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Stock em Mogi tem corrida atrasada e 3 vencedores. Stock Series foi espetacular PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 30 June 2024 23:51

E aê Galera... agora é comigo!

 

O final de semana tem armada a “tempestade perfeita”. Stock Car, Stock ex-Light, Porsche Gourmet e Fórmula Truck… antecedendo dois (DOIS) finais de semana sem corridas do calendário nacional, que só volta a ter corrida no final de semana 20-21 de julho, com a Turismo Nacional e o MBR. (D. Patroa já está planejando a viagem de férias da família), graças a bagunça do calendário nacional e a inércia do pizzaiolo lá do bairro da Glória.

 

Para “ajudar”, a Stock Car vai “pagar a dívida” da corrida que a chuva não deixou acontecer lá na pista de track day em março. Assim, teremos 3 corridas da Stock Car, sendo 2 de 50 minutos e uma de 30 minutos. A Stock ex-Light terá suas três corridas (tudo isso contando que não chova demais no final de semana). Junto com isso tem as 4 corridas da Porsche Gourmet e mais a Fórmula Truck. Antes que a Chica da Silva, Rainha da Bahia vá parar no hospital fazer companhia pro marido (Melhoras pra ele, Chica!), combinei com ela que a coluna desta semana vai ser focada na pista de track day de Mogi-Guaçu e na primeira semana de julho falo sobre a Porsche Gourmet e a Fórmula Truck. Agora vamos falar de corrida.

 

Stock Car

A corrida do pagamento da dívida foi na sexta-feira à tarde. Como sou um trabalhador e estava no batente, só deu pra ver a corrida no sábado pelo youtube com a narração santa e poderosa do Filho do Deus do Egito, com os comentários do Zé Goteira e as intromissões do Chucky, o brinquedo assassino e coçador de bolas ao vivo na TV. Na pista, a filha do Datena fazia as entrevistas.

 

 

A pole position era de Daniel Serra e ao seu lado estava Felipe Baptista pra puxarem os 28 carros do grid. Meu piloto, o Zezinho, largava na P23. Pra deixar a coisa na tensão, estava ameaçando chuva pra desmanchar os carros de açúcar. Volta de apresentação, todo mundo arrumadinho e o CASETTA (sim, esse é o sobrenome do diretor de prova...) apagou as vermelhas e deu a largada. Daniel Serra deu aula pro grid e tomou a ponta sem problemas, seguido de Felipe Baptista e mais pra trás, ninguém era de ninguém. Ricardo Mauricio segurou o Decano Barrichello e segurou a P3. Felipe Baptista foi pra pressão em cima de Daniel Serra. Com a nova regra de push nutella o pessoal conseguia passar onde não se passa na pista de track day. Meu piloto não tava legal e nem aparecia entre os 25 (custava colocar mais 3 linhas na apresentação?). Na volta 5 o líder do campeonato, Raphael Suzuki, ficou lento e parou. O CASETTA botou pra fora o Safety Car e o carro do japonês voltou a funcionar, mas veio lento pro box. Bandeira verde na volta 8 e a fila indiana passou na reta e os boxes foram abertos para as paradas obrigatórias. Os 3 primeiros abriram um pouco para o Decano Barrichello que abriu um pouco para o pelotão que vinha atrás de Ricardo Zonta... até Felipe Baptista errar o ataque sobre Daniel Serra, passar na grama e preder a P2 pra Ricardo Mauricio. Thiago Camilo usou o push nutella na relargada e como isso é proibido ele tomou um “drive Thru” sem milk-shake, mas os ‘comissacos’ voltaram atrás e veio o protesto da equipe. Ficou de ser decidido depois da prova. Na volta 13 Felipe Baptista e o Decano Barrichello pararam. Só 6 pilotos ainda não tinham parado. O Decano Barrichello errou no retorno e tomou de Ricardo Zonta e Bruno Baptista. Ricardo Mauricio parou uma volta depois de Felipe Baptista e tomou o “undercut”. Daniel Serra parou na volta seguinte e voltou na frente por muito pouco de Felipe Baptista, que foi pro ataque em cima do tricampeão com os dois empurrados por push nutella. Depois das paradas, Daniel Serra, Felipe Baptista e Ricardo Mauricio tinham uma boa vantagem para o Macarroni, o P4. Meu piloto era o P19. Lucas Kohl parou na grama na volta 19 e o CASETTA demorou pra botar pra fora o Safety Car. Juntou todo mundo pro final da corrida. Felipe Baptista veio junto com Daniel Serra e Ricardo Maurício segurava o Macarroni. Felipe Baptista foi pra grama no mesmo lugar que o fez perder a P2 na primeira metade da prova, mas dessa vez conseguiu segurar a posição. As brigas pelas outras posições vinham arrancando retrovisores, trocando tintas e capinando a grama. Ricardo Zonta tomou a posição do Macarroni, que foi despencando e insistiu em ficar na pista com a suspensão traseira quebrada até rodar na reta abrindo a última volta. Daniel Serra venceu de ponta a ponta e foi o 8° vencedor em 8 corridas., com Felipe Baptista na P2 e Ricardo Mauricio na P3.

