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Matheus Ferreira faz 3 top-5 na Itália e Leonardo Escorpioni é pódio nos EUA PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 16 June 2024 22:29

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos bem menos corridas envolvendo os pilotos brasileiros, aspirantes ao topo da carreira nas categorias mais importantes do automobilismo mundial.

 

Depois de três finais de semana com muitas corridas e colunas gigantes, neste final de semana, coincidência ou não com as 24 Horas de Le Mans, tivemos apenas a FIA Fórmula 4 Itália com calendário na Europa, fazendo a etapa de Vallelunga, com Matheus Ferreira buscando seus primeiros pontos e a estreia de Filippo Fiorentino na Cram Motorsport. Nos Estados Unidos apenas a USF Juniors com a rodada tripla no Virginia International Raceway, com Bruno Ribeiro, Leonardo Escorpioni e João Vergara.

 

FIA Fórmula 4 Itália

 O autódromo de Vallelunga, Piero Taruffi (vejam o filme Ferrari pra saber quem ele é) foi o terceiro desafio para os pilotos da FIA Fórmula 4 neste final de semana. Normalmente a categoria faz três treinos livres e temos duas sessões de qualificação. Esses treinamentos não são transmitidos mas a gente dá um jeito e consegue a informação para o leitor do Nobres do Grid.

 

 

No primeiro treino, o teste coletivo, da quinta-feira Matheus Ferreira ficou com a P11 Filippo Fiorentino foi o P31. Na sexta-feira tivemos treino livre 1 pela manhã e Matheus Ferreira ficou apenas na P20 entre os 36 pilotos que foram pra pista Filippo Fiorentino foi o P33, mas na parte da tarde o brasileiro fez a P2, liderando o esquadrão da US Racing Filippo Fiorentino repetiu a P33. No Quali, na manhã do sábado Matheus Ferreira cravou a P3, sua melhor posição até então em todas as provas da categoria. Filippo Fiorentino ficou com a P33. No Quali 2 Matheus Ferreira fez a P5 e Filippo Fiorentino a P34.

 

A corrida 1 aconteceu na tarde do sábado e Matheus Ferreira largava na segunda fila carregando a esperança de terminar nos pontos, conquistar um pódio e, porque não, pensar na vitória. Fillippo Fiorentino estava na sua aprendizagem e descobrindo a categoria onde conseguir andar bem era um bom resultado. Sol, céu azul, calor e um asfalto pra fritar ovos. Após a volta de apresentação os pilotos voltaram às suas posições no grid no grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, largaram.

 

 

Matheus Ferreira caiu para a P4 ainda nos primeiros metros, mas não desistiu da posição de pódio e foi pra cima de Hiyu Yamakoshi. Filippo Fiorentino evitou problemas e se manteve na P34 na largada, mas fez uma promeira volta muito agressiva para subir para a P29. Na segunda volta Rashid Al Dhaheri pressionava Mateus Ferreira para tomar a P4 enquanto Filippo Fiorentino ganhava mais posições e com dois carros indo para os boxes, fechou a volta na P24. Enzo Yeh ficou com o carro no meio da pista e tivemos a entrada do safety car.

 

 

A recuperação da pista demorou e a relargada veio faltando menos de 17 minutos e Matheus Ferreira já relargou sob pressão de Rashid Al Dhaheri e perdendo contato com os 3 primeiros e acabou perdendo a posição na sequência das curvas. Ainda na volta um acidente com Shimo Zhang trouxe o safety car de volta à pista. Filippo Fiorentino ganhou uma posição e herdou mais duas posições, indo para a P21.

 

 

A relargada veio quando faltavam menos de 9 minutos para o final e, na prática, tínhamos tido 3 voltas de corrida. Matheus Ferreira relargou um pouco melhor, mas tinha Gustav Jonsson colado nele atacando sua posição. O brasileiro precisou brigar muito pra manter a P5 e foi “salvo” por um múltiplo acidente na curva 10, envolvendo pelo 6 carros e Filippo Fiorentino escapou com muita sorte, pois foi logo à sua frente. Ele subiu para a P15 com a confusão e com tantos carros para serem resgatados, a corrida foi encerrada sob bandeira vermelha.

