Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Rafael Câmara vence em Zandvoort. Collet é Top-5 na Indy NXT e muito mais PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 09 June 2024 22:29

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos muita ação nas pistas com corridas envolvendo os pilotos brasileiros, aspirantes ao topo da carreira nas categorias mais importantes do automobilismo mundial, tanto na Europa como nos Estados Unidos.

 

Nos Estados Unidos tivemos as categorias dos pilotos que aspiram chegar à Fórmula Indy acelerando no belo autódromo de Road América, em Elkhart Lake, no estado do Wisconsin. Na USF2000, Nicolas Giaffone e Lucas Fecury buscam aumentar a performance da DEForce Racing. Na PRO2000, Nicholas Monteiro, que também é piloto da DEForce Racing, busca melhorar na tabela de pontos. Na Indy NXT, Caio Collet continua perseguindo sua primeira vitória após dois pódios consecutivos e nesta etapa (pelo menos), Francisco ‘Kiko’ Porto vai substituir Nolan Siegel.

 

Na Europa, Emerson Fittipaldi Jr. acelera em Portimão na 3ª etapa do Eurocup-3 também em busca de sua primeira vitória. Em Zandvoort, Rafael Câmara e Pedro Clerot na 3ª etapa da Fórmula Regional Europeia. Teremos também etapa da FIA Fórmula 4 Espanha, com Felippo Fiorentino e Gabriel Gomez. Uma quantidade enorme de corridas e que fui alertado pelas editoras a tentar ser “econômico” nas palavras.

 

Fórmula Regional Europeia 

A Fórmula Regional Europeia teve suas 3ª etapa disputada em Zandvoort, na Holanda, um circuito complicado (pra falar pouco) onde Rafael Câmara chega muito líder, com 60 pontos de vantagem para o P2 enquanto Pedro Clerot ia precisar se recuperar de uma etapa complicada em Spa Francorchamps e nada melhor para os pilotos que iram pra pista.

 

 

Foram 2 dias de treinos livres na quinta-feira e duas na sexta-feira antes dos treinos de classificação. Na quinta-feira Pedro Clerot teve destaque, fazendo a P2 em uma das sessões. Rafael Câmara fez vários experimentos e na sexta-feira os dois pilotos brasileiros foram pra buscar o melhor ajuste para o que ia valer de verdade no sábado e no domingo. Na primeira sessão da sexta-feira, Rafael Câmara marcou a P1 com 1m30,985s e Pedro Clerot ficou com a P15, com 1m31,851s. Na segunda sessão, Rafael Câmara fez a P3, com 1m31,164s e Pedro Clerot a P8, com 1m31,517s. Duas baixas no grid: Roman Bilisnki sofreu um acidente de carro e estava se recuperando e Doriane Pin, que machucou-se em Spa, estava fora também da Le Mans 24Hs.

 

Na manhã do sábado, treino de classificação com o esquema de sempre, 2 grupos e 15 minutos para estabelecerem seus tempos de volta numa pista onde escapadas são normais, bandeiras amarelas e vermelhas também. Com tempo encoberto, frio (pra cariocas) no Grupo A, o primeiro a ir pra pista estavam os dois brasileiros, Rafael Câmara e Pedro Clerot, que começaram a virar rápido a partir dos 8 minutos finais do treino.

 

 

A primeira passagem rápida de Pedro Clerot foi em 1m31,264s. Rafael Câmara marcou 1m29,955s depois de fazer o vácuo para James Wharton, que veio atrás dele. Brasileiros na P2 e P5 respectivamente. Pedro Clerot melhorou na sua segunda passagem Rafael Câmara não. Clerot continuava na P5 até fazer 1m30,560s indo pra P3 a 4 minutos do fim (uma vermelhinha cairia do céu). Rafael Câmara marcou 1m29,930s e pegou a P1, mas ia dar mais um vácuo pra James Wharton. Pedro Clerot melhorou para 1m30,524s e com ajuda do brasileiro, Wharton foi P1, seguido dos brasileiros. No grupo B o tempo mais rápido foi de Tuukka Taponen, com 1m30,105s.

