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Adeus ano velho, feliz ano novo! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 31 January 2016 00:59

Pois é, pessoal... contrariando aqueles que achavam que não conseguiríamos entrar mais nessa bagaça, nossa receita de birita e persistência derrubou, mais uma vez, o firewall do site dos pobres do grid (são todos uns pobrezinhos, coitadinhos que não entendem nada de informática e menos ainda de automobilismo).

 

Como demoramos um pouco mais do que pretendíamos (exageramos no álcool e isso atrapalhou um pouco o entendimento com o teclado), estaremos publicando nossa retrospectiva do que vimos na televisão, sites, blogs, jornais e etc. que conseguimos ver e ler entre uma visita ao bar e outra e entre uma soneca com ronco e outra, tamanha a sonolência que algumas corridas deram... especialmente as da Fórmula (hum?).

 

E já que falamos em ronco, Munrá, o eterno, que continua dando seus chiliques por conta dos motores que não fazem barulho, tem pelo menos visto que a FIA segue tentando deixá-los mais barulhentos e mais uma tentativa será feita na próxima temporada, a terceira que aponta para mais um domínio da Mercedes e a dupla café com leite, Neguin Hamilton e Paquito Rosberg.

 

 

Com os V6 turbo entrando em seu terceiro ano de uso no Mundial de F1 em 2016, todos os carros devem ter um cano de escapamento à parte pelo qual apenas gases da válvula de descarga devem passar. Esta medida foi tomada para aumentar o barulho dos carros e não vai ter um impacto significativo na potência ou nas emissões, informou o porta voz da FIA.

 

No ano passado, foram feitos alguns testes com uma “corneta” enfiada na traseira (do carro) do Paquito Rosberg, mas os resultados não foram lá muito satisfatórios, com o ruído produzido deixando a desejar... talvez um problema de subdimensionamento na bitola da corneta. Não sabemos. Aqui não tem nenhum corneteiro.

 

 

Mas a gente descobriu que o pessoal da MotoGP andou testando umas alternativas  e que estas já estão em estudo pelo grupo de desenvolvimento da FIA e da FOM. Resta saber se o teste será feito, mais uma vez, com o carro numero 6 da Mercedes ou se alguma outra equipe vai se candidatar a fazer os testes.

 

Outra coisa que encheu a paciência foram as punições por quebra de motor, troca de câmbio, de partes do motor, que foi esquartejado como Tiradentes, e que se fosse ser cumprida ao pé da letra, ia ter carro largando 100 metros atrás da última fila! A cartolada disse que serão revistas as punições aplicadas por trocas de motor e câmbio.

 

 

Essa guerra teve um perdedor de peso: a Red Bull. Aquela simpatia de pessoa que responde com o cargo de “consultor técnico” com um belo par de ferraduras – Helmut Marko – despejou todo o seu veneno (e mais alguma coisa) sobre a fornecedora de motores que derrapou feio ao não melhorar seu motor como devia, levando a um bate boca que mais parecia briga de vizinhas.

 

A Red Bull bem que buscou outras alternativas, mas a maior das apostas acabou virando fumaça com o nebuloso escândalo que envolveu a Volkswagen e uma maracutaia (jeitinho alemão) pra burlar a lei que limita a quantidade de partículas sólidas emitidas pelos motores a Diesel. Fazer fumaça por fazer fumaça, os touros ficaram encurralados e vão correr com um Renault sem marca em 2016.

 

 

Se a cartolada e os gestores de equipe não fazem coisa decente, a pilotada não tem mostrado muita capacidade de entendimento... mesmo quando se trata de coisas básicas, como “Limite da Pista”! Comissão de Pilotos da FIA questionou o que seriam os “limites da pista” a serem obedecidos.

 

Sabem aquelas duas linhas brancas, no limite do asfalto, perto da grama, da zebra, da areia, da faixa pintada? Pois bem, elas definem o “limite da pista” e se o carro sair de dentro delas, a menos que seja por um erro e que ele perca tempo ao invés de ganhar ou seja para evitar um acidente, tá liberado.

 

 

A outra coisa que os pilotos, através da GPDA, uma associação deles que é presidida por um piloto que não corre mais na categoria há alguns anos (não, isso não é piada) foi a introdução de cockpit fechado. Este ano devem ser feitos testes com estruturas que irão proteger a cabeça (de vento) dos pilotos. A Alpargatas já está com seu departamento jurídico de prontidão para acionar a FIA e a FOM por quebra de patente!

 

Outras alternativas, é claro, podem ser adotadas. Esta semana mesmo vazou o desenho anexado em um email dirigido aos projetistas de uma grande equipe da categoria onde o piloto sugeria uma forma elegante de equipar seu carro com uma proteção não apenas para a cabeça, mas também para raios UV-A e UV-B.

 

 

Dentre as coisas que podem mesmo mudar e que farão falta (pela diversão proporcionada a quem assiste) é a possibilidade de perdermos ‘El Gran Volante Bolivariano’, Pastor Desastrado, no grid da Fórmula 1 por conta da crise do petróleo que estaria fazendo a PDVSA “apertar o cinto” e cortar despesas.

 

Mas nem tudo está perdido... como correr nos Estados Unidos é mais barato, quem sabe ‘El Gran Volante Bolivariano’ não vai correr na Fórmula Indy, para disputar freadas com ‘El Gordito’, Juan Pablo ‘McDonald’ Montoya? Já imaginaram o Pastor Desastrado dando porradas nos ovais a 350 Km/h? Vai ser sensacional!