 

Sabadão à tarde e fomos pra corrida Sprint, agora com a inversão dos 12 primeiros do grid, que não foi com a narração do melhor do Brasil, meu camarada, o Sinestro, mas com a poderosa e celestial narração do Filho do Deus do Egito, com os comentários do Zé Goteira e as intromissões do Chucky, o brinquedo assassino e coçador de bolas ao vivo na TV. Na pista, a filha do Datena fazendo as entrevistas.

 

 

Com a inversão dos 12 primeiros do grid, a primeira fila tinha o Macarroni largando na pole e tendo a seu lado Thiago Camilo pra puxarem o grid com os 28 carros. Meu piloto, o Zezinho, largava na P26. Volta de apresentação completada, pilotos entrando na reta dois a dois e o CASETTA deu a largada. O macarroni não deu moleza e fez a largada certinha, mantendo a ponta e deixando Thiago Camilo na P2. Rafael Suzuki era atacado por fora por Bobby Filho. E depois vinha o enrosco geral. Bobby Filho foi capinar grama e o japonês ficou com a P3. Rodaram Gabriel Casagrande e Allam Khodair comprou pronto. Meu piloto fez uma primeira volta fantástica (o advérbio não era bem esse...) e fechou a primeira volta na P21. Gaetano di Mauro veio pra cima de Rafael Suzuki, mas tomou o troco. Thiago Camilo foi com fome demais sobre o prato do Macarroni, saiu mal da curva e caiu da P2 pra P4 e em seguida pra P5, perdendo também pra Bobby Filho. Depois de 4 voltas a fervura deu uma baixada. Na volta 7 os boxes foram abertos para as paradas obrigatórias. Os 5 primeiros abriram de Felipe Baptista, que tomava pressão de Cesar Ramos. Ninguém dos 7 primeiros entrou na primeira passagem. Destes, o primeiro foi Cesar Ramos. Gaetano di Mauro foi por fora nas curvas 1 e 2 pra tomar a P2. Bobby Filho atacou também e pegou a P3. Thiago Camilo e Felipe Baptista pararam na volta seguinte. Gaetano di Mauro entrou e Rafael Suzuki veio com ele. O problema é que Rafa Teixeira, retardatário, estava entre eles e freou com mais força na redução de velocidade. O japonês encheu a traseira do retardatário e tomou um bom prejuízo. Mais uma volta e pararam nos boxes Macarroni e Bobby Filho. Entolaram o espaguete e o Macarroni perdeu a liderança, que agora era de Gaetano di Mauro depois de todos pararem, seguido de Bobby Filho, Thiago Camilo, Guilherme Salas e Macarroni, que não demorou pra ganhar a P4. Gaetano di Mauro abriu uma distância segura para Bobby Filho, que estava a salvo de Thiago Camilo e os três foram para o pódio. Segunda vitória de Gaetano di Mauro na temporada, o primeiro a repetir o topo do pódio em 2024. Meu piloto mandou bem e terminou na P17.

 

No domingo tivemos a corrida longa, com 50 minutos. Dessa vez, sim, com a narração do melhor do Brasil para fazer corridas (só a Band não vê isso), meu camarada, o Sinestro, que teve a volumosa presença do mais apadrinhado dos apadrinhados (sei quem é teu sogro), o Prosdócimo, que foi um programa de jornada dupla, uma vez que pela manhã a dupla estava na transmissão da Porsche Gourmet, sobre a qual eu vou falar na próxima semana.

