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Últimos testes em Iowa e vem aí o início da era híbrida na IndyCar Series PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 01 July 2024 00:14

Olá amigos leitores,

 

A hora finalmente chegou! Depois de alguns anos de estudos, idas e vindas, testes e mais testes, no próximo final de semana o circuito misto permanente de Mid-Ohio Sports Car vai receber a primeira corrida com os carros da NTT IndyCar Series equipados com os motores Chevy e Honda híbridos.

 

Neste último final de semana tivemos os últimos testes com os motores utilizando o Iowa Speedway, dando aos pilotos e equipes uma última chance de aprender mais sobre seus novos motores híbridos, a aderência do oval de 0,875 milhas recém-pavimentado e como ambos interagem antes da rodada dupla da categoria de 13 a 14 de julho na pista, que acontecerá logo em seguida à prova de Mid-Ohio.

 

A IndyCar estruturou o teste para usar dois carros pela manhã para percorrer uma série de saídas de apuração de fatos lideradas por Pato O'Ward e Colton Herta. Com uma hora reservada para a série, os ex-companheiros de equipe do Indy NXT estavam prontos para testar três configurações diferentes de downforce e relatar à categoria os pontos positivos e negativos de cada configuração.

 

 

Com 27 carros programados para teste, a série também reunirá informações generalizadas sobre como o uso de seu novo sistema de recuperação de energia (ERS) em seu circuito mais rápido — em termos de tempos de volta, que estiveram na faixa alta de 17 segundos na qualificação — é utilizado por suas equipes. Devido às constantes curvas e ultrapassagens, os pilotos estarão muito mais ocupados do que em qualquer outra pista, o que pode limitar sua capacidade de gerenciar o tráfego, o manuseio do carro e a coleta e implantação ativa de energia.

 

Os hábitos de uso do ERS serão capturados pela IndyCar Series, que deu aos pilotos uma implantação máxima de energia por volta de 105 quilojoules de potência por volta, além dos mais de 700 hp gerados pelos motores de combustão interna V6 biturbo de 2,2 litros feitos pela Chevy e Honda, e 30 NM de torque contribuídos pela unidade do motor gerador.

 

 

A IndyCar também informou suas equipes sobre a necessidade de pesar cada carro nas balanças de inspeção técnica, menos combustível, piloto, lastro de equivalência de piloto e garrafa de bebida, para estabelecer um peso mínimo para os 27 Dallara DW12s híbridos e derivar uma média que será usada como o novo mínimo de especificação híbrida a partir da corrida de Mid-Ohio de 5 a 7 de julho, onde a nova era híbrida da IndyCar será lançada.

 

 

As equipes foram informadas para antecipar um peso mínimo híbrido final que esteja entre 100-105 libras acima do mínimo de especificação de circuitos de rua ou mistos não híbrida de 1.680 libras usado na corrida do último fim de semana em Laguna Seca. O novo peso mínimo também mudará o mínimo de speedway pré-híbrido de 1.635 libras e o mínimo oval curto de 1.670 libras.

 

Colton Herta foi o piloto mais rápido durante o teste. O piloto da Andretti Global fez um melhor tempo não oficial de 16.954s ao redor do oval de 0,875 milhas, que recentemente passou por uma repavimentação nas curvas. Ele se compara favoravelmente ao tempo da pole de 17.725s definido no ano passado por Will Power da Team Penske na superfície antiga e em um carro não híbrido que pesava aproximadamente 100 libras a menos.

 

 

Em segundo lugar no dia nublado que teve uma interrupção à tarde pela chuva estava Scott McLaughlin, da Penske, (16.971s), seguido por Marcus Ericsson da Andretti (17.008s), Graham Rahal da RLL (17.022s), Pato O'Ward da McLaren (17.055s) e Scott Dixon da Chip Ganassi (17.103s). O atual vencedor da corrida Josef Newgarden fez um leve contato com o muro na parte da tarde em sua entrada Penske, e Pietro Fittipaldi da RLL também bateu no muro com uma pancada mais forte. Romain Grosjean da Juncos Hollinger Racing também acertou o muro, e o dia difícil para a Penske continuou quando Power bateu. O feedback de alguns pilotos apontou para o surgimento de uma única faixa para uso na parte inferior da pista, mas havia otimismo de que o próximo fim de semana de rodada dupla Hy-Vee oferecerá mais corridas excelentes.

 

Sobre a temporada 2025

Como prometi, vou comentar as mudanças para o calendário de 2025 da NTT IndyCar Series, que terá novamente 17 corridas, sem adições ou exclusões, nos locais de 2024. A diferença é que a permanência do The Thermal Club, de tantas polêmicas após sua realização, será como um evento padrão, com a pontuação a ser distribuída normalmente como nas demais etapas do ano, exceção feita à Indy500. Outra diferença estará na duração total do campeonato: 1 semana mais curto.

 

 

O campeonato encurtado de 182 dias tira uma semana do calendário atual, que começa uma semana antes em 2 de março em St. Petersburg e termina duas semanas antes no sábado, 31 de agosto, no Nashville Speedway. O término mais cedo do que o normal é resultado de sua nova parceria de TV com a FOX, que exibe a 17ª e última corrida da IndyCar em Nashville e passa diretamente para sua cobertura da temporada da NFL no fim de semana seguinte.

 

Enquanto o calendário da IndyCar de 2024 tem sido um assunto punitivo para as equipes da IndyCar, com a categoria sendo forçada a encher seu calendário em ambos os lados de um intervalo de três semanas na televisão enquanto a NBC transmite as Olimpíadas, a mudança para a FOX deu à IndyCar a oportunidade de restaurar um equilíbrio mais amigável ao seu campeonato.

 

As corridas de março a junho tem um espaçamento maior — possivelmente muito antes da corrida do Barber Motorsports Park em 4 de maio — e vê algumas mudanças, já que a World Wide Technology Raceway avança para 15 de junho e a Road America retorna à sua terceira posição na semana após a Indy em 22 de junho. A mudança da Road America levou a WeatherTech Raceway Laguna Seca para sua terceira posição diferente no calendário em três anos, indo para 27 de julho.

 

 

A IndyCar selecionou a segunda corrida de Milwaukee na programação deste ano para abrir caminho à elevação do The Thermal Club para a condição de sediar sua primeira corrida oficial de automóveis, e com a contagem pontos. Assim, a temporada de 17 corridas ficou dividida em quatro eventos de rua, sete circuitos mistos e seis ovais, com o Iowa Speedway sediando a única rodada dupla do ano. Assim como em 2024 após a perda do Texas Motor Speedway, o primeiro oval da temporada de 2025 acontecerá apenas na Indy500.

 

Vamos acelerar!

 

Sam Briggs

Fotos: site IndyCar Media

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Tuesday, 02 July 2024 10:23 )