 

Na manhã do domingo tivemos a corrida 2 e tínhamos Matheus Ferreira largando na P5, com Fillippo Fiorentino largando na P34. Domingo de sol, mas ainda não tão quente na Itália e depois da volta de apresentação os 36 pilotos voltaram às suas posições no grid. Apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, Matheus Ferreira largou bem o suficiente para segurar sua P5 enquanto Fillippo Fiorentino foi empurrado pra fora do traçado na curva 3. Na curva 4 3 outros foram pra brita. O safety car foi acionado. Matheus Ferreira era o P5 e Filippo Fiorentino o P29.

 

 

A relargada veio com 20 minutos para o final abrindo a volta 4. Matheus Ferreira relargou bem e ficou fora de ataque, podendo tentar a conquistar a P4 de Tomass Stolcermanis. Filippo Fiorentino largou bem e ganhou uma posição, indo para a P28 e na volta seguinte já era o P27 e foi avançando, assumindo a P26 na volta 7. Os pilotos pareciam estar “mais calmos” e fomos tendo corrida nesta manhã, com Matheus Ferreira conseguindo uma vantagem suficiente sobre Ethan Ischer para se concentrar em buscar a P4.

 

 

O ritmo de corrida dos carros era muito próximo e os ataques efetivos por posições estava bastante complicado, mas ainda assim, Filippo Fiorentino subia para a P25. Onde não havia uma separação efetiva de pelotões desde a P14 até a P28. Nas voltas finais Matheus Ferreira colou em Tomass Stolcermanis, no pelotão que brigava pela P2, enquanto Filippo Fiorentino era superado por Alvise Rodella, voltando pra P26. Mathias Ferreira não conseguiu a P4 e fez sua segunda P5 no final de semana.

 

A última corrida do final de semana aconteceu na tarde do domingo e Matheus Ferreira largava novamente na P5, assim como Filippo Fiorentino era o P34. O asfalto estava acima dos 50 graus e seria um desafio extra para os jovens pilotos. Após a volta de apresentação os pilotos retornaram às suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, Matheus Ferreira largou bem e manteve a P5. Filippo Fiorentino foi cauteloso e evitou contatos.

 

 

Matheus Ferreira foi para o ataque e ganhou a P4 ainda na primeira volta. Filippo Fiorentino fechou a primeira volta na P32. Sem maiores confusões o estreante brasileiro na mais exigente categoria da FIA Fórmula 4 mundial foi mostrando ter habilidade e na volta 2, uma batida entre companheiros de equipe e um piloto indo para a barreira de pneus forçou a entrada do safety car ainda na volta 2.  A relargada veio na abertura da volta 5 com 18 minutos para o final da corrida. Matheus Ferreira não relargou bem e teve muito trabalho pra defender a posição de Jack Beeton. Acabou salvo por Nathanael Berreby que ficou parado na grama. Filippo Fiorentino subiu para a P28, ganhando na pista uma posição na relargada.

 

 

A relargada veio faltando pouco mais de 8 minutos para o fim do tempo de prova e Matheus Ferreira relargou melhor, mas Jack Beeton veio colado no brasileiro. Matheus Ferreira atacou Hiyu Yamatoshi pela P3 e tivemos um toque na curva 8 que provocou a terceira entrada do safety car. Filippo Fiorentino foi para a P26 com mais este incidente. A relargada não veio para uma final volta insana. Matheus Ferreira garantiu a P4 e Filippo Fiorentino ficou com a P26. Ferreira saiu de Vallelunga na P11 do campeonato com 32 pontos e Filippo Fiorentino deixou uma boa impressão.