 

 

A pole position era de Julio Campos e tinha ao seu lado Enzo Elias pra puxarem os 28 carros do grid... 27 na verdade porque Rafael Suzuki não saiu dos boxes. Volta de apresentação, todo mundo entrando lado a lado pra minireta e o CASETTA apagou as luzes e deu a largada. Julio Campos segurou a ponta e foi seguido por Enzo Elias e Gabriel Casagrande (ou seria Bortoleto, Caprichoso). Nenhum enrosco mais sério e Guilherme Salas vinha apertando Gabriel Casagrande. Na volta 4 Suzuki saiu dos boxes. Ninguém passava ninguém entre os 10 primeiros e na volta 7 os boxes foram abertos para as paradas obrigatórias. As paradas iam rolando mas nada dos 5 primeiros pararem. Na volta 13 entraram Gabriel Casagrande e Guilherme Salas. Os dois saíram sem trocar posição entre eles. Julio Campos entrou na volta 14 e saiu na frente de Gabriel Casagrande. Enzo Elias parou na volta seguinte e voltou na frente de Gabriel Casagrande. Quem ganhou posição foi Felipe Baptista, que ganhou a P6, mas ele e César Ramos perderam para Bruno Baptista. A briga ficou feroz entre os pilotos da P2 a P6 e com isso Julio Campos se deu muito bem. Felipe Baptista passou seu não-parente Bruno Baptista e ganhou a P5 na melhor briga da corrida. Mesmo com a briga, Enzo Elias vinha puxando a fila pra cima de Julio Campos e como faltavam 22 minutos de corrida, estava tudo aberto para a disputa. Felipe Baptista foi rápido e tomou a P4 de Guilherme Salas. Duas voltas depois a vítima foi Gabriel Casagrande e Felipe Baptista tomou a P3. Julio Campos vinha controlando Enzo Elias e mantendo 2s de vantagem enquanto Felipe Baptista não conseguia chegar pra tentar a P2 faltando 5 minutos de corrida. Julio Campos se junta ao rol dos vencedores da temporada 2024, o 9º diferente em 10 corridas. Enzo Elias e Felipe Baptista completaram o pódio. 

 

Stock Series

Depois do almoço (aqui em casa e lá na pista de track day de Mogi-Guaçu) tivemos a primeira das três corridas da Stock ex-Light com seus pilotos postulantes ao título, com os coadjuvantes e no final da fila, a água de salscha. As transmissões eu vi pelo youtube com a poderosa e celestial narração do Filho do Deus do Egito, com os comentários do Zé Goteira e as intromissões do Chucky, o brinquedo assassino e coçador de bolas ao vivo na TV. Na pista, a filha do Datena fazendo as entrevistas.

 

 

A pole position era do Raio Gama, o incrível Hulk da categoria e favorito na disputa do título. Ao seu lado estava Enzo Bedani para puxarem os 13 pilotos do grid. Volta de apresentação completada, carros lado a lado entrando na reta e o CASETTA (o diretor de provas...) deu a largada. O Raio Gama manteve a ponta e abriu de Enzo Bedani. Guto Rotta tentou uma manobra por fora, mas deu errado. Vinicius Papareli queimou a largada e no miolo Guto Rotta foi espremido, tocado por Bruna Tomaseli, e rodou. Frigotto Frigotto er o P3, segurando o punido Vinícius Papareli e Felipe Bartz. Papareli foi tomar aquele “drive-Thru” sem milk-shake e Felipe Bartz assumiu a P4. Como a Stock ex-Light tem a antiga regra do push nutella, onde só vale a pena tentar na reta, ultrapassar era complicado, mas Bruna Tomaseli passou por Alfredo Ibiapina. A briga pela P3 estava ficando boa, com Mathias de Valle fazendo voltas mais rápidas. Guto Rotta vinha se recuperando e a disputa pela P3 pegou fogo nos 10 minutos finais. Na frente, o Raio Gama não conseguia fugir de Enzo Bedani, mas o P2 também não conseguia atacar. Mathes de Valle foi pra cima e tomou a P4 do sobrinho-herdeiro. Fulminando todo mundo, o Raio Gama venceu mais uma rumo ao título. Enzo Bedani ficou na P2 e Gustavo Frigotto suou o macacão para não ser superado por Mathias de Valle e terminar na P3.

 

 

Na manhã do domingo tivemos as corridas 2 e 3 na sequência. Para a corrida 2 a pole position era de Enzo Bedani, tendo a seu lado o Raio Gama pra puxarem o grid com os 12 pilotos e a água de salsicha. O CASETTA (o diretor de prova...) deu uma largada nutella, com os pilotos atrás do Safety Car. Foram 3 voltas de procissão até termos a bandeira verde. O Raio Gama foi pra cima de Enzo Bedani, meteu por fora na curva 1 e quase o raio sai pela culatra... Bedani manteve a ponta e sem ir pra grama o Raio Gama continuou na P2. Vinicius Papareli era o P3 e os três trocaram tinta na curva da mata! Deu BO e prejuízo para os três.