 

No início da tarde os pilotos voltaram à pista para a disputa da primeira corrida do final e semana. Junto com eles veio a chuva 30 minutos antes da largada e estavam todos com pneus de chuva. Rafael Câmara largando na P3 e Pedro Clerot na P5 teriam menos spray no capacete do que quem estivesse mais atrás. Era uma corrida para sobreviver e marcar pontos primeiro e pensar em vitória e pódio depois. A largada ia ser atrás do safety car. Era a primeira pista molhada do final de semana.

 

 

A Regressiva dos 30 minutos começou ainda na volta de apresentação e não ia ter ‘push-to-pass’ na corrida. A pista estava muito molhada e teve gente rodando atrás do safety car. Após 7 voltas e metade do tempo atrás do safety car já havia um trilho, mas nada do carro branco sair da frente. Ele saiu para os pilotos abrirem a volta 8 e com menos de 13 minutos para acelerarem. Rafael Câmara não largou bem e trouxe Alessandro Giusti com ele assim como Pedro Clerot foi atacado por Ugo Ugochukwu, que rodou tentando tomar a posição do brasileiro. Rafael Câmara foi pro ataque sobre Tuukka Taponen enquanto Pedro Clerot estava tranqüilo na P5. o Líder, :James Wharton rodou sozinho no banking da curva 3 e sem pressão, os brasileiros subiram uma posição.

 

 

Valério Rinicella foi pra caixa de brita depois de se tocar com Matteo de Palo e com isso tivemos a volta do safety car pra pista. Rafael câmara era o P2 e Pedro Clerot o P4. Duas voltas depois tivemos bandeira verde e menos de 4 minutos pra decidir a corrida. Tuukka Taponen só relargou na reta dos boxes e escapou de um ataque de Rafael Câmara. Ficou Ruim pra Pedro Clerot, atrapalhado por Alessandro Giiusti, foi atacado por Enzo Deligny e caiu pra P5.

 

 

Pedro Clerot foi pra cima tentar recuperar a posição enquanto na frente Rafael Câmara colocou de lado de Tuukka Taponen na reta, mas não conseguiu tomar a ponta. Na volta ele tentou mais algumas vezes e na última, empurrado pra caixa de brita, quase rodou e perdeu a P2. Pedro Clerot recuperou a P4 com Deligny caindo pra P8. Na última volta Rafael Câmara livrou-se de Giusti, voltou à pressão pra vencer, mas ficou na P2. Pedro Clerot fez uma grande P4 e foi para o pódio como o primeiro dos novatos.

 

Na manhã de domingo tivemos o treino classificatório para a segunda corrida. No grupo B, o primeiro a ir para a pista, o tempo a ser batido pelos pilotos do grupo A era 1m31,200s, de Brando Badoer. O grupo A foi pra pista com Rafael Câmara e Pedro Clerot. A condição de tempo era completamente diferente do sábado, com pista seca e sol, mas a temperatura ainda amena (frio pra carioca) por ainda estarmos pela manhã.

 

 

O grupo demorou um pouco a ir pra pista para o reparo na barreira no grande banking que encerrou o treino do grupo B. Após aquecerem os pneus os pilotos começaram a virar rápido faltando 8 minutos para o final e na primeira passagem, Pedro Clerot marcou 1m32,055s. em seguida Rafael Câmara veio com 1m30,597s. Na segunda passagem Pedro Clerot melhorou para 1m31,322s. Pedro Clerot fez mais uma tentativa mas não melhorou seu tempo e a 2 minutos do fim era o P4 provisório. Rafael Câmara tentou uma segunda volta rápida, mas não melhorou seu tempo fantástico, o único na casa de 1m30s e nas duas voltas que deu. Clerot ficou na P4.

 

 

A corrida da tarde também foi com pista seca. Os pilotos foram pra pista com Rafael Câmara na pole position e Pedro Clerot na P7. Após a volta de apresentação os pilotos se reposicionaram no grid e, apagadas as luzes vermelhas para 30 minutos +1 volta, Rafael Câmara largou muito bem e não deu chance para Brando Badoer. Pedro Clerot também largou bem, mas ficou por fora na curva 1 e caiu pra P8, mas com a rodada de James Wharton, ele recuperou a P7. Na volta 3 o safety car veio pra pista com a parada de John Bennett em local perigoso.