 

 

Por falar no ‘Gordito’, ele deu um “piti” no final da temporada passada pra ganhar prêmio de melhor ‘atriz’ depois de perder o campeonato na última corrida. Pior que isso só mesmo a performance da dupla dos pilotos brasileiros na categoria, que passaram o ano em branco... nenhuma vitória, mesmo estando nas duas equipes mais fortes da categoria.

 

 

Os garotões de meia idade, Tonhão Narizinho e Helio Vasco Neves até andaram bem. Lideraram corridas, namoraram com a quadriculada, mas no final, sempre dava alguma coisa errada! No caso do Vasco Neves, assim como o time carioca, o piloto “ficou pra segunda divisão” dentro da equipe, fazendo menos pontos que seus dois companheiros de carro com pintura similar.

 

Aqui pelo Brasil, um sério programa de ‘coaching’ está sendo introduzido na principal categoria do automobilismo local dada a visível dificuldade que os pilotos que correm nela tem demonstrado em fazer a primeira curva após a largada... quando não batem uns nos outros em plena reta, antes mesmo de chegar na curva.

 

 

O treinamento consiste, inicialmente, em fazer com que os pilotos tenham senso de profundidade e visão periférica para que consigam andar em linha reta, sem tocar lateralmente nos carros em sua volta. Em um segundo estagio, o treinamento foi focado em fazer com que os pilotos compreendessem a função de todos os pedais, em particular o sábio uso do pedal do freio, em especial na aproximação das curvas.

 

 

O problema é que a maioria deles ainda não está conseguindo articular as duas primeiras lições e isso está atrasando o planejamento educacional dos competidores. Há um sério risco de que os episódios que vimos nas últimas temporadas voltem a se repetir em 2016.

 

Pelo menos eles não são grandes, pesados e desengonçados como os caminhões que também disputam corrida. Quando estes batem, não tem barreira de pneus, guard rail ou tela de proteção que os segure.

 

Contudo, a categoria mostrou um avanço espetacular no ano passado quando um cientista renomado criou um jeito de frustrar a tecnocracia da CBA e reduzindo o inflado ego dos seus comissários a pó com um sistema de medição eletrônico da quantidade de fumaça emitida pelos caminhões.

 

 

E as duas categorias tem um novo parquinho pra correr. Este ano as duas vão para Curvelo, cidade localizada a pouco mais de 150 Km de Belo Horizonte. Fizemos uma pesquisa para ver como vai ser a vida dos pilotos e dos torcedores de fora da cidade para as corridas... tem tudo para ser o caos!

 

A cidade tem 80 mil habitantes, uma rede hoteleira pequena, mal aparelhada e com valores de diárias surreais se levarmos em conta o nível das instalações que encontramos na internet... nos poucos hotéis que tem website!

 

 

É preciso considerar o risco de que, aproveitando a oportunidade de tantos forasteiros chegando na cidade em uma data próxima para um evento que vai entrar na história da cidade, os preços sofram uma sensível majoração, deixando o frango com quiabo mais salgado do que se pode esperar.

 

Mas diante da extinção e desaparelhamento que os nossos autódromos vem sofrendo, temos que comemorar a iniciativa da mineirada que resolveu apostar neste projeto e rezar para que dê certo.

 

É... esse final ficou meio tétrico. O efeito do álcool está passando. Vamos deixar o computador de lado e voltar para o balcão do bar!

 

Devidamente realcoolizados, decidimos revelar a verdade sobre os integrantes do site dos pobres do grid. Agora vocês vão começar a conhecer, um a um, o lado que ninguém conhece sobre suas verdadeiras personalidades.

 

Quem comanda tudo é um General! O General – como todo General – é autoritário e inflexível. Argumentar qualquer coisa com ele é completamente inútil e por mais que se tenha razão... é ele quem vai estar com a razão. Viciado em pão de queijo e no canal bloomberg na TV, com o qual tortura sua mulher e filhos, o General não descansa nunca em sua paranoia perfeccionista. Com ele ninguém tem paz... é só guerra!

 

Como tudo tem um contraponto neste mundo, na extremidade oposta da postura autoritária do General nós temos o Patropi! O Patropi é aquele carioca que pegou o ônibus errado porque não viu direito o número e foi parar num lugar que nada tinha a ver com o lugar para onde ele queria ir... mas tá tudo bem! Ele se arruma com o que tem, do jeito que dá e tá feliz assim.

 

Perdido como cachorro que caiu do caminhão de mudanças numa noite chuvosa numa rua escura, o carioca da gema foi parar em São Paulo e botou o olho nas lentes profissionais de uma equipe de produção de vídeos sobre automobilismo. Se ele já estava feliz feliz, antes, agora ele está igual a pinto no lixo. 

 

Tem até piloto que também participa dessa coisa... e não estou falando do Helio Vasco Neves, mas sim do Lewis Jeguisson, piloto de jegue no campeonato pernambucano de velocidade.

 

Lewis é arrojado, percorre grandes distâncias em alta velocidade com seu jegue cor de burro quando foge. Saca muito de tecnologia, tendo ele mesmo desenvolvido um sistema de suspensão ativa para compensar os buracos na pista de terra (mal) batida e um sistema de recuperação de energia que impede que o jegue empaque!

 

Logicamente, se o site se diz “nobre”, tem que ter alguém pra ostentar uma coroa... e esta é Elisabeth. A representante da monarquia nobelesca faz exatamente o que a sua xará na Inglaterra faz. Figura em todas as fotos, faz-se presente em todas as ocasiões importantes... e não tem poder nenhum de decisão! Não se manifesta pra nada, mas ela está lá, como representante da alta casta.

 

Por hoje chega. De outra vez a gente conta mais sobre os pobres do grid. 

Fomos! Qualquer hora a gente volta.

 

Paddock Café 

Last Updated ( Wednesday, 03 February 2016 09:18 )