 

 

Sem ter nada a ver com isso, Guto Rotta se aproveitou e mesmo com tudo isso, Enzo Bedani segurou a ponta. Seguido de Guto Rotta e Vinícius Papareli. Mathias de Valle era o P4 e o Raio Gama caiu pra P5, mas logo tomou a P4. Só que ele perdeu muito terreno para os 3 primeiros. A briga pela ponta entre Enzo Bedani e Vinicius Papareli vinha quente e na curva da mata Papareli tomou a ponta. Na volta 9 o Raio Gama chegou nos 3 primeiros enquanto vinicius Papareli tentava fugir. Vinicius Papareli errou na curva 1 na volta 10 e Enzo Bedani recuperou a liderança. Guto Rotta foi fulminado pelo Raio Gama que foi pra P3. O final da minireta dos boxes não era ponto pra se tentar passar ninguém e Felipe Bartz chegou nos 4 da frente faltando 2 voltas pro final. A briga que era pra ter, não teve e Enzo Bedani venceu a corrida 2, seguido de Vinicius Papareli e do Raio Gama.

 

 

Pausa para uma água, um café, um “numero 1”, reabastecerem os carros e la fomos nós pra corrida 3, com a inversão nutella dos 8 primeiros. Com isso a pole position era de Bruna Tomaselli, tendo Alfredo Ibiapina ao seu lado para puxarem os sobreviventes (milagre, todos saíram dos boxes). Em uma largada nutella atrás do Safety Car. Alfredo Ibiapina ficou pra trás e perdeu a P2 com aparentes problemas, mas retomou o ritmo. Apesar da chuva fina, todos estavam de pneu slick e eram os mesmos da corrida 2. Vinicius Papareli foi para os boxes antes da saída do Safety Car no final da 2ª volta. O CASETTA deu a bandeira verde e já na curva 1 Mathias de Valle saiu de lado e perdeu a P2. Que ficou com Felipe Bartz. Guto Rotta era o P3. O Raio Gama veio com tudo e assumiu a P4. Estava todo mundo sofrendo com a falta de aderência e a líder saiu na grama no saca rolha, voltou e embolou a briga. A catarinense foi engolida e quem se deu bem foi o Raio Gama, que foi por dentro enquanto Felipe Bartz foi por fora com Bruna Tomaselli no meio. Fazendo a última curva pra entrar na minireta por fora, ele assumiu a ponta, com Guto Rotta na P3. Felipe Bartz escapou e foi superado por Guto Rotta e Bruna Tomaselli. Água de salsicha quis engrossar e tomou um chega pra lá de Mathias de Valle. Com pneus de chuva, Vinícius Papareli vinha voando, mas estava muito atrás. Água de salsicha não conseguia se manter na pista, mas tinha mais gente rodando lá pra trás. Bruna Tomaselli tentou ganhar a P3 por fora e rodou na curva 2 que recebeu muita gente passeando. Guto Rotta vinha atacando pela liderança. A garoa diminuiu e a tentativa de Vinicius Papareli deu em nada. Guto Rotta tomou 5s de punição por tocar em Felipe Bartz e este 5s por tocar em Bruna Tomaselli.

 

 

Guto Rotta tomou a ponta (na pista) na volta 8, com o Raio Gama avisado pelo rádio pra não brigar pela posição. Quem vinha chegando era Enzo Bedani, que fugiu das confusões, assumiu a P3 e foi pra cima do Raio Gama, que fez o saca rolha pela grama. Os dois bateram forte na curva 1 e o CASETTA botou pra fora o Safety Car. Pro Raio Gama a corrida acabou e a água de salsicha foi pra grama até com Safety Car. Enzo Bedani voltou na P6. Os 3 primeiros eram Guto Rotta, Felipe Bartz e Erick Schotten. Só que os 2 primeiros tinham 5s de punição. Na relargada, Guto Rotta passou reto, voltou na P4, e Mathias de Valle rodou na curva 1. Gustavo Frigotto assumiu a P3 e Enzo Bedani tomou 20s pelo acidente com o Raio Gama. Com as punições, Erick Schotten venceu sua primeira corrida na categoria. Gustavo Frigotto foi o P2 e Felipe Bartz ainda salvou a P3, mesmo punido.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- Temos que aplaudir de pé a capacidade do trio que transmite a F1 na Band em falar bobagens (o advérbio não era bem esse...) e se acharem que isso é uma reclamação, no tempo dos canais globêsticos (a segunda vogal não era bem essa...) não tinha F2, não tinha F3, não tinha pré-hora Caras, não tinha pódio... era muito pior, mesmo eles tendo vindo praticamente todos de lá.

