidas dos quase 8 Km do traçado original tendo a oportunidade de acelerar nos atuais 4309 metros do reformado traçado do autódromo que tanto agrada os atuais pilotos da Fórmula 1.

 

O diretor de prova dos 500 Km fazendo o 'briefing' com os pilotos históricos antes da largada "Le Mans".

 

Apesar de não ter uma transmissão de televisão em canal aberto ao público, o evento foi divulgado pelo que hoje é o processo mais democrático de difusão de imagens, sons e informação: a internet!

 

O programa “Acelera Motor”, apresentado por Marcelo Zebra, passou a ser transmitido pela BAND INTERNACIONAL, ou seja, nossa corrida, a marca Acelera Motor, todos os participantes e patrocinadores dos 500 Km de Interlagos, foram exibidos mundialmente em todos os países e continente, com as imagens dos 500 Km de Interlagos indo para os Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Venezuela, Uruguai, África, Oriente e Europa.

 

Foto oficial na pista com todos os pilotos que participaram da largada "Le Mans" histórica.

 

Esta ação significou que milhões de pessoas tem e terão acesso ao nosso “Brasil Automobilistico”, fazendo com que esta edição 2013 seja a de maior divulgação da história dos 500 Km de Interlagos, com os acessos às imagens já tendo ultrapassado mais de meio milhão de acessos.

 

Piloto Benemérito: uma criação da CBA.

 

No ano de 2006, o ex-presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Dr. Paulo Scaglione, propôs e conseguiu levar adiante homenagear – ainda em vida – os pilotos (e pilotas, caso de Graziela Fernandes) que escreveram combustível, suor, talento e borracha a história do automobilismo brasileiro. Na época, 30 foram agraciados com o título vitalício de Piloto Benemérito.

 

Largada "Le Mans": Com os pilotos históricos dentro dos carros, os proprietários e alguns jornalistas cruzaram a pista para a partida.

 

Após algumas novas homenagens nos anos posteriores até 2009/2010, já na gestão do atual presidente, Sr. Cleyton Pinteiro. Durante um período posterior a este, as homenagens à novos pilotos beneméritos ficou por um certo tempo sem ter novos homenageados.

 

Nascido em 2008, o Projeto Nobres do Grid, começou um trabalho de resgate, preservação e divulgação da história do automobilismo brasileiro e seus protagonistas. Com o crescimento dos efeitos decorrentes desta divulgação, com a história dos pilotos que compõem a “Galeria de Heróis”, a mais importante seção do site que foi criado para ser o veículo de divulgação do projeto ultrapassando as fronteiras do país (o site tem quase 30% de acessos vindos do exterior), era hora de fazer um pouco mais.

 

Homenageados e diversos Nobres do Grid reuniram-se em frente ao box #4 para a cerimônia do Piloto Benemérito.

 

Após um levantamento realizado no início de 2013, após termos encaminhado e conseguido a obtenção do título de Piloto Benemérito para Luiz Evandro “Águia” de Campos, foi apresentado um projeto ao Presidente da CBA e ao Diretor de Marketing da entidade, Sr. Paulo de Melo Gomes para que as homenagens e entrega de títulos de Piloto Benemérito fossem retomadas e após uma série de reuniões entre representantes da CBA e do Projeto dos Nobres do Grid, foi decidido que, em um momento inicial, 11 pilotos receberiam este prêmio por suas carreiras e pela sua contribuição ao automobilismo nacional. Faltava definir como e quando isto seria feito.

 

Nada mais justo, mais lógico e mais apropriado do que fazer esta premiação em um dos eventos mais tradicionais como os 500 Km de Interlagos para que esta homenagem, este reconhecimento acontecesse.

 

Toda a mídia presente no autódromo registrou o momento da cerimônia de entrega dos títulos de Piloto Benemérito.

 

Após completar as voltas programadas na pista e o retornar para os boxes, era chegada a hora de resgatar mais um pouco e homenagear estes nobres pilotos que tanto fizeram pelo nosso automobilismo:

 

Completamente tomados pela emoção de ter andado na pista depois de tantos anos depois de ter parado de competir, Angi Munhoz, Carol Figueiredo, Emilio Zambello, Fritz Jordan, Geraldo Meirelles, Luiz Fernando Terra Smith e Vinícius Losacco (foram ainda agraciados os Nobres do Grid Jayme Silva, Ludovino Perez Junior, Totó Porto e Wilson Fittipaldi Junior, que não puderam comparecer por problemas de saúde – pessoais ou na família – e por compromissos profissionais fora da cidade).

 

Do alto para baixo: Angi Munhoz; Fritz Jordan; Carol Figueiredo; Emilio Zambello; Geraldo Meirelles; Luiz Fernando Terra Smith e Vinícius Losacco.

