Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Resumo da 5ª etapa da Copa São Paulo Light e brasileiros no exterior PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 04 June 2024 00:15

Salve Nobres Leitores,

 

A 5ª etapa da Copa São Paulo Light foi um pouco diferente das etapas anteriores. No clima de feriadão de Corpus Christy, foi realizada uma rodada tripla para a maioria das categorias (exceção feita às Shifter, Sênior Pró e Sênior Sprinter), com uma bateria disputada na sexta-feira e duas disputadas no sábado.

 

Tivemos nesta etapa o maior número de inscritos do ano – 258 inscritos – para a disputa das 12 categorias: Mirim; Cadete; Shifter (e divisões); Junior Menor, Junior; Sprinter; F4 Junior; Graduados e Graduados B; Sênior (e divisões); Super Sênior (e divisões); F4 (e divisões). Os motores fornecidos pela RBC Motorsport foram sorteados, exceto nas categorias Shifter e Graduados. Agora vamos aos resultados com as pontuações sem descartes.

 

Na categoria Mirim tivemos um grid com 19 kartistas, sendo 5 da classe Rookie. O campeão da etapa foi João Pedro Sarkis, com 30 pontos. Murilo Dominguez e Pietro Belizario ficaram empatados com 26 pontos e nos critérios de desempate, o vice foi para Dominguez. O campeão da classe Rookie foi Joaquim Medeiros, sexto colocado na geral. A categoria Cadete teve um grid com 31 competidores inscritos, sendo 2 da classe Rookie. O vencedor da etapa foi Vinícius Gabriel, que somou 27 pontos, seguido de Lucas Ferreira com 24 e Thiago Baroni com 22. Na classe Rookie o vencedor foi João Malta, P27 na geral.

 

 

Em seguida vieram os karts mais rápidos da etapa, os da categoria Shifter, que tem marchas. No total foram 27 kartistas inscritos para as duas baterias, separados em 13 graduados, 9 Sênior e 5 Super Sênior. Na classe Graduados (e também vencedor geral), dominando tudo, o vencedor foi Danilo Dirani, com 22 pontos, superando o megacampeão André Nicastro, que ficou com 18 e Leonardo Reis, com 15. Na Shifter Sênior o campeão foi Victor Luz (P4 na geral), com 22 pontos na classe, seguido de Gustavo Kiryla, que nos critérios de desempate ficou à frente de Lucca Croce, ambos com 15 pontos. Na classe Shifter Super Sênior o vitorioso foi Fernando Penna (P10 na Geral), com 22 pontos na classe, seguido de Carlos SG com 18 e Luis Souza com 14.

 

 

A categoria Junior Menor teve um grid com 12 kartistas e ao final das 13 baterias Nicolas Guth foi o vencedor com 26 pontos, seguido de João Paulo Bonadiman com 23 e Guilherme Busato com 21. Na categoria Junior tivemos um grid com 26 competidores e a vitória ficou com Bernardo Gentil, com 29 pontos, seguido de Theo Salomão com 22 e Yuri Morelli com 20. A categoria Sprinter reuniu 19 kartistas e após as três baterias, o título da etapa ficou com Augusto Sangalli, com 31 pontos, seguido de Victor Tieri com 29 e Davi Neves com 15. Na F4 Junior, Miguel Silva foi o vencedor de um grid com 16 competidores somando 29 pontos, superando João Guedes, com 24 e Paulo Willemann, com 23.

 

As categorias Graduados e Graduados B reuniram um grid com 20 kartistas, sendo 7 na categoria Graduados e 13 na categoria Graduados B. Na categoria Graduados o vencedor foi Allan Croce, com 31 pontos. Olin Galli superou Fausto Filho, ambos com 19 pontos, nos critérios de desempate e Fausto Filho foi o vencedor da categoria Graduados B, com 28 pontos, ficando à frente de Enzo Nienkotter com 22 e Gabriel Koenigkan, com 20 pontos. As categorias Sênior PRO e Sênior Sprinter correram juntas, formando um grid de 14 kartistas, sendo 12 da Sênior PRO e 2 da Sênior Sprinter. Na Sênior PRO os critérios de desempate decidiram o título em favor de Erick Lutum sobre Lucca Croce, que empataram em 18 pontos. Alan Synthes foi o terceiro com 16 pontos. O vencedor na Sênior Sprinter foi César Konzen, P6 na Geral.