 

 

A relargada veio na volta seguinte e Rafael Câmara relargou muito bem e sumiu na frente. Ivan Domingues tocou Tukka Taponen no banking da curva 3 e Pedro Clerot aproveitou para tomar a P6. Rafael Câmara abriu uma pequena vantagem na volta enquanto Brando Badoer segurava Alessandro Giusti e os três abriam vantagem. Mais atrás, Pedro Clerot atacava Tuukka Taponen pela P5, mas a briga pela P4 tinha 5 carros andando juntos.

 

 

Tentar passar e não conseguir era ficar frágil para ser atacado e perder a posição e Pedro Clerot por pouco não perdeu a posição depois de um ataque de Tuukka Taponen sobre Noah Stromsted que não deu certo e no que o brasileiro tentou, por pouco não foi superado por Ivan Domingues. Rafael Câmara abriu bem na frente no último terço de prova. Na antepenúltima volta Pedro Clerot surpreendeu Tuukka Taponen e tomou a P5 numa manobra sensacional. Foi a 4ª vitória de Rafael Câmara. Rafael Câmara sai de Zandvoort com 136 pontos na P1 e 73 pontos de vantagem sobre o 2°. Pedro Clerot tem agora a P9 com 30 pontos. A próxima etapa será em Hungaroring, em 2 semanas.

 

 

Eurocup-3

Este final de semana seria diferente para os pilotos da categoria. Seriam disputadas três corridas: as duas da 3ª etapa do campeonato, previamente agendadas para o circuito português e uma que seria a substituta da corrida não disputada na abertura do campeonato em Spa Francorchamps devido ao temporal que caiu no domingo, quando teríamos a segunda corrida. Esta teria o grid daquela prova.

 

O site da categoria é muito fraco. No final da tarde do domingo ainda não havia nenhuma informação lançada sobre como haviam sido os treinos livres e a classificação para as corridas. Também não tem transmissão dos treinos e para a corrida 1 do final de semana, disputada no início da tarde de sábado, a transmissão pelo youtube começou com os carros saindo pra volta de apresentação. Emmo Fittipaldi Jr. era o P7, mas ele não foi para o grid. Com problemas no carro, ele sequer conseguiu largar dos boxes.

 

 

Na manhã do domingo nosso representante na categoria estava no grid e largando na P5 para a corrida 2. Após a volta de apresentação os pilotos retornaram para suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, Emmo Fittipaldi Jr. largou muito mal e caiu para a P9. Em seguida era o P10, depois o P11, mas recuperou a P10 no final da primeira volta. Na abertura da volta 2 voltou a ser superado por Daniel Cabanelas. Na volta 3 Viktoria Blokina ficou em uma das caixas de brita e provocou a entrada do safety car.

 

A relargada veio na abertura da volta 6 com 20 minutos para o fim. Emmo Fittipaldi Jr. fez uma relargada sensacional e pulou para a P8 antes de Alexander Abkahazava ser empurrado para a barreira de proteção na terceira curva. Safety car novamente na pista. Nova relargada abrindo a volta 10 e com apenas 10 minutos para o final. O brasileiro não relargou tão bem, mas a posição no grid e outro enrosco na curva 3 provocou nova entrada do safety car, mas o piloto conseguiu voltar pra pista.

 

 

A bandeira verde foi agitada novamente na abertura da volta 12, com 5 minutos e meio para o final. Emmo Fittipaldi Jr. relargou melhor e foi pra cima de Jorge Garfias. Mas com mais um carro indo parar na caixa de brita, o safety car veio pra pista pela 4ª vez. O resgate trabalhou rápido, mas não deu tempo para uma nova relargada e assim o piloto brasileiro terminou na P8 a segunda corrida do final de semana.

 

No final da tarde tivemos a terceira corrida programada, pra compensar a corrida que não aconteceu em Spa Francorchamps. Emmo Fittipaldi Jr. estava largando na P19 uma vez que foi usada a 2ª volta rápida do Q1, o treino onde seu carro teve problemas e que o tirou do grid na primeira corrida. Após a volta de apresentação os pilotos voltaram para suas posições e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, Emmo Fittipaldi Jr. largou tentando evitar confusão (e tivemos já na primeira curva) e o safety car foi pra pista. Emmo Fittipaldi Jr. era o P19.