 

USF Juniors

Eu havia me comprometido a fazer apenas um resumo da temporada da USF Juniors por excesso de categorias para cobrir, mas como tivemos uma folga na agenda de corridas, vamos dar uma moral para os garotos que estão começando na estrada para a Fórmula Indy. Na sexta-feira tivemos três sessões de treinos livres. Na primeira, pela manhã, Bruno Ribeiro ficou na P3, Leonardo Escorpioni na P9 e João Vergara na P13.

 

 

No início da tarde tivemos a segunda sessão e Bruno Ribeiro ficou com a P5, Leonardo Escorpioni repetiu a P9 e João Vergara ficou na P14. Duas horas depois tivemos a terceira sessão do dia e se por um lado vimos Leonardo Escorpioni fazer a P3 e Bruno Ribeiro a P4, João Vergara teve problemas na sessão, tendo feito apenas 4 voltas e ficando com a P20 entre os 23 carros inscritos.

 

Na manhã do sábado tivemos o treino que antecedia a classificação Bruno Ribeiro ficou com a P7, 640 milésimos mais lento que o P1. João Vergara ficou com a P13, 1,323s atrás do P1. Quem não marcou tempo foi Leonardo Escorpioni, que não conseguiu ir pra pista. No treino de qualificação, Bruno Ribeiro marcou a pole position, sua primeira no ano e a primeira de um brasileiro este ano na categoria. Leonardo Escorpioni ficou com a P11 e João Vergara na P13.

 

Após a volta atrás do safety car os pilotos alinharam dois a dois e foi dada a bandeira verde para as 15 voltas programadas. Bruno Ribeiro largou bem e manteve a liderança. Muito asfalto e poucas câmeras, capturar imagens estava complicado e os créditos ainda estavam errados na transmissão. O que vimos foi o safety car indo pra pista no final da primeira volta. Com a transmissão aérea, era impossível saber as posições de Leonardo Escorpioni e João Vergara.

 

 

A relargada veio na abertura da volta 3 e Bruno Ribeiro foi resistindo os ataques e segurando a liderança até a última curva de completar a volta quando saiu da pista sozinho e foi ultrapassado por todo o pelotão antes de voltar para o asfalto. A transmissão não mostrava as posições até a volta 4, quando foi possível ver que Leonardo Escorpioni estava na P9 e João Vergara na P11. Bruno Ribeiro voltou na P17.

 

Leonardo Escorpioni superou Timothy Carel e tomou a P8 enquanto João Vergara perdeu a P11 para Jeshua Allaneli, mas recuperou na volta seguinte. Bruno Ribeiro começou uma corrida de recuperação e foi escalando o pelotão, ganhando posições volta a volta e na volta 9 já estava colado em João Vergara. Leonardo Escorpioni atacava pela P7 de G3 Argyros. Na volta 10 Ribeiro superou Vergara o líder passou reto no final da volta 10 e os brasileiros ganharam posições com o carro de Sebastian Wheldon parado colado à barreira de pneus.

 

 

O safety car voltou na volta 11. Leonardo Escorpioni era agora o P6 e Bruno Ribeiro o P8. João Vergara continuava na P11. A relargada veio na abertura da volta 13 e Leonardo Escorpioni foi superado por Timothy Carel e tentando recuperar a posição, escapou da pista na mesma curva que Bruno Ribeiro escapou. Mais atrás, um enrosco pela P9 provocou a bandeira amarela na última volta. Bruno Ribeiro conseguiu subir pra P6 e João Vergara herdou a P9. Leonardo Escorpioni caiu pra P19 e assim terminou a corrida.

 

A segunda corrida aconteceu na manhã do domingo. Bruno Ribeiro estava largando na P6, Leonardo Escorpioni na P8 e João Vergara teria uma corrida difícil na P21. Após a volta de apresentação os pilotos vieram lado a lado e receberam a bandeira verde para as 15 voltas programadas. Bruno Ribeiro largou bem e foi para o ataque, mas acabou tendo problemas na curva 2 e perdeu o que ganhou na largada. Leonardo Escorpioni manteve a P8 e fechou a primeira volta na P7 João Vergara tentava se recuperar, mas era o P22. Bruno Ribeiro caiu pra P10.