 

 

A categoria Super Sênior reuniu um grid com 30 competidores, sendo 11 na Super Sênior, 11 na Super Sênior Master e 8 na Super Sênior Expert. O campeão na Super Sênior foi Fernando Oizumi, com 30 pontos, seguido de Sidney Lopes com 23 e Raphael Filizola com 19. Na Super Sênior Master o título da etapa ficou com Marcos Hiar, com 27 pontos, seguido de Roberto Rocha com 26 e Welson Jacometti. Na Super Sênior Expert o vitorioso foi Roberto Albuquerque, com 28 pontos, seguido de Ricardo Castro com 26 e Munir Aboissa com 25.

 

Seguindo o mesmo modelo, a Categoria F4 Sênior reuniu 25 kartistas, sendo 14 da própria F4 Sênior, 7 da F4 Super Sênior e 4 da F4 Super Sênior Master. O vencedor da F4 Sênior foi Bruno Grigatti, com 29 pontos, seguido de Guilherme Campos com 27 pontos e Rafael Henrique com 22. Na F4 Super Sênior o vitorioso foi Givago Nunes com 30 pontos, seguido de Eduardo Morcegão com 29 e Rodrigo Anzanello com 23 pontos. Paulo Sant’anna foi o vencedor da Super Sênior Master com 33 pontos, à frente de Valdemiro Oliveira com 27 e Paulo Batista com 24.

 

 

Encerrando a programação as categorias F4 Graduados e F4 Graduados B formaram um grid conjunto com 19 competidores, sendo 12 na F4 Graduados e 7 na F4 Graduados B. O vencedor da etapa na F4 Graduados foi Thiago Miranda, com 27 pontos, seguido de Samuel Cruz com 23 e Guilherme Bittencourt com 20. Na F4 Graduados B, o título ficou com Gabriel Fernandes (P4 na geral), com 33 pontos, tendo David Mroz como vice com 26 e Murilo Diniz em terceiro com 25 pontos.

 

Brasileiros no Exterior

O brasileiro Miguel Costa segue em preparação para a terceira etapa do Campeonato Europeu de Kart, marcada entre os dias 20 e 23 de junho, na Eslováquia. Neste final de semana, o piloto esteve na disputa do Champions of the Future, que correu sua terceira etapa no mesmo local que receberá a competição continental, o Slovak Karting Center, onde enfileirou top-10 nas baterias da categoria OK, sendo o sexto lugar seu melhor resultado.

 

 

Costa esteve entre os dez melhores em nada menos que quatro das cinco baterias classificatórias no kartódromo localizado na cidade de Orechová Potôň. Na pré-final, Miguel faturou uma décima posição, e na decisão, fazia uma boa corrida quando um incidente o obrigou a deixar a disputa, impedindo a conquista de um bom resultado. Ele segue para a disputa da terceira das quatro etapas do Europeu de Kart. O campeonato continental já passou por Espanha e França, e, além da Eslováquia, passará ainda pela Suécia, no kartódromo de Kristianstad.

 

Enzo Vidmontiene continua sendo o nome de destaque do Brasil no kartismo norte americano. O brasileiro disputou a segunda etapa do Stars Championship Series no último final de semana, no New Castle Motorsports Park, em Indiana, e conquistou duas vitórias no sábado na classe KA Junior, a primeira na segunda bateria do dia e a outra na pré-final da etapa, sendo esta última com a pista molhada.

 

 

A final da etapa na KA Junior foi realizada no domingo com 40 competidores no grid e Vidmontiene terminou na quinta colocação, mesmo após ter sido tirado da pista por um adversário. O piloto brasileiro largou na pole, chegou a cair para a 16ª colocação, mas conseguiu voltar ao top-5 antes de receber a bandeirada. A terceira das quatro etapas do Stars Championship Series será realizada entre os dias 12 e 14 de julho, no Motorsports Country Club.

Ainda esse mês eu volto pra falarmos de Copa Regional, Copa Beto Carrero, Copa Brasil e muito mais.

Abraços a todos,

Denilson Santos

 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.