 

O Diretor de Marketing da CBA, Paulo de Melo Gomes, abriu a cerimônia com um agradecimento à todos os pilotos ali presentes, aos pilotos que foram prestigiar a festividade e à imprensa que registrou o momento (mais de 20 fotógrafos, duas revistas especializadas e duas emissoras de TV gravaram as imagens da cerimônia realizada em frente aos boxes), reafirmando a importância do trabalho de preservação e divulgação da história do automobilismo brasileiro, que construiu um nome perante à comunidade internacional e que deve muito aos homenageados ali presentes e reafirmou o compromisso da CBA para com todos os Pilotos Beneméritos em mantê-los em mais alta estima dentro do seio da entidade e perante o público.

 

O agradecimento por parte dos homenageados coube ao decano Emilio Zambello, Presidente do Automóvel Clube Paulista, que fez questão de reafirmar que a cada vez que ele retorna à Interlagos, e que conhece cada centímetro daquele lugar desde os anos 50, quando não havia sequer arquibancadas, a emoção de estar ali é a mesma e cresce a cada vez que ouve os motores serem ligados. Que naquele dia, andando novamente, voltara no tempo, aos seus tempos de piloto, e que poder ser homenageado ali, no autódromo, com seus companheiros de pista, é algo para marcar seus mais de 80 anos de vida.

 

A enorme quantidade de pilotos já agraciados com o título de Piloto Benemérito que estiveram presentes em Interlagos demonstra a força que projetos como o Nobres do Grid, os 500 Km de Interlagos e o Velocult tem feito com que os homens e mulheres que escreveram esta história de glória permaneça viva.

 

Barbara e Carlo Gancia, filhos do Nobre do Grid, Piero Gancia fizeram questão de registrar uma foto com o banner da cerimônia.

 

Foi um momento muito bonito ver pilotos como Luiz Fernando Terra Smith, que não havia estado em Interlagos há mais de 40 anos, tendo seus olhos brilhando como os de um menino quando sentou ao volante de um Renault R8 para percorrer as voltas na pista, tendo ainda a oportunidade de levar sua esposa ao lado.

 

O que dizer então de Fritz Jordan, que veio dos Estados Unidos, onde reside há vários anos, especialmente para receber esta homenagem. Ele também fazia algumas décadas que não retornava ao templo do nosso automobilismo.

 

Foi um encontro de gerações. Os filhos do eterno Nobre do Grid, Piero Gancia, que por tantos pilotou e foi dono de equipe – Jolly-Gancia – estiveram em Interlagos. Carlo, que mora em Mônaco e sua irmã Barbara Gancia, jornalista renomada, fizeram questão de comparecer ao evento, que ainda reservaria uma surpresa.

 

Um momento de grande emoção: Alexandre Fernandes, neto do Nobre do Grid Marivaldo Fernandes, encontra Emílio Zambello.

 

Entramos em contato com a família do eterno Nobre do Grid, Marivaldo Fernandes, e um de seus netos – Alexandre – compareceu e arrancou aplausos de todos os presentes quando foi apresentado ao público. Marivaldo, que também pilotou na Jolly-Gancia, para Emílio Zambello, deve ter ficado muito feliz ao ver seu neto sendo recebido como um membro da família pelo patriarca e Nobre do Grid, Emílio Zambello.

 

No encerramento da cerimônia, o editor chefe do site dos Nobres do Grid, Flávio Pinheiro, agradeceu a presença de todos os pilotos, fãs e colegas de imprensa e equipe do site presente ao evento (Ciro Margoni – Relações Públicas; Walter Hahn Jr – Colunista SP; Fabiano Esteves – Colunista RJ; e Reginaldo Vitullo – Pesquisador) reiterando, de público, o compromisso do Projeto dos Nobres do Grid de continuar buscando o reconhecimento dos feitos destes pilotos e trabalhar junto às assessorias de imprensa e promotores de eventos automobilísticos nacionais para que, conforme foi determinado pela Confederação Brasileira de Automobilismo, todos os Pilotos Beneméritos tenham livre acesso às dependências de todos os autódromos nacionais em eventos nacionais, promovidos por organizadores brasileiros.

 

Reginaldo Leme, comentarista de automobilismo da Rede Globo e do Sportv esteve presente para prestigiar o evento conjunto.

 

Que os Nobres do Grid, os pilotos que escreveram a nossa história nas pistas, vivam para sempre!

 

Entre as ausências sentidas, Ludovino Perez, que não ia a Interlagos desde 1967, estava animadíssimo para ir ao evento. Contudo, um acidente (ele caiu e fraturou o femur) enquanto fazia uma corrida dois dias antes o impediram de ir.

 

 

Mas como Nobre do Grid tem todas as prerrogativas do mundo, na segunda-feira fomos até o hospital Albert Einstein levar o diploma e a credencial mais do que merecida. 'seu' Ludovino fez questão de registrar o momento!

 

Grande abraço a todos,

 

Equipe de Edição

 

 

 

 

 

 

 

 

Last Updated ( Friday, 07 February 2014 12:25 )