 

 

A relargada veio na abertura da volta 4 e Emmo Fittipaldi Jr. relargou bem e subiu pra P18. Na volta 5 ele foi superado por Pedro de La Torre e voltou pra P19, mas recuperou a P18 na volta seguinte. Na volta 7 mais um carro na brita e nova entrada do safety car. Relargaram com 10 minutos para o final e Emmo Fittipaldi Jr. não conseguia ganhar posições e foi novamente superado por Pedro de La Torre. Foi contando com abandonos que ele foi ganhando posições. A 6 minutos do final, nova entrada do safety car e o brasileiro era agora o P17. Ainda deu tempo para uma volta insana no final, mas Emmo Fittipaldi Jr. terminou apenas na P16. No campeonato, deixou Portugal na P7 com 44 pontos. A próxima etapa será em Paul Ricard, no início de julho.

 

Indy NXT

A categoria direta de acesso à Fórmula Indy também teve seu o final de semana de Road América, no circuito de Elkhart Lake. Caio Collet teve na sexta-feira o treino livre 1, com 45 minutos de duração, e sempre andando entre os mais rápidos, terminou o dia com a P2 fazendo sua melhor volta em 1m52,110s. No final do dia Ricardo Juncos tirou Augustin Canapino da corrida da Fórmula Indy e o substituto foi Nolan Siegel. Com isso, a equipe HMD Motorsport abriu espaço para Kiko Porto assumir o carro #39.

 

 

No treino livre 2 com dois brasileiros na pista, durante a primeira metade do treino Caio Collet tinha o melhor tempo, com 1m51,834s e os pilotos estavam “testando os limites” da pista e dos carro. Kiko Porto estava mais preocupado em se acertar com o carro do que com o cronômetro. Nos minutos finais, Caio Collet caiu pra P6, mesmo melhorando para 1m51,340s. Kiko Porto ficou com a P18, com 1m53,145s.

 

 

No treino de qualificação o grid foi dividido em dois grupos (fazer isso nas ruas estreitas de Detroit é compreensível, mas num circuito enorme como Road América apenas dividiu pela metade o tempo de treino que os pilotos tinham. No Grupo 1 estavam Caio Collet e Kiko Porto. Collet fez o terceiro tempo do grupo, com 1m51,405s. Kiko Porto ficou na P9, com 1m52,558s, quase 7 décimos melhor que no treino livre. A pole ficou com o grupo B, por Jamie Chadwick.

 

No domingo, como o outro grupo fez a pole, Caio Collet largava na P6 e Kiko Porto na P18. Depois da volta de apresentação os carros entraram na reta dos pits lado a lado para receerem a bandeira verde. Caio Collet fez uma excelente largada, colocou por fora na primeira curva e alcançou o terceiro lugar, mas na volta seguinte acabou perdendo a posição para Lois Foster. Kiko Porto, substituto de Nolan Siegel também fez uma boa largada e ganhou duas posições até o fechamento da primeira volta.

 

 

Na terceira volta o safety car foi acionado pela primeira vez após contato entre dois concorrentes. A relargada veio na volta 6 e Caio Collet manteve a posição enquanto Kiko Porto ganhava duas posições com os abandonos e assumia a P14, andando em ritmo forte para escalar o pelotão. Caio Collet pressionava Louis Foster em busca de recuperar o lugar no pódio ganho na largada, mas seu carro não parecia estar “no chão” nas curvas de alta.

 

Na décima volta Caio Collet reduziu a diferença para apenas dois décimos de segundos e passou a pressionar Lois Foster ainda mais. Neste momento a bandeira amarela foi acionada e o safety car entrou na pista mais uma vez. A relargada veio na volta 12 e Caio Collet seguia no quarto lugar e a briga pela P3 irou briga pela P2, com ele e Foster chegando em Jacob Abel. Na volta 17 tivemos  mais uma bandeira amarela e a terceira entrada do safety car. Desta vez a coisa foi mais complicada e deram bandeira vermelha e a corrida foi paralisada. Kiko Porto vinha fazendo uma ótima corrida e já era o P13 nessa altura.