- Vendo treino da corrida Sprint, o Dr. Smith chamou atenção dos telespectadores e de seus colegas na transmissão para o “movimento intenso na parte traseira dianteira” do carro do Fugitivo da FEBEM.

- Mas a melhor desse treino foi quando o Caprichoso assumiu na transmissão que “é burro e não entende nada”... quem dera fossem palavras sinceras e ele simplesmente pedisse pra sair e fosse narrar os jogos da segunda divisão do Rio de Janeiro.

- Nos treinos antes de descongelarem o Matuzaleme, tivemos a volta do Mr. Burns após seu período de convalescência e no treino da Sprint, salvou a transmissão e ainda foi simpático e elegante com o Caprichoso e com o Dr. Smith.

- Já o Dr. Smith... mais uma vez mostrou que não sabe mesmo nada sobre Fórmula 1, nem depois de ter pilotado um carro da categoria alguns dias atrás. Durante uma volta rápida do Neguim, ele falou que o piloto da Mercedes errou. E alguns segundos depois, apareceu que o piloto tinha feito o setor roxo. Não cansa de passar vergonha! Devia ir pra boleia de seu caminhão.

- Que o Dr. Smith não entende o básico de inglês e “perde os rádios”, mas quando o Fugitivo da FEBEM falou que estava tendo problema de “clipping”, os 2 neurônios do Dr. Smith travaram. Ele foi olhar no Google Translator e não achou algo aceitável e ficou dando voltas até a Cadeiruda descobrir o que era.

- Ficou evidente que Ivan, o Terrível, é leitor da minha coluna e aprendeu que a velocidade que aparece na informação de treinos e corrida está em METROS por segundo e não MILHAS por segundo.

- Juro que eu pagava um bom dinheiro pra ver o festival de inutilidades que deve ter naquelas “colas” do Dr, Smith e do Matuzaleme quando eles aparecem com elas nas mãos no estúdio antes dos treinos e corridas.

- Dessa vez não tivemos a participação do Filho do Dragão na transmissão. A Cadeiruda resolveu dar uma visibilidade para Gabriel Bortoleto, vencedor da corrida da F2 algumas horas antes e que o Caprichoso quase chamou de Gabriel Casagrande. Minha gargalhada acordou os vizinhos que ainda dormiam.

- Enquanto a Cadeiruda circulava com seu piloto-muleta pelo grid, ouvíamos ao fundo música clássica de compositores austríacos como Mozart e Schubert. Evidente mente que os pouco cultos da transmissão não se arriscaram a falar do assunto. Aqui no Brasil, se forem imitar, que não inventem de por “fanque” nacional.

- Matuzaleme resolveu falar sobre os traçados do circuito austríaco de hoje e do passado e, depois de um lapso de silêncio, usando seu ábaco, calculou que o traçado original (5,9km) tinha quase o dobro do atual (4,3km)... quanta precisão.

- A melhor durante a corrida foi quando o Dr. Smith ficou completamente perdido com uma sequência de rádios, inventou um monte de bobagens (o advérbio não era bem esse...) e logo em seguida a Cadeiruda traduziu tudo do jeito certo ferrando (o verbo não era bem esse...) com ele. A gargalhada foi ouvida em toda cidade.

- O Caprichoso, que não presta atenção na corrida e sim no smartphone, viu o Príncipe das Lamúrias parando nos boxes e disse que ele ia abandonar... quando ele estava pagando a punição de 10s antes dos mecânicos trocarem seus pneus.

- Perdidos e batendo cabeça, os 3 se atrapalharam com a disputa entre Ocon e Gasly. Dois carros da mesma cor, quem fechou quem? Quem abre asa é quem passa primeiro na linha? Sério? Quem fez zigue-zague? Tem tanta gente melhor transmitindo na internet...

- Segundo o Dr. Smith, a Mclaren do Cara de Lua tinha um pneu um pouco mais macio que o do Fugitivo da FEBEM... detalhe: ambos estavam de pneus médios! Espero que tenhamos o Goleiro de Pebolim de volta em Silverstone.

- Pra fechar com chave de ouro, o Caprichoso, depois de colocar o Cara de Lua no pódio no lugar do Piaba, despediu-se dos que ainda estavam assistindo a transmissão com o convite para a corrida do próximo final de semana em Silverstone... PELOS CANAIS GLOBÊSTICOS!!! Caprichoso, faça isso por nós: volte pra lá, vá narrar futebol, narrar as poucas corridas na companhia do Nhonho e deixe a F1 em paz, nas mãos do melhor de todos, o Sinestro.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.


Last Updated ( Monday, 01 July 2024 08:14 )