 

 

Bruno Ribeiro foi se recuperando enquanto Leonardo Escorpioni perdeu a Pt para Sebastian Wheldon. Bruno Ribeiro subiu para a P9 enquanto João Vergara começava a se recuperar. Na volta 5 Sebastian Wheldon “escapou” na curva 5 e os brasileiros ganharam uma posição com a entrada do safety car. Leonardo Escorpioni tinha passado por G3 Argyros e era o P5. Bruno Ribeiro o P7. João Vergara continuava sua escalada e era o P18.

 

A relargada veio na volta 8 e Leonardo Escorpioni foi fantástico na relargada, atacando por fora enquanto os líderes se tocaram na curva 3 e foram pra fora da pista, provocando uma nova bandeira amarela. Leonardo Escorpioni evitou a colisão, mas perdeu a P4 que tinha ganho, ainda assim, subiu para a P3 com a saída dos dois primeiros. Bruni Ribeiro foi para a P5 e João Vergara era o P15. Tivemos a bandeira vermelha.

 

 

Os carros voltaram à pista atrás do safety car depois da barreira de pneus ser refeita. Leonardo Escorpioni era o P2, Bruno Ribeiro o P4 e João Vergara o P14. Na relargada Escorpioni foi surpreendido por G3 Argyros e depois de muita luta caiu para a P3, mas recuperou na mesma volta, para ser novamente ultrapassado na volta 12. Bruno Ribeiro manteve a P4 e João Vergara foi para a P13 quando tivemos nova bandeira amarela. João Vergara tinha ganho mais duas posições e era o P11, mas a corrida terminou sob bandeira amarela novamente.

 

A corrida 3 aconteceu na tarde do domingo e tínhamos Leonardo Escorpioni largando na P2 e Bruno Ribeiro na P3. João Vergara teria uma nova corrida de recuperação pela frente largando da P23. Depois da volta de apresentação atrás do safety car os pilotos alinharam lado a lado e tivemos a bandeira verde para as 15 voltas programadas. Leonardo Escorpioni largou mal e foi surpreendido por Bruno Ribeiro que tomou a P2 e Escorpioni acabou caindo para a P4, superado por Jack Jeffers. João Vergara fechou a primeira volta na P21.

 

 

Na volta seguinte Sebastian Wheldon tomou a P4 de Leonardo Escorpioni, que tentando se recuperar, escapou da pista e voltou na P8. Bruno Ribeiro foi superado por Jack Jeffers e caiu pra P3 enquanto João Vergara subia para a P20. Tivemos a bandeira amarela e o safety car acionados no início da volta 3 provocados pela escapada e batida de Leonardo Escorpione na curva 11. João Vergara já era o P17.

 

 

A relargada veio na abertura da volta 6 e Bruno Ribeiro relargou bem e ganhou a P2. João Vergara relargou bem também e fechou a volta 6 na P15 pela batida de Cameron e Soto-Schiriripa que colocou de volta o safety car na pista. Nova relargada na abertura da volta 8 e Bruno Ribeiro ia perder a P2 não fosse nova bandeira amarela. Relargada na volta seguinte e péssima relargada de Bruno Ribeiro que perdeu posições e fechou a volta na P4. João Vergara foi muito bem e assumiu a P11. Bruno Ribeiro caiu pra P5 e foi perdendo posições para terminar na P15. Grande corrida de João Vergara, que terminou na P8. Os brasileiros saíram da Virgínia com João Vergara na P8, com 59 pontos, Bruno Ribeiro na P10, com 53 pontos, Leonardo Escorpioni na P16 e com 37 pontos.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.


Last Updated ( Sunday, 16 June 2024 22:40 )