 

 

Quando a corrida foi reiniciada e na largada Collet caiu para o quinto lugar, superado por Reece Gold. Kiko Porto avançou para a P12. Caio Collet ainda tentou a recuperação nas voltas que restavam, mas após 20 voltas completadas recebeu a bandeira quadriculada no quinto lugar. Kiko Porto foi o P12 e não fosse um enrosco no meio da prova, poderia ter ido além. Com o resultado em Road América, Caio Collet assume a P3 no campeonato com 179 pontos e a próxima corrida será dia 22 de junho, em Laguna Seca.

 

PRO2000

A PRO2000 teve para o final de semana de Road América, no circuito de Elkhart Lake, a rodada dupla 10/11/12 da categoria. Na quinta-feira, no treino livre 1, Nicholas Monteiro ficou com a P15. Na segunda sessão o brasileiro fez algum progresso e subiu para a P13. Na sexta-feira, no terceiro treino livre, Nicholas Monteiro voltou a fazer a P13. Então vieram as duas sessões de classificação. Na primeira, na parte da manhã, Nicholas Monteiro não marcou tempo. No início da tarde, na segunda qualificação, o brasileiro voltou a fazer a P13.

 

 

Cedíssimo, na manhã do sábado (foi uma maratona de corridas do programa Road to Indy), largada às 8 da manhã, os pilotos vieram para os pits para se prepararem para a Corrida 1. Nessas coisas estranhas lá das corridas dos EUA, Nicholas Monteiro não estava na lista dos pilotos que participaram do treino de classificação e na apresentação do grid para a largada, ele também não estava lá nos 20 pilotos que largavam. Na verdade, o brasileiro largou na P21 e fez uma grande primeira volta, passando na reta na P17.

 

 

A pilotagem do brasileiro foi impressionante e na segunda volta ele já estava na P15. Na volta seguinte ele ocupava a P14. A partir da volta 4 a coisa foi ficando mais difícil, com carros mais acertados e pilotos mais rápidos. Do P7 ao P15 estavam todos andando juntos e no mesmo ritmo, separados por 4 segundos. Foi só na volta 8 que Nicholas Monteiro ganhou a P13 de Cooper Becklin, mas na volta seguinte superou Banden Eves pra ganhar a P12. No terço final de corrida o desgaste dos pneus começou a pesar e pelotão espaçou. Na última volta Simon Sikes foi pra grama brigando pela P5 e Nicholas Monteiro aproveitou, terminando na P11.

 

A segunda corrida aconteceu no final da tarde, com Nicholas Monteiro largando na P13 e a esperança de ter um resultado melhor. Tivemos a volta de apresentação e na volta à reta dos pita a bandeira verde para as 15 voltas programadas. Nicholas Monteiro largou escapando de confusões e tivemos panca grande na curva 4 com Christian Ho e Max Clark. Muitos destroços e safety car na pista. Nicholas Monteiro ganhou as duas posições e subiu pra P11.

 

 

O Safety Car ficou na pista até abrirem a volta 5. Nicholas Monteiro precisou brigar muito pra segurar a P11, mas acabou caindo para a P14 no enrosco que foi a briga no meio do pelotão. Com uma volta e meia tivemos a volta do safety car com um carro parado em local perigoso. Foram mais 3 voltas. Nicholas Monteiro tinha recuperado a P13 e dessa vez foi pra cima e tomou a P12 de Tyke Durst, perdendo-a 3 voltas depois. Na última volta a briga pela P5 terminou em batida de Ricardo Escotto (sempre ele) e Simon Sikes. Com isso, Nicholas Monteiro terminou novamente na P11.

 

A última corrida da rodada tripla aconteceu na manhã do domingo e Nicholas Monteiro estava largando na P16 com a 2ª melhor volta do Qualy 2. Não ia ser uma corrida fácil para o brasileiro. Após deixarem os pits e fazerem a volta de apresentação, os carros entraram lado a lado na reta e receberam a bandeira verde para as 15 voltas programadas. Nicholas Monteiro largou de forma cautelosa e caiu para a P18. Depois de evitar problemas nas primeiras curvas e foi para o ataque.

 

 

Um acidente feio na volta 2 provocou a entrada do safety car. Logan Adams decolou na traseira do carro de Frankie Mossman e o trabalho da equipe de resgate foi grande. Na relargada, o P16 Nicholas Monteiro foi pra cima e foi escalando o pelotão, ultrapassando os carros mais lentos à sua frente e contando com o desgaste de equipamento de seus adversários para chegar à P9, o seu melhor resultado do final de semana. No campeonato, o brasileiro deixa Road América na P15, com 102 pontos.

 

USF 2000

Road América, no circuito de Elkhart Lake, recebeu a rodada dupla 9/10 da categoria e as atividades começaram na quinta-feira. No treino Livre da manhã 1, Nicolas Giaffone ficou com a P11 enquanto Lucas Fecury foi o P16. Na parte da tarde, os brasileiros avançaram um pouco: Nicolas Giaffone ficou com a P9 enquanto Lucas Fecury foi o P14. A DEForce Racing ia ter muito trabalho.

 

 

No sábado pela manhã, no último treino livre, Nicolas Giaffone conseguiu a P6 e pela primeira vez ficou a menos de 1s do mais rápido. Lucas Fecury foi o P13. No final da manha tivemos o treino de classificação que definiu o grid para a corrida do sábado. Nicolas Giaffone ficou com a P8, com 2m10,856s, 859 milésimos distante do pole position. Lucas Fecury ficou com a P14, fazendo 2m10,930s, 1s204 de Max Garcia.

 

 

Na sequência da corrida 2 da PRO2000 tivemos a corrida 1 da USF 2000, com Nicolas Giaffone e Lucas Fecury. Evagoras Papasavvas ficou parado no pit lane. Após a volta de apresentação os carros entraram na reta lado a lado e tivemos a bandeira verde para as 12 voltas programadas. Nicolas Giaffone ganhou uma posição e foi pra P7. Lucas Fecury foi cuidadoso e escapou da batida de Quinn Armstrong e Maxwell Jamieson. Com isso foi pra P12.

 

 

A relargada veio na volta 4. Nicolas Giaffone errou na curva 4 e perdeu a P7 e despencou no pelotão, caindo pra P15. Tanner DeFabris escapou na curva 1 e provocou a volta do safety car. Lucas Fecury era agora o P11. Na nova relargada tivemos só meia volta até uma nova bandeira amarela. Nicolas Giaffone foi para os pits com problemas e abandonou a corrida. Lucas Fecury conseguiu ir para a P10 e a corrida terminou por tempo, com apenas 9 voltas completadas.

 

 

No domingo tivemos a segunda corrida do programa, com Nicolas Giaffone largando na P6 e Lucas Fecury na P13. Após deixarem os pits e fazerem a volta de apresentação, os carros entraram lado a lado na reta e receberam a bandeira verde para as 12 voltas programadas. Nicolas Giaffone manteve sua posição assim como Lucas Fecury. Na volta 3 Lucas Fecury subiu para a P12 enquanto Nicolas Giaffone caia para a P7.

 

 

A corrida terminou sendo encurtada para apenas 9 voltas para não comprometer a programação do domingo em Road América. Nicolas Giaffone perdeu mais uma posição e caiu para a P8 enquanto Lucas Fecury ganhou a P11, posições nas quais receberam a bandeira quadriculada. Os brasileiros deixaram Rad América com Nicolas Giaffone na P9, com 113 pontos e Lucas Fecury na P17, com 72 pontos.

 

FIA Fórmula 4 Espanha

A categoria com a chancela da Federação Internacional de Automobilismo realizou sua segunda rodada tripla no autódromo de Portimão, no Algarve, Portugal. Felipp Fiorentino mostrou uma evolução em relação a primeira etapa e conseguiu ficar na P21 na primeira corrida, na P18 na segunda e na P20 na terceira prova. Gabriel Gómez, depois de abandonar as duas primeiras corridas conseguiu um bom 13º lugar, repetindo o resultado da corrida 2 em Jarama. Ambos continuam sem pontos no campeonato, que segue para Paul Ricard, onde correm no início de julho.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

 

 

 


Last Updated ( Monday, 10 June 2024